quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sopa de beterraba

A Sheila, do blog Cozinha de Mulher, me passou a responsabilidade de escolher a cor do mês para esta BC cores do arco-íris. E eu escolhi cor de vinho. Então não poderia deixar de participar da BC da minha querida Margarida, do blog Tachos vs Panelas, né?

Acabei de voltar de férias do Brasil e o frio deste outono me pegou de verdade. Somente 4°C quando eu cheguei. E eu não achei nada melhor do que uma sopa para dar cor, energia e sabor ao meu dia. Eu já sabia que queria beterraba na sopa, pela cor e pelo sabor. Mas usei também outros legumes, como batata e abóbora, pela textura e pelo sabor. E vejam só como foi fácil de fazer.



Usei:
500g de beterraba
500g de abóbora
3 batatas médias
2 cubos de caldo (de sua preferência, eu usei de carne - ou caldo caseiro)
água o quanto baste (uns 2L)
sal, pimenta do reino

Descascar todos os legumes e levar para cozinhar numa panela com os cubos de caldos. Quando os legumes estiverem macios, passar tudo no liquidificador. Voltar a sopa para a panela, acertar o sal e a pimenta do reino. Servir quentinho.

Eu juntei uma colher de sopa de ricota no prato, e em outro dia, joguei cebola frita crocante por cima.




Este post participa da BC cores do arco-íris da Margarida, lá do blog Tachos vs Panelas.


20 comentários:

  1. Hummmm cette soupe me laisse curieuse, j'adore la betterave!

    Bisous

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salut Beth!
      C'est moins fort que la soupe avec que des betteraves, j'ai ajouté du potiron et des pommes de terres pour le goût. C'était très bon!
      Bisous

      Excluir
  2. Bom dia Kati,
    Também faço sopa de beterraba, nunca associei com abóbora, gostei da ideia, é um delicioso incremento nutricional.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia,
      eu fiquei com medo que a sopa somente de beterraba ficasse com um sabor muito forte, daí eu juntei outros legumes.
      Beijos

      Excluir
  3. Bom diaaaaa!!! Que fofa essa BC né Kati?
    Menina nem te conto o desastre que foi minha receita com uma sopa de beterraba..
    Ficou horrível e pálida..
    A sua está tão linda.. a cor viva e com certeza deliciosa..
    Eu fiquei de refazer a minha sopa, porque eu achei o sabor maravilhoso..
    Essas cebolas crocantes ficaram lindas e deram um charme na sopa né?
    Como sempre minha linda, você arrasa na apresentação dos pratos..
    Um beijo carinhoso e uma quarta-feira especial viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sheila!
      Eu coloquei bastante beterraba para que a cor ficasse assim. A cebola crocante foi comprada pronta, eu adoro por cima da sopa!
      Beijo e tenha um ótimo dia!

      Excluir
  4. Olá Kati, já anotei a receita. Tenho uma amiga da Ucrânia que me disse que sopa de beterraba é bem típico neste país e fiquei com vontade de provar, só não tinha uma receita. Ficou linda!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta,
      existe uma sopa de beterraba (Borsch) típica da Ucrânia, muito consumida em países do leste europeu, como Polônia e Rússia. Esta eu não quis dar nome nenhum porque não segui nenhuma receita tradicional, mas confesso que pensei nela quando estava preparando.
      Ficou muito boa e com um colorido bem bonito. Qualquer dia eu faço o verdadeiro Borsch.
      Beijos

      Excluir
  5. Adorei essa sopa cor linda e aspecto super delicioso.
    bj

    ResponderExcluir
  6. Oi Kati,
    Sabe que nunca fiz sopa de beterraba? Fiquei até com vontade vendo a sua.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia, esta é a primeira vez que eu faço. Não quis fazer somente com beterraba, pois achei que o gosto ia ficar forte demais, pro isso misturei batata e abóbora. Gostei demais da cor e dor sabor.
      Beijos

      Excluir
  7. Kati querida que linda ficou sua sopa, maravilhosa. A cor ficou lindona, e o sabor deve ter ficado fantástico. Adoro beterraba.Essa cebola crocante me deu água na boca,adorei sua sopa, super requintada. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, querida!
      A cebola crocante deu um toque diferente na sopa... A sopa pode até ser requintada, mas os ingredientes são bem básicos, né?
      Beijos

      Excluir
  8. Esta sopinha tem uma cor linda e muito apelativa!
    Nunca fiz sopa de beterraba.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felismina,
      a sopa ficou bem diferente, para quem gosta de variar, é uma boa opção!
      Beijos

      Excluir
  9. Kati que saudades de vc e do seu cantinho! Que bom que chegou de viagem e que nos trouxe tantas delícias. Os sorvetes que vc mostrou devem ser deliciosos, fiquei aqui imaginando o sabor! E essa sopa, parece divina!!!!
    Grande beijo,
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!!
      Saudades de você, também! Tenho muitas novidades, não vou parar nos sorvetes não! Segura ai, que logo logo tem mais!
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...