quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cenoura - 11 ao 17/12. BC Comer bem para viver melhor

Gente, eu estive ausente na BC do mês de novembro, mas estou pronta para a do mês de dezembro. Começamos com a abobrinha, passamos a vez para a abóbora e agora é a vez da CENOURA.

Este legume raiz é popularmente conhecido como cenoura ou cenoira, e é uma planta apreciada desde a época dos antigos gregos e romanos. A sua raiz é tuberosa, laranja, com uma textura lenhosa e comestível. As cenouras são comidas cruas, inteiras, ou como parte de saladas, e são também cozidas em sopas e refogados. Também se pode fazer bolo de cenoura. A parte folhosa da planta não é comida na maioria das culturas, mas é comestível.

As cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e betacaroteno. Este último, responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.

As cenouras, originalmente, apareciam com cores púrpura, branca e amarela. A cenoura laranja, que é hoje sinônimo de cenoura, foi desenvolvida na Holanda como tributo a Guilherme I de Orange (orange significa "laranja") durante a guerra holandesa de independência da Espanha, no século XVI.

Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la.

Adaptado de Wikipédia.

E então? Já começou a pensar em tudo o que podemos fazer com a cenoura?

Aguardo vocês. Para participar, basta publicar uma receita (os várias) do dia 11 ao dia 17 de dezembro e dizer que está participando da BC Comer bem para viver melhor. Pode levar o nosso selinho se quiser.

Por aqui eu já mostrei:
e muitos outros!



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável. 

9 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Gosto muito de cenoura de qualquer forma, são enormes as vantagens nutricionais, o quanto enriquece a alimentação em nutrientes cor e superior sabor.
    Beijo,
    Vânia

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    1. Sim, Vânia, sempre é ter em casa para fazer as mais variadas receitas.
      Beijos

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  2. Adorooooooooo tudo o que leva cenoura e dá para fazer pratos incríveis com ela, de salgados a doces!!!!!!Beijos

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    Respostas
    1. Sim, com doces ou salgados ela é excelente! Fique à vontade para participar.
      Beijos

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  3. Kati querida, assim que publiquei eu vi o erro que cometi. Acho que quando eu estava arrumando a postagem, vc passwou por lá, mas obrigada por avisar, viu só que louca??? kkkkke ainda coloco a foro do kiwi kkk, Doida de vez. Bjos obrigada

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  4. Kati,
    eu amo cenoura, como todos os dias.
    Parabéns pela postagem, super esclarecedora!

    Beijos

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  5. Hummmmm já estou aqui pensando na minha receitinha..
    Aliás já estão surgindo ideias rsrsr
    Um beijo carinhoso e um dia lindo viu?

    Amiga essa BC de vocês é uma delícia.. eu adoro!!
    Beijokas

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  6. Olá, Kati! Antes de mais, obrigada pela visita ao Aroma de Café. Gostei muito de vir aqui também e vou ficar acompanhando o seu delicioso blogue. Adoro cenouras, tenho sempre no frigorífico e desde que provei das biológicas não quero outras, são deliciosas! E já comi das amarelas, das brancas e das purpuras. Foi um legume muito bem escolhido!
    Beijinhos

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