terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sopa ucraniana de tomate (apimentada)

A minha contribuição para a blogagem coletiva da Sheila, Sabores de A ao Z, desta semana é algo diferente. A letra é U, o país é a Ucrânia... muitos vão pensar no Borsch, a sopa de beterraba ucraniana por excelência, e consumida em muitos países do leste europeu. Mas eu achei uma outra receita que chamou a minha atenção.

A minha receita é sopa ucraniana de tomates. Ela é levemente apimentada, com um toque de limão, tem uma textura deliciosa e, cá entre nós, eu quase tomava a panela inteira sozinha!

Sheila, querida, mais uma vez obrigada por nos proporcionar este desafio e por fazer a gente provar tanta coisa boa! Se não fosse a brincadeira, eu nunca iria encontrar esta sopa.
Primeiro porque eu não sou fã de sopa de tomate. Fico com medo de tomar molho de tomate ao invés de sopa.
Segundo porque eu fiz sopa de beterraba na semana passada, e não queria fazer o Borsch agora (quem sabe daqui a um tempo?).
Terceiro porque as outras receitas que eu encontrei eram complicadas e eu não tinha tempo para isso.
Quarto, porque se eu não fosse louca por comidas diferentes, eu teria me contentado em dizer que não tive tempo de fazer nada e pronto.
Mas eu teimei em fazer esta sopa diferente. A receita eu encontrei no site Atelier des Chefs, uma empresa que propõe aulas de culinária para pessoas normais, como eu e como você, acompanhadas de um chef de verdade. E é a gente que bota a mão na massa mesmo, com direito a comer o que prepara no final! Eu já fiz uma aula e adorei! No site, eles publicam todas as receitas preparadas nas aulas. Esta adaptei um pouquinho, mas ficou muito boa... Vale a pena mesmo!


Aqui estão os ingredientes que eu usei:
2 filés de peitos de frango em cubos
1 cebola picada
2 cenouras pequenas picadas
3 batatas picadas
*1 pimentão em cubos (acrescentei por conta própria, eu tinha um na geladeira que eu queria usar)
um pedaço de salsão (não usei)
1 lata de tomates pelados (400g ou 6 tomates) - com o suco da lata
70g de extrato de tomate (usei uma latinha)
2 dentes de alho
ervas de provença (na receita pedia salsa, mas eu não tinha)
150g de creme de leite (na receita pedia creme azedo, mas eu usei creme de leite)
suco de 1 limão
purê de pimenta
azeite
1L de caldo de galinha (usei 1 cubo e 1L de água)

Começar refogando a cebola no azeite. Juntar o alho, o salsão, a cenoura e o pimentão. Juntar o molho de tomate e o purê de pimenta. Juntar o caldo de galinha, os legumes e deixar cozinhar até que os legumes fiquem macios. Bater no liquidificador, ou no mixer.


Enquanto isso, em outra panela, dourar o frango em um pouco de azeite. Quando estiver bem dourado, em todas as faces, reservar. Voltar a sopa passada à panela, juntar o creme de leite e o suco de limão. Jogar os pedacinhos de frango dourados e deixar cozinhar uns 10 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando.


Servir com um pedacinho de limão por cima.

Posso dizer mais uma vez que ficou excelente??? Pois ficou!

Sheila, quando acabar, vamos ter que recomeçar do A, hein?? Eu adorei a brincadeira!

Blogagem coletiva

23 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Sou fã de sopa de tomate, pela cor, consistência e característico sabor, esta ficou muito apetitosa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, esta foi a minha primeira sopa de tomate feita em casa, mas certamente não será a última! Gostei muito.

      Excluir
  2. Olá Kati
    Adoro sopa de tomate, ficou simplesmente deliciosa!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, para quem gosta é uma beleza, e mesmo quem não gosta merece provar!
      Beijos

      Excluir
  3. Amiga, gostei demais dessa sopa, vou ter q fazer...
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha,
      pode fazer que fica boa, viu?? Não esquece da pimenta e do limão!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Kati! Sua sopa ficou com um ótimo aspecto. Parabéns pela participação na Blogagem Coletiva!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  5. Que bom Kati viajamos juntas,que maravilha de sopa deve ter ficado deliciosa deu vontade de experimentar
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito linda e apetitosa a sua sopa ucraniana. De comer com os olhos! Imagino que seja deliciosa, adoro tomates!
    Obrigada pelo comentário no TP&A. Aquele aparelhinho de fazer gnocchi está em uma postagem anterior lá do blog, deixei o link no texto, mas deixo aqui também.
    http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.kr/2011/12/gnocchi-rapidinho.html
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, obrigada! Fui conferir e parece interessante. Nunca fiz nhoque, mas ultimamente estou louca para fazer!
      Beijos

      Excluir
  7. Kati minha linda.. estou tentando comentar aqui desde às 07 da manhã e não consegui.. srs toda hora tenho que sair e acabo não conseguindo, mas agora vamos lá.. srs

    Primeiro eu queria agradecer o carinho... eu fiquei toda boba com tudo o que li.. é muito gostoso ser recebida assim, e você minha amiga é uma excelente anfitriã.. Chegar aqui na sua cozinha é sempre sinônimo de sermos bem recebidas..
    Eu também vi que o Borsch era típico da Ucrânia, até pensei em refazer só pra poder tirar o peso da minha consciência kkkk a minha ficou anêmica..
    Mas como você mesma disse o gostoso é conhecermos outros sabores, existe uma variedade que nos deixam de boca aberta né?
    Eu tenho conhecido tantas delícias..

    Eu quero experimentar sim , porque me parece deliciosa..

    Obrigada por deixar a BC ainda mais saborosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila,
      que bom que você se sente bem no meu espaço, eu realmente gosto de mimar os amigos que eu recebo em casa. A quanto a conhecer outros sabores, eu já estou de malas prontas pronta para a próxima viagem. Meu dia precisa ter 48h para poder fazer tudo o que eu quero, mas eu tento fazer as coisas na medida do possível. Espero poder continuar trocando receitinhas depois desta BC.
      Beijos

      Excluir
  8. Kati querida que linda essa sopa, dá um lindo visual né? Bem temperadinha como gosto, sou fã de sopa de tomates, porém as feitas em casa. A sua está de babar Kati, muito saborosa, com certeza. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, a cor dela é bem bonita, né? Deu até para esquentar um pouquinho nesse frio daqui! Verdade, querida, nada a ver mesmo com as sopinhas compradas prontas.
      Beijos

      Excluir
  9. Respostas
    1. Oi Rosinha,
      você não vai se arrepender!
      Beijos

      Excluir
  10. Kati que bom poder conhecer receitas novas e diferentes como essa. Nunca tomei sopa de tomate, mas sem dúvida esta ficou uma gostosura, com os ingredientes que você usou não tem como não ficar uma delicia.
    Parabéns e um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, é bom para aquecer no frio que está só começando!
      beijos

      Excluir
  11. Ahhh, um dia desses eu postei no blog uma sopa de tomates também!!!Adorooo, e essa sua tem uma parência linda e super apetitosa também!!!!!!
    Parabéns!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosângela, esta foi minha primeira experiência com sopa de tomate. Mas agora eu virei fã e vou fazer outras.
      Beijos

      Excluir
  12. HUmmm que delícia, adorei os ingredientes, a foto e principalmente a cor, ficou linda e imagino o sabor!!!! Adorei a sua receita!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...