sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Rolinhos de peixe espada com abobrinha na manteiga de ervas

Outra receita deliciosa que veio da minha revista Maxi Cuisine, agosto/setembro. Com algumas modificações.

Eram espetinhos de peixe espada, mas eu não tinha palitos, então fiz somente os rolinhos.
Também era para fazer no churrasco, mas eu fiz na frigideira mesmo.
E era para usar bacon, mas eu usei presunto cru, que eu prefiro e acho mais leve.
Era para usar um ramo de alecrim dentro do rolinho. Mas o meu alecrim da horta não anda muito bem, então resolvi usar salsa, por meio de uma manteiga de ervas.

Enfim...criei outra receita! A ideia original era até boa, mas depois de tantas modificações, não posso chamá-la do mesmo jeito. Mas garanto uma coisa: ficou delicioso!



Primeiro, temperar o peixe espada, cortá-lo em palitos. Temperei com limão, sal, pimenta do reino e tomilho desidratado.


Fazer os rolinhos (usar um palito de churrasco, se preferir) usando 2 fatias de abobrinha de cada lado (colocar um ramo de alecrim entre os dois, mas eu não usei), enrolar com uma fatia de presunto cru (no original era bacon). Passar um pouco de manteiga de ervas por cima (por minha conta), e assar numa frigideira sem gordura (já tem manteiga), dos dois lados, em fogo médio / baixo até cozinhar o peixe.


Eu servi com batatas (daquelas com a casca rosa, que são mais docinhas e saborosas) cozidas no vapor.

A manteiga de ervas foi uma ideia para aproveitar a salsa da minha horta em casa, que está a cada dia maior e mais bonita.

A manteiga de ervas é fácil de fazer: basta lavar e enxugar as ervas frescas com papel toalha. Depois, triturà-las num processado de alimentos, moedor ou pilão. Misturar bem as ervas com uma manteiga de boa qualidade amolecida naturalmente (não amolecer no micro-ondas, pois ela não vola ao estado original).

Conservar na geladeira ou no congelador, enrolada no papel filme para ser utilizada aos poucos. Fiz com salsa, mas pode ser com qualquer outra erva fresca.

Ela fica perfeita para dar um sabor especial aos peixes e carnes grelhadas ou assadas, em legumes no vapor, nas massas frescas, ou onde mais a imaginação mandar.

Este post participa da blogagem coletiva Comer bem para viver melhor. Legume da semana: Abobrinha.


Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, , a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.



4 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Estes rolinhos de peixe espada com abobrinha, ficaram muito apetitosos, lindos e a dica da manteiga de ervas é muito útil, obrigada.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Hummm Kati adoro peixe e sua receita ficou apetitosa.Amei.Beijos querida e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. KATI SEU BLOG É LINDO,SUAS RECEITAS MEIO VEGETARIANAS DELICIOSAS, A ABOBRINHA JÁ FIZ COM SALMÃO, FICA DELICIOSO TBM ,ESTOU POR AQUI E APAREÇA SE ASSIM DESEJAR,SERÁ UM PRAZER.
    BEIJOCAS,FIQUE BEM.

    ResponderExcluir
  4. Eita quanto capricho amiga.. eu adorei por demais da conta..
    A minha receitinha eu vou postar hoje a noite.. nossa!! Cada coisa mais linda aqui..
    Bão demais da conta.. agora eu tenho muitas receitinhas para experimentar rsrs
    Um beijo carinhoso viu?
    Sheila

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...