sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Tiramisu tradicional

Esta é a primeira vez que eu faço em casa o tiramisu tradicional, com café e cacau em pó por cima. Meu namorado é fã desta sobremesa, e de vez em quando ele me pede para fazer. Eu sempre fazia a versão com frutas, como este tiramisu de pêssego e spéculoos, mas desta vez ele quis o tradicional.



A receita eu encontrei na própria embalagem de queijo mascarpone, mas diminui as quantidades.

Usei:
3 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
extrato de baunilha
250g de queijo mascarpone
150g de biscoitos (usei tipo amanteigado, mas o ideal é o biscoito champagne)
1 xícara de café forte
uma pitada de Marsala (bebida alcoólica italiana, que eu substituí por rum)
cacau em pó para polvilhar (sem açúcar)

Começar batendo as gemas com o açúcar e a baunilha por pelo menos 5 minutos. Eu fiz na batedeira, mas quem quiser fazer na mão, pode usar um fouet ou batedor de arames. Depois deste tempo, o creme deve ter ficado bem claro, deve ter dobrado de volume e ficado bem aerado. Se as gemas forem bem batidas, o creme não fica com gosto de ovo. Juntar o mascarpone em temperatura ambiente e misturar bem.

Em outro recipiente, bater as claras em neve (eu junto uma pitada de sal sempre que bato claras em neve). Misturar delicadamente as claras com o creme de gemas, açúcar e mascarpone, incorporando delicadamente.

Em um prato, adicionar o café e a bebida (a bebida é opcional, eu usei rum). Molhar os biscoitos e fazer a primeira camada no recipiente (eu usei copos individuais). A segunda camada é de creme, depois uma segunda camada de biscoitos e outra camada de creme. Finalizar com cacau em pó polvilhado por cima. Levar à geladeira por pelo menos 3h, de preferência uma noite inteira.

Mais um clássico da culinária italiana que merece ser provado pelo menos uma vez na vida. Ele não é muito doce, mas não posso dizer que é pouco calórico. Enfim, eu achei delicioso e rápido de fazer.


18 comentários:

  1. Olá Kati,
    Que deliciosa sobremesa, o tiramisu tradicional, com uma apresentação linda, ficou de encantar seu namorado e outra pessoa felizarda a saboreá-lo.
    Beijo, final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, o tiramisu foi totalmente aprovado! Em breve vou fazer de novo! =D
      Beijos e bom fim de semana.

      Excluir
  2. E que elegantes ficaram amiga, devem ter ficado muito bons,bjokitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica um sobremesa não muito doce, e que faz bonito em qualquer jantar.
      Beijos

      Excluir
  3. Mon fils adore le tiramisu encore mercredi ma demander de en faire, a s'il voyer ce lui-ci!
    Il est superbe!

    Gros bisous

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, mon copain aussi adore ça! A chaque fois que je lui demande ce qu'il veut que je fasse pour le dessert, la réponse c'est tiramisu!
      Bisous et bon weekend.

      Excluir
  4. Olá Kati, que sobremesa linda! Tiramisu é sempre uma sugestão que agrada a todos, impossivel não gostar desta delicia.
    Um ótimo fim de semana, bjs Oslaine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma sobremesa que tem tudo para agradar.
      Beijos e bom fim de semana.

      Excluir
  5. Kati, nunca fiz Tiramisu, mas é uma sobremesa que adoro, tem um saborzinho muito especial.
    Beijinhos, bom final de semana
    Aninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, essa foi a minha primeira vez fazendo o tradicional. Com frutas, eu faço sempre!
      Beijos

      Excluir
  6. Eita que o sabor do café deve ficar delicinha..
    Outro dia estava até comentando que nunca fiz nenhuma receita com café..
    Deve ser tudo de gostoso..
    Quero experimentar também.. rsr
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, fica uma sobremesa sem ser muio doce, do jeito que eu gosto. E o café dá um gostinho bem bom.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Kati!! Eu sempre tive vontade de experimentar esta sobremesa tão gulosinha, rsrs. Adorei o seu, ficou muito apetitoso.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, o tiramisu é uma sobremesa clássica e deliciosa. Vale a pena provar.
      Beijos

      Excluir
  8. Kati tenho muita vontade de experimentar fazer essa receita, mas por aqui eh difícil encontrar o queijo mascarpone. Dizem q pode ser feito com cream cheese, mas nunca testei!
    Bjss e bom fds!
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel, eu nunca fiz com outro queijo porque aqui eu encontro mascarpone barato. Mas acho que funciona com cream cheese ou com um requeijão que não seja salgado.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Kati! Sempre tive curiosidade de experimentar um tiramisú, nunca fiz, mas a tua receita está uma delícia! Tenho ainda mais vontade de experimentar :)
    Adorei o teu blog!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita e pela participação aqui no blog.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...