quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Caldo de batata com frango

Esta receita é da minha irmã, que ela aprendeu quando morava em Uberlândia. Mineiro é que sabe das coisas, né? Este caldo (que eu teimo em chamar de sopa, porque simplesmente não sei qual é a diferença entre um e outro), é delicioso e simples de fazer, o que eu aprecio bastante.

Este caldo de frango com batatas e uma corzinha de açafrão da terra (cúrcuma) deixa a noite mais quentinha, perfumada e gostosa.



Eu usei para o caldo de frango:
3 coxas e sobrecoxas de frango
1 folha de louro, um galho de tomilho, folhas de salsão e a parte verde de 1 alho-poró
cascas de 1 cenoura (somente pelo sabor, a cenoura foi usada em outra receita)
1 cebola cortada ao meio e espetada com 3 cravos
2L de água fervente
sal e pimenta do reino

Fazer um caldo de frango caseiro com os ingredientes acima, cozinhando por mais ou menos 1 hora, ou até que o frango esteja bem macio, se desmanchando. Separar o frango e desfiá-lo. Coar o caldo, descartando as folhas, cascas e os cravos. Amassar a cebola até que vire um purê e misturar ao caldo.

Para o caldo (a sopa):
frango desfiado (não usei o frango desfiado todo, guardei uma parte para outra receita)
500g de batatas (daquelas boas para purê, que se desmancham)
1 cebola picada
1 colher de sopa de manteiga
2 dentes de alho amassados
açafrão da terra (cúrcuma)
pimenta calabresa (opcional)
cebolinha e coentro picados

No caldo de frango com a cebola amassadinha, cozinhar as batatas descascadas e cortadas em pedaços. Quando estiverem macias, amassá-las como para fazer purê (eu passei no liquidificador com um pouco de caldo, mas também pode-se usar o mixer ou o espremedor de batatas) e reservar. Numa panela grande, dourar a cebola na manteiga, juntar o alho amassado, o frango e o açafrão da terra. Juntar as batatas amassadas e juntar o caldo aos poucos, mexendo bem, até dar o ponto desejado. Juntar a pimenta calabresa, a cebolinha e o coentro e servir em seguida.


Se sobrar caldo de frango, ele pode ser congelado para ser usado em outra receita.

Este é o tipo de sopa que pode ganhar mil variações. Ao invés de, ou acompanhando a batata, usar abóbora, macaxeira, ou outro, acrescentar pedacinhos de legumes como cenoura ou abobrinha, ou trocar o frango por carne desfiada, ou calabresa picadinha.

22 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Este caldo, ou sopa, é perfumado e delicioso a cor então é belíssima, parabéns à sua irmã, ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, bom dia!
      A cor ficou bem bonita, e o sabor, delicioso!
      Beijos

      Excluir
  2. minha querida mas que delicinha sopa é tudo de bom mesmo ...para euq ue estava gripando é uma ótima pediada
    bjokas doces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, com o frio que está aqui, eu estou gripada. Só mesmo uma sopinha à noite!
      Beijos

      Excluir
  3. Hummmmmm Kati eu adoro caldo..
    E esse me parece que está de comer de joelhos..
    Gente olha a textura! Ai Cristo..
    Menina já falei isso um milhão de vezes, mas vou falar de novo.. sou sua fã..
    Você cozinha com arte.. sei lá se pode dizer assim, mas é o que eu acho..
    Você faz cada prato lindo.. tão completo.. tão digno dde muitos "Hummmmm" de "Eita lelê" enfim de elogios e mais elogios..
    Adoro vir aqui..
    Um beijo mais que carinhoso e um dia lindo viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, a textura ficou bem cremosa, aveludada... =)
      Beijos e tenha um lindo dia!

      Excluir
  4. Que maravilha de sopa deu vontade de comer um pratinho
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Um caldo com um aspecto delicioso e uma cor formidável! Gostei!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, a cor dourada é obra do cúrcuma, que também dá um gostinho e um aroma agradáveis.
      Beijos

      Excluir
  6. Kati, que caldo mais bonito esse seu!!!!!
    O aspecto dele é de dá água na boca!!!!Vou levar essa receita comigo, aqui na Alemanha está frio , e esse caldinho está super apropriado para o clima daqui !!!bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosângela, aqui já começou a nevar...uma sopinha cai bem, né?
      Beijos

      Excluir
  7. Hummm so de olhar jà me dà fome amiga, adorei o aspecto!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, e a vontade de comer que me deu? rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que marvilha :)
    Está mesmo com bom aspecto!
    E neste tempo frio sabe tão bem!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  10. Nossa que delicia Kati, amo esses caldos, o seu ficou lindo e apetitoso. Amei. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, aqui em casa não falta caldo / sopa!
      Beijos

      Excluir
  11. Kati, ainda faltava te seguir pelo meu novo blog, estou seguindo agora, saudade de ver suas gostosuras! Beijos

    Larissa do www.vidatododia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Que bom te ver de volta.
      Vou lá te visitar.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...