segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tarte tatin de tomate cereja

O clássico da confeitaria francesa volta à mesa em forma salgada. E acaba virando um outro clássico.
A tarte tatin, que eu mostrei aqui no comecinho do blog (com direito a uma historinha e tudo), é tradicionalmente feita com maçãs. Mas o tomate cereja, tão saboroso e vistoso, acabou roubando a cena e virou igualmente uma tatin de sucesso.



Nesta versão de torta invertida de tomate cereja, eu uso tomates cereja cortados ao meio, um refogado de berinjela ao molho de tomate, cebola e alho (o mesmo que eu usei nestes pastéis de berinjela com queijo) e umas lascas de queijo. A massa (que aqui vai para o forno cobrindo o recheio) é a massa de torta ou quiche, a massa podre, ou brisée. Agora eu posso dizer que eu já me familiarizei com ela.

Para a massa:
60g de manteiga (usei menos manteiga do que nas outras tortas para tentar deixá-la mais leve)
80g de aveia em flocos grossos
1 ovo
1/2 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
um punhado de ervas de provença
farinha de trigo até dar o ponto

Misturar todos os ingredientes, menos a farinha de trigo. Misturar bem e acrescentar a farinha de trigo aos poucos, até a massa formar uma bola e desgrudar da vasilha. Enrolar em filme plástico e levar à geladeira por 30 minutos no mínimo (eu deixei de um dia para o outro). Abrir a massa com um rolo até que ela fique alguns centímetros maior que a forma.

Para o recheio, o quanto baste de:
tomates cereja (usei 400g)
refogado de berinjela (que eu fiz aqui)
fatias de queijo
alecrim seco, sal

Forrar uma forma com papel manteiga, untar com azeite, arrumar os tomates cortados ao meio, com a pele para baixo, bem próximos uns dos outros. Cortar os tomates restantes em pedaços menores e cobrir os buracos. Salpicar alecrim seco e um pouco de sal. Espalhar o refogado de berinjela e as lascas de queijo.

 

Forrar a forma com a massa aberta, cobrindo o recheio e dobrando as bordas que sobram nas laterais para dentro da forma. Cortar a massa no centro para fazer uma chaminé (para deixar sair o vapor) e levar ao forno preaquecido até assar a massa.



Quando estiver morna, virá-la num prato e servir com uma boa salada de folhas. A berinjela acabou soltando um pouco de água, por isso é importante de virar a torta e servir imediatamente para que ela não fique encharcada.

Perceberam que os pratos sem carne estão bem frequentes lá em casa? Eu adoro. Eles são sempre deliciosos.

39 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Ficou belíssima essa versão da tarte tatin, adoraria saborear uma fatia, muito boa sugestão.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      a torta ficou bem saborosa! Merece ser testada!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Kati, bom dia.
    Nossa, que belissimo post hein?
    Arrasou.
    Adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carminha,
      que bom que agradou. A torta foi um sucesso!
      Beijos

      Excluir
  3. Ficou mesmo bonita!!! Parabéns :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Bem diferente sem duvida. Gostei da ideia. Boa semana. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Oi Rosinha,
      é bem diferente, faz bonito na mesa e é fácil de fazer.
      Beijos

      Excluir
  6. Ai, que maravilha!

    Adoro tarte tatin de tudo...rsss...e essa de tomates me agradou muito,muito,

    o detalhe da chaminé veio em boa hora, nunca usei,

    Minha amiga, parabéns, ficou incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, querida,
      eu também gosto muito de tarte tatin, seja do que for! Provei uma de manga um dia desses e era divina! Estou louca para chegar no Brasil, pegar umas mangas bem maduras e saborosas e fazer para a família!
      Esta de tomate não ficou atrás!
      Beijos

      Excluir
  7. Querida Kati,
    que receita fantástica!
    As fotos estão lindas, tudo perfeito!

    Tenha uma semana repleta de bençãos!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andréa!
      Uma semana linda para você também.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Kati, que delicia de torta menina.Combinação perfeita de ingredientes.Fiquei com água na boca.Parabéns querida, arrasou.Beijos e um dia maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léia,
      obrigada! A torta ficou bem boa e leve!
      Beijos

      Excluir
  9. Ficou linda a sua tarte! Esse recheio de tomate com berinjela parece delicioso.
    Uma ótima semana para voce, bjs Oslaine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente com tomate e queijo também é bom! Juntei berinjela porque tinha em casa, mas não é necessário.
      Beijos

      Excluir
  10. Olá Kati,
    este verão também fiz uma tatim de tomate.
    Este tua está maravilhosa, linda, apetitosa... imagino o sabor com aquelo olho de beringela e o queijinho...que delicia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Seu blog é muito legal,sabia que no Portal Teia tem uma categoria só de blogs de culinária,passa lá, e aproveita pra pedir divulgação, é grátis.
    Até mais

    ResponderExcluir
  12. Oi kati!! Que tarte maravilhosa!! Suas fotos no passo a passo ficaram ótimas!!

    Boa semana, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, a foto da torta pronta não ficou muito boa, mas ela ficou deliciosa!
      Beijos

      Excluir
  13. Que delicia :)
    Essa tarte ficou fantástica... adorei :D

    Bjokas

    ResponderExcluir
  14. Kati do céu que tarte fantástica, adorei a combinação de recheios, o sabor deve ter ficado show, substitui qualquer tipo de carne muito bem. Amei, uma sugestão deliciosa. Vou levar comigo. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, não precisa de carne mesmo. A torta já é bem nutritiva.
      Beijos

      Excluir
  15. KATI ESSE TARTE FICOU FANTÁSTICA, ENTÃO ESSA FATIA ESTA MESMO A DIZER-COME-ME .
    E OLHA QUE VONTADE NÃO ME FALTA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  16. Depois de uma pausa longa e inesperada...estou finalmente de volta. Já estava com saudades do teu cantinhos e das tuas delícias...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Kati que ótima receita, muito saudável, gostei muito!!!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  18. Minha amiga posso te contar um segredo?
    Eu fiquei babando enquanto olhava o passo a passo de você montando a torta..
    Ai que delícia..
    Meu Deus que o sabor deve ser surpreendente...
    Eu quero..

    Um beijo carinhoso e obrigada pelas lindas palavras lá no blog da Aninha..
    Você é que é uma pessoa muito linda..

    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, faz tempo que eu queria fazer esta torta, mas eu sempre comia os tomates cereja antes de fazer, e nunca sobrava o suficiente para a torta.
      Desta vez eu consegui guardar uns.
      Beijos e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  19. Oi Kati bom dia!!!!

    Que tarte maravilhosa... _Uma excelente sugestao!!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida, é um prato sem carne bem gostoso!
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...