quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Risoto de beterraba com queijo feta

Eu gosto de arroz, e costumo consumir bastante. Seja em forma de risoto, de arroz branco, ou misturado com legumes, com carne, arroz cremoso, seja como for, todos os tipos são apreciados por aqui (menos arroz doce).
E na minha lista de risotos para fazer, estava este de beterraba com queijo feta. O queijo feta provou que era capaz de casar com a beterraba e serem felizes para sempre, seja em salada, seja em torta salgada (quiche). Agora chegou a vez de fazer um prato que é tão bonito quanto gostoso.

A cor da beterraba é perfeita para enfeitar qualquer prato. Neste risoto, usei-a de 2 formas, em cubos e passada no liquidificador, ou seja, em creme. O primeiro serve para dar mais emoção ao prato (ao morder um cubo de beterraba), o segundo serve para dar cor. E como a beterraba e a hortelã também se entendem bem, usei algumas folhinhas para aromatizar o prato.



Usei:
150g de arroz arbóreo
500g de beterraba cozida
200g de queijo feta
10 folhas de hortelã
250g de presunto em cubos (opcional)
450mL de caldo de carne (pode ser de frango, caseiro - eu usei 1/2 cubo dissolvido em água quente)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados

Picar metade das beterrabas em cubos. Passar o resto no liquidificador com as folhas de hortelã e 150mL de caldo de carne.
Refogar a cebola e o alho picados num fio de azeite. Quando estiverem transparentes, juntar o arroz. Acrescentar o caldo de carne aos poucos, à medida que o arroz for absorvendo o líquido. Quando acabar o caldo, juntar ao arroz a mistura de caldo com beterraba e hortelã. Juntar a beterraba e o presunto em cubos e deixar cozinhar, mexendo sempre, até que o arroz absorva todo o caldo. Juntar o resto do queijo feta esfarelado e servir imediatamente.


Este prato foi uma surpresa para mim. Eu esperava que fosse bom, mas não achava que fosse gostar tanto. A cor do prato é fantástica, um rosa escuro e brilhante. O prato é leve, rico em vitaminas e ferro. O presunto é opcional, mas dá um pouco mais a sensação de "mastigar" algo, pois o arroz e a beterraba ficam bem macios.

11 comentários:

  1. Olá, adoro risoto e nunca tinha visto de beterraba, super interessante.
    Arrasou na receita!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati, nós aqui tambem gostamos muito de arroz e risoto é um dos favoritos, eu nunca experimentei com beterraba achei a cor
    maravilhosa.
    Uma ótima semana, bjs Oslaine.

    ResponderExcluir
  3. Que atraente esse risoto, Kati. Não conhecia.Deve ser muito gostoso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. adoro risotto de beterraba. Por cá come-se com queijo de cabra (que não o feta). Fica sempre com uma linda cor e é uma refeição deveras nutritiva e saborosa :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Kati,
    Linda cor, esse risoto ficou muito chamativo, adorei, mais uma deliciosa receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. Que delícia Kati! Vou testar sua receita. Já preparei um risoto de beterraba, mas coloquei cogumelo paris fresco, também fica muito bom!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  7. Gosto mesmo mto de risotto, este é mto original!!! Bela cor :)
    beijoca

    ResponderExcluir
  8. Querida está com um aspecto fantástico!
    Ficou muito bonito e imagino que bem saboroso :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Uso muito a beterraba em saladas e gosto muito.
    Deu uma cor linda ao risotto,gostei muito.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Kati, de muito bom gosto esse seu risoto. Eu tô louca pra fazer um que o Ricardo do Fettediamore postou no blog dele com coalhada seca, já peguei a receita um tempão mas até hoje nada! rs.. um dia até fiz a coalhada, mas ela acabou com torradas.

    O seu ficou lindo e com uma cara de dar água na boca

    Bjuuu!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...