segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Praia dos Carneiros - Pernambuco

A minha primeira parada na minha viagem ao Brasil foi a Praia dos Carneiros, em Pernambuco. Alugamos uma casa por lá e passamos uns 4 dias na maior tranquilidade do mundo.

Praia dos Carneiros - PE, com sua areia branca e foto sem retoques

Para quem não conhece, a Praia dos Carneiros se situa no município de Tamandaré (o mesmo no qual se situa a praia de Tamandaré). Ao norte, se limita com o estuário do rio Formoso (foto abaixo) e o rio Ariquimba, que é a fronteira natural entre os municípios de Tamandaré e Rio Formoso. E tudo isso fica à 120km ao sul da capital, Recife.

Rio Formoso e suas lanchas e catamarãs

Esta não é uma praia urbana, ou seja, ela não está implantada no centro de uma cidade, e por isso, não tem a mesma estrutura que as outras, como Porto de Galinhas e Tamandaré. O que significa também que há menor número de pousadas, restaurantes, bares, barraquinhas vendendo comida na praia e lojinhas de artesanato. E há mais coqueiros, natureza, espaço na areia, pescadores, jangadas, calma, paz, propriedades privadas (na sua maioria casas com enormes espaços verdes), e bem longe da agitação das praias urbanas.
 
Coqueiros e recifes da praia dos Carneiros

Ou seja: para uma estadia tranquila é indispensável alugar uma casa e chegar lá de carro, trazendo na bagagem a comida para passar os dias necessários. Não há mercados, feiras, lojas, nem nada, sendo necessário se deslocar até Tamandaré para comprar cerveja, peixe e camarão frescos, e o que mais faltar. Na cidade há dois grandes restaurantes-hotéis-pousadas, o Bora Bora  o Prainha de Carneiros, todos eles respeitando a natureza, a paisagem, confundindo-se com os coqueiros e oferecendo redes e água de coco aos clientes que aparecem por um dia, um fim de semana, ou mais tempo. Algumas casas também possuem espaço para churrasco, redes, vista para o mar e para os coqueiros, convidando ao descanso.

Casas na praia dos Carneiros

Para passar o tempo, há barcos e lanchas que fazem passeios pelo rio Formoso e Ariquimba. Elas levam os turistas para ver os mangues, que é a vegetação nativa do encontro das águas de um rio com o mar (que aqui é uma Área de Proteção Ambiental), ao outro lado do rio (na praia de Guadalupe) para tomar um banho de argila (que dizem ter propriedades tonificantes para a pele), depois a um banco de areia, para aproveitar o banho quente das piscinas naturais.

Mangue vermelho (com suas raízes aparentes) e uma enorme quantidade de peixes (é impressionante! dá pra ver, né??)

Pode-se também caminhar pela areia em direção aos rios até chegar nos mangues para ver de perto os aratus (caranguejos pequenos e vermelhos), além da enorme quantidade de peixes que nascem por lá. Durante a caminhada, de vez em quando a gente encontra uma maria-farinha (pequenos caranguejos de praia, como siris, sendo menores), que aparece para nos saudar e depois se enterra na areia. Com um pouco de sorte, você também pode encontrar estrelas do mar e bolachas de praia (outro tipo de equinodermos, primos da estrela do mar).

Aratu (pequeno caranguejo vermelho)

Com a maré baixa, a praia fica com uma grande extensão de areia e com recifes aparentes, formando piscinas e um belo relevo na areia. Tiramos algumas belas fotos durante o espetáculo que foi o nascer do sol.


Estes foram os meus primeiros dias de férias: churrasco, praia, caipirinha e coquetéis de frutas da terra (acerola, caju, goiaba, manga), passeio de barco, peixe e camarão frescos, caminhada na praia, rede e muito descanso e curtição em família.

Se precisarem de uma ajuda para escolher o destino das próximas férias, lua de mel ou passeio em família, é basta lembrar da Praia dos Carneiros.

A viagem continua aqui:
Notícias
Comidas de viagem - sorvetes Frutos do Cerrado - Brasília
Praia dos Carneiros - Pernambuco
Comidas de viagem - Cafofo da tia Dica - São Luís do Maranhão
Alcântara - Maranhão e comidas de viagem
Chapada dos Veadeiros - Goiás  
Comidas de viagem - Restaurante Maria Maria - Recife - Pernambuco

17 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Belíssimo local, pode-se dizer paradisíaco, a beleza das prais nordestinas é sem igual.
    Beijo, boa e proveitosa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, as praias do Nordeste são lindas mesmo. Quero dar uma volta pelas praias cearenses da próxima vez.
      Beijos

      Excluir
  2. Kati,
    começar a semana com estas belas imagens bom demais!
    O seu passeio foi perfeito, amei as fotos!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa Kati, que vontade eu tenho de conhecer o nordeste do Brasil!! Você soube aproveitar sua viagem de uma forma espetacular, e esse mangue nunca vi um com água tão clarinha!
    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este lugar é realmente lindo, Marta. E bem protegido, por ser área de proteção ambiental. E os rios são limpos, podemos tomar banho! Você tem que ir conhecer.
      Beijos

      Excluir
  4. Kati, qdo visitei essa praia, fiquei encantada...
    a sua viagem foi perfeita amiga.
    Estou voltando hj...
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

    ResponderExcluir
  5. passio ótimo hein amiga ameiiii bjokas doces

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde.
    Sou do Portal de Blogs Teia.
    Gostei muito do seu blog e quero lhe convidar a fazer parte de nossos amigos blogueiros e assim ter suas postagens divulgadas gratuitamente,de forma fácil e sem cadastro.
    Se interessar é só nos fazer uma visitinha.
    Até mais

    ResponderExcluir
  7. Kati minha linda.. que paraíso em?
    Gente que imagens lindas...
    Eita que eu me sentiria no céu srsr
    Oh dilícia...
    Menina que essas férias foram maravilhosas em amiga?
    Estou adorando passear com você..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila!! Paraíso mesmo! Merece uma semana só tomando água de coco e banho de praia! Ainda tem mais, viu? Tô só começando! Beijo

      Excluir
  8. Kati não me cansei de ler e de ver essas imagens tão lindas, é um verdaeiro paraíso esse lugar. Muito proveitosa sua viagem amiga, um lugar que realmente valeu a pena, um pedacinho do céu. Adorei, bjocas

    ResponderExcluir
  9. Uauuuu q lugar lindo! Fiquei encantada! Ótima dica para as ferias!!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...