quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ovos cocotte

Este é um prato que sempre aparece aqui em casa. E já apareceu aqui no blog com outra cara, com a base de pão e outro com tomate. Agora mostro a versão clássica, que é mais rápida.

Sempre faço este prato nos finais de semana, quando acordamos mais tarde e queremos tomar um café da manhã reforçado, tranquilamente. Acordo, coloco uma boa música e vou preparar os ovinhos. Enquanto eles estão no forno, eu tomo um bom banho e preparo uma mesa bem bonita para começar bem o dia.

Aproveita e pede para o namorado/marido/filho ir comprar um pão quentinho, que vai muito bem com este prato.



Para duas pessoas:

Começar preaquecendo o forno.
Untar duas tigelinhas que possam ir ao forno com manteiga.
Colocar algumas lascas de presunto de frango, de peru, de parma, de mortadela, de lombinho defumado, do que quiser, incluindo cubos de tomate, de cogumelos ou de pimentão para uma versão vegetariana.
Quebrar um ovo dentro da tigela, com cuidado para não quebrar a gema.
Temperar com sal e pimenta do reino.


Arrumar com carinho uma colher de creme de leite por cima da gema, sem espalhar muito.
Colocar por cima de tudo uns cubos ou fatias de queijo que você tiver na geladeira.
Salpicar por cima um pouco de orégano.
Levar ao forno por uns 15 à 20 minutos, para dourar o queijo e para deixar a gema ainda molinha.


Nas primeiras vezes que eu fiz, assei em banho-maria. Mas depois percebi que assando no forno normal funcionava muito bem. Fazer no forno mais quente vai dourar mais rápido o queijo e deixar a gema mais mole. Se não gostar, bastar deixar no forno bem baixinho e esperar tranquilamente até que a gema fique cozida.

Eu, particularmente, aprecio muito os momentos simples da semana, mas que são verdadeiras ocasiões especiais. E você? Que tal fazer este domingo?

34 comentários:

  1. Que delicia de receita, é bom conhecer receitas novas, vou fazer para nós um dia desses. Adorei conhecer seu cantinho.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Seja bem-vinda ao blog, e sinta-se em casa!
      Beijos

      Excluir
  2. Nunca fiz mas achei uma delicia e tão simples.
    Vou ter que fazer.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, não é? E com um resultado fenomenal!
      Beijos

      Excluir
  3. Também vou fazer qualquer dia Kati, deve ficar bem gostoso com um pão quentinho!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pão quentinho para passar neste queijo quentinho, ou na gema molinha... uma maravilha!
      Beijos

      Excluir
  4. Bom dia Kati,
    Não conhecia este ovo na caçarola, é uma receita prática facilmente adaptada ao goste e certamente deliciosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      gosto muito de receitas práticas e gostosas! Esta adapta-se facilmente a todos os gostos.
      Beijos

      Excluir
  5. Ando há imenso tempo para fazer, e ainda não calhou!!! Devem ficar mesmo óptimos :)
    O aspecto á excelente
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Hum ficou muito apetitoso! E me deu vontade de papar umzinho desses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =)
      Ficaram deliciosos...e desapareceram rapidinho!
      Beijos

      Excluir
  7. Amiga, tirou longas férias.... ficamos até nos sentindo orfãs de ti. Muitos beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, sim, tirei férias de 1 mês. Foram longas, mas eu senti que passaram voando! Estou de volta com todo gás, pronta para mostrar as belezas dos lugares onde eu passei.
      Beijos

      Excluir
  8. Que delícia eu quero fazer meu marido vai adorar
    Uma linda sexta feira
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum...maridão vai adorar, sim!
      Beijos, querida!

      Excluir
  9. Olá Kati,
    eu querooooo!
    Que prato delicioso!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa,
      vale a pena fazer uma vez para testar. Depois a gente vira fã e não quer mais parar.
      Beijos

      Excluir
  10. Boa tarde!
    Vim fazer-lhe uma visita e adorei o seu blogue. Já sou sua seguidora.
    Adorei as suas sugestões.
    Deixo desde já o convite para visitar o meu recanto de receitas de Sedução.

    Beijinhos

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Áurea! Seja muito bem-vinda e sinta-se em casa.
      Vou te visitar assim que puder!
      Beijos

      Excluir
  11. oi Kati,super fáceis de fazer e devem ficar saborosos bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosinha, é bem fácil, rápido e delicioso!
      Vale a pena testar!
      Beijo

      Excluir
  12. Porque não?
    Achei excelente a sugestão de pequeno almoço, (para mim servia de almoço).
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenita, para mim é o pequeno-almoço do domingo, que de pequeno não tem nada. E serve de almoço, pois a nossa próxima refeição é o jantar.
      Beijos

      Excluir
  13. Kati querida, vc acredita que nunca fiz Ovos Cocotte miga, eu ja provei, é muito bom, mas nunca fiz, vou levar sua receita e quem sabe faço essa semana ou outra, ficou lindo, bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, eu faço porque eu adoro, meu namorado também! E sempre que tem visita lá em casa no domingo, eu faço também. Acho que é um carinho tão gostoso no café da manhã, as visitas adoram.
      Se fizer, depois me conta!
      Beijos

      Excluir
  14. Também gosto bastante desta receita...
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belinha!
      Somos duas fãs, então! =)
      Beijos

      Excluir
  15. Katy, não conhecia, mas adorei a ideia!
    :)
    Ainda mais sendo fã de ovo e das variações de omelete como eu. ;)
    Beijos e parabéns pelas atualizações maravilhosas do Blog!

    ResponderExcluir
  16. Hummmm Kati que delícia!
    Nossa!! Eu adoro ovos.. acho tudo de gostoso e mais um pouco, e essa receitinha me deixou toda animada agora.. Eita que gostoso..
    Vou sim tentar aqui em casa porque acho que fará sucesso..
    Adorei a dica menina..

    Um beijo mais que carinhoso e um dia especial pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, aqui em casa a gente adora! Testa ai e depois me conta.
      Beijo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...