quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Torta fina de pimentão

Esta torta fina de pimentão foi adaptada de uma receita do livro de receitas Saveurs 2012. Na verdade eu vi uma torta de pimentão e corri para fazer a minha, mas do meu jeito.

Tem que não goste de pimentão, mas eu adoro! Depois que eu descobri o truque para retirar a pele e não deixar aquela sensação de pimentão no estômago o dia inteiro, sempre faço pratos com pimentão.

Nesta receita, para dar um colorido bonito, usei 3 pimentões, um vermelho, um amarelo e um verde. Se quiser, pode usar somente uma cor, mas neste caso, aconselho que seja ou amarelo ou vermelho. O pimentão verde tem sabor forte, e sozinho pode ficar exagerado. 



Primeiro, preparei os pimentões. Cortei em 3 ou 4 pedaços, retirei as sementes, dispus numa assadeira coberta com papel manteiga, com a pele virada para cima. Levei ao forno no máximo até que a casca comece a formar bolhas. Retirei-os do forno e coloquei num recipiente tampado por alguns minutos. Depois de frio, retirei a pele com facilidade.

Para a torta, comecei fazendo uma massa podre, ou massa quebrada, ou brisée, caseira, com 50g de manteiga, 1 ovo, ervas de provença e farinha de trigo até dar o ponto. A massa foi pouquinha, o suficiente para cobrir o fundo da assadeira e fazer uma beirada mais grossa. Fiz uns furos com o garfo e levei ao forno até assar.

Depois de assada, fiz uma camada de presunto picado, coloquei uns ramos de orégano fresco (da minha horta), depois arrumei as fatias de pimentão sem pele, formando uma flor.



Arrumei algumas fatias de queijo de cabra e levei novamente ao forno somente para derreter o queijo.

Ficou fantástico, saboroso e com uma belíssima apresentação.



33 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Parece uma recita muito prática, simples mas muito linda e deliciosa, adorei, parabéns.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      ficou muio boa, sim. O pimentão bem macio e saboroso.
      Beijos

      Excluir
  2. Que torta linda e deve ser muito saborosa
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, que adoro pimentão, gostei muito!
      Beijos

      Excluir
  3. SOU GULOSA POR PIMENTOS E IA ADORAR ESSA TORTA, ESTA FANTÁSTICA,QUE RICO ALMOÇO.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com uma salada e já temos o almoço pronto.
      Beijos

      Excluir
  4. Uma apresentação bem apelativa, com uma combinação de sabores bem agradável. Boa partilha:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cores e sabores misturados...bem agradável.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Kati, eu tambem gosto muito de pimentão, e a sua torta ficou com um visual maravilhoso, super apetitosa!
    Beijos, Oslaine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oslaine, para quem gosta de pimentão, é uma maravilha!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Kati!! Eu não sou muito fã de pimentão, mas sua torta ficou muito apetitosa!! Arriscaria uns pedacinhos :)

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, o pimentão assim fica bem suave, sem deixar aquele gosto o resto do dia. Vale a pena testar.
      Beijos

      Excluir
  7. Kati ficou com uma apresentação fantástica :) Que verdadeira maravilha!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  8. Quando venho a caminho do teu blog ja estou à espera de encontar receitas completamente diferentes do habitual é isso que me agrada e me inspira :)

    Deliciosa tarte

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Não somos muito fas de pimentao em casa, mas essa torta está com uma carinha ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pimentão fica bem suave, acho que vale a pena provar.
      Beijos

      Excluir


  10. Está com um aspecto maravilhoso, bem ao meu gosto!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Kati quantas delicias saem dessa cozinha que sempre está a todo vapor. Essa torta ficou linda, com uma bela apresentação. Adoro pimentões, e adorei a receita. Lindissima e deliciosa sem sombra de dúvida. Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Kati minha querida, adorei essa tortA FINA DE PIMENTAO esta uma verdadeira delicia, adorei a receita!!

    Mega beijocas do tamanho do infinito e mais além

    Margarida

    ResponderExcluir
  13. Amiga,
    belíssima preparação, torta perfeita!
    A fatia está tentadora!

    Beijinhos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, mas que diferente essa torta! Amei! Adoro pimentão, principalmente os não-verdes, que além de deliciosos, dão um colorido fantástico aos pratos. Parabéns, sua receita ficou show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, eu também prefiro os não verdes. Mas como comprei um saco que tinha as 3 cores, usei tudo.
      Beijos

      Excluir
  15. Kati vc arrasou na receita, vou tentar fazer!
    Bjss

    ResponderExcluir
  16. Oi Kati, também adoro pimentões, mas prefiro o vermelho e o amarelo.Sua torta ficou linda, tambem achei apetitosa a sopa com camarões.Você prepara lindamente suas receitas.Parabéns querida.Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia, também prefiro o vermelho e o amarelo. São mais suaves.
      Obrigada. Beijos

      Excluir
  17. Kati que coisa mais linda..
    Menina passo um tempinho sem vir aqui e quando volto me delicio com tantas delícias.
    Eu aprendi a amar o abor das três cores juntas de pimentão.. fica tudo mais delicioso né?
    Essa torta está divina... a carinha está ótima e o sabor imagino eu que espetacular..
    Amei..
    Beijinhos no seu coração e uma tarde especial
    Sheila

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...