sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Camarão ao molho de queijo

Um dia desses me deu desejo de comer camarão aos 4 queijos, ou camarão ao catupiry, ou pelo menos ao molho de queijo. Como eu sei que eu não encontro este tipo de prato nos restaurantes daqui, porque camarão é servido geralmente nas entradinhas, e não no prato principal, como eu queria, resolvi fazer em casa.

E, francamente, não fez feio para o prato de nenhum restaurante. Fiz um molho bechamel, ou molho branco tradicional, e juntei 2 tipos de queijo. Os camarões salteados com um fio de azeite para finalizar. Pronto, matei a minha vontade!


Usei:
300g de camarão limpo (ou uns 500g de camarão com cabeça)
sal, pimenta do reino, páprica doce

Para o molho de queijo:
250 de queijo azul (gorgonzola, roquefort, ou outro)
250g de queijo ementhal (pode ser muçarela, prato, ou qualquer outro de sabor mais neutro)
1 cebola triturada (passei no processador até ficar bem fininha)
1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
1 colher de sopa cheia de manteiga
500mL de leite
sal, pimenta do reino, noz moscada

Para fazer o molho de queijo, começar derretendo a manteiga tranquilamente numa panela. Juntar a cebola processada e deixei tomar cor. Juntar a farinha de trigo e deixar formar uma pasta. Nesta hora, despejar o leite todo de uma vez, baixar o fogo e mexer bem com um fouet (ou batedor de arames) até que fique homogêneo. Juntar os dois tipos de queijos ralados ou amassados, e misturar bem até derreter. O molho vai encorpar, se necessário, juntar mais leite aos poucos até chegar no ponto desejado. Temperar com sal, pimenta do reino e noz moscada (eu não juntei sal, os queijos já são bem salgados). Desligar o fogo, manter aquecido.

Em uma frigideira, saltear os camarões com um pouco de azeite. Temperar com sal, pimenta do reino e a páprica doce.

Servir os camarões com o molho por cima. Eu acompanhei de arroz branco e de purê de cenoura.

34 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Esta receita tal com preparou não é para fazer feio e sim para fazer sucesso em qualquer local, ficou com linda aparência, deliciosa.
    Beijo, ótimo final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      pra quem gosta de camarão, esta receita é clássica!
      Beijos

      Excluir
  2. Um prato delicioso! com um aspecto excelente!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Olá Kati,

    As fotos estão muito tentadoras, o prato ficou lindíssimo, deixou-me com água na boca, é uma deliciosa sugestão !

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel,
      obrigada pela visita e pelo carinho. Sinta-se em casa aqui no blog.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Kati. Este seu camarão ficou ótimo, não deixou nada a desejar mesmo. Fiquei com água na boca!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana,
      foi daquelas vontades que só passam quando a gente a realiza!
      =)

      Excluir
  5. Adorei! Nunca fiz esta delicia. Mas vou ter que fazer. Ficou com um aspeto delicioso. Gosto de todos os ingredientes.
    Excelente sugestão.


    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Áurea, esta é uma receita bem comum no Brasil. Eu mesma gosto de tudo que leva camarão, e com molho de queijo, melhor ainda!
      Beijos e bom fim de semana.

      Excluir
  6. Hummm, adoro!!!!!!!
    Lindo prato, uma receita deliciosa para ser feita numa ocasiao bem especial!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Um jantar com amigos, ou um festa romântica! =)
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Kati, cheguei ao seu cantinho através de seu comentário no cantinho da minha querida Josy, gostei muito e já estou seguindo. Achei muito gostoso esse camarão !! Ficou com um aspecto super apetitoso!!

    Beiiinhos e um ótimo fim de semana
    Marisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa!
      Obrigada pela visita. Sinta-se em casa aqui no blog.
      Beijos

      Excluir
  8. Gosto de camarão, mas gosto mais de queijo! Tão saboroso! :)
    Beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene, eu gosto dos dois! Quando estão juntos, é uma festa!
      Beijos

      Excluir
  9. oi Kati,adoro frutos do mar e esse camarão ficou maravilhoso bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosinha, também adoro frutos do mar, mas não sei cozinhar outras coisas além de peixe, camarão e mexilhão.
      Beijos

      Excluir
  10. Deliciosa receita, Kati, acho que vou experimentar também, pois já fiquei me "coçando" pra fazer.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia, obrigada! Depois me conta como ficou.
      Beijo

      Excluir
  11. UaU Kati!

    Super calorico e super BOM - adorei

    beijos e bom fim de semana
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, o molho é calórico sim, e por isso é tão bom! Mas a gente compensa no acompanhamento leve, ao invés da tradicional batata frita.
      Beijo

      Excluir
  12. Kati querida amo camarão, e vestido assim com esse molho de queijo, está de babar. Amei esse prato Kati, está de se comer de joelhos e chorar por mais. Ficou lindissimo. Bjocas miga, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, ficou de babar mesmo. O molho eu ainda usei numa carne de porco assada no forno. =)
      Beijos

      Excluir
  13. Hummmm menina meu sonho de consuo é achar uns camarões lindões assim rsrs
    Outro dia fui no mercado aqui perto de casa e comprei uns que vem no pacotinho.. menina quase que tem que olhar com microscópio rsrs
    Seu prato ficou lindo... eu amei..
    E esse purê de cenoura?
    Nunca comi, mas imagino que tenha um sabor delicioso..
    Oh delícia!!
    Um beijo minha linda e uma tarde linda.. linda..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila,
      eu tenho sorte, sempre encontro camarões bonitos aqui. Estes eram congelados e já vinham sem casca, um ganho de tempo enorme! O purê de cenoura vai aparecer por aqui em breve!
      Beijo

      Excluir
  14. Olá Kati ! Mas que belo petisco aqui apresentas !
    Adorei este camarão !
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anabela,
      pode ser petisco, mas pode ser prato principal também! =)
      Beijos

      Excluir
  15. Pois eu se apanhasse esse prato também matava a mina vontade...esta uma delicia.
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =)
      Pois é....este prato tem um poder viciante! =)
      Beijos

      Excluir
  16. Hummm Kati, que perdição esses camarões.Adoro camarões e com molho de queijo deve ter ficado fantastico.Beijos querida, tenha um lindo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia, eu também adoro! Este prato fez um jantar bem feliz!
      Beijos

      Excluir
  17. Ah amiga o camarão puro já é muito bom, imagina com esse molho! Beijos e uma semana de bastante vigor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, concordo. Camarão é bom de todo jeito, mas o molho de queijo ajuda, né?
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...