segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Comidas de viagem - Cafofo da tia Dica em São Luís do Maranhão

Depois de Brasília, onde provamos os deliciosos sorvetes Frutos do Cerrado, seguimos para o Maranhão.

Seguindo recomendações do recepcionista da pousada onde ficamos em São Luís, fomos jantar no Cafofo da Tia Dica, com a promessa de encontrar o tão famoso arroz de cuxá.

O ambiente é simples, aconchegante e bem regional, com direito a mesas com toalha de chita estampada e colorida, quadros na parede contando a historia de São Luís e alguns objetos decorativos. Na entrada do restaurante, ficam algumas garrafas com várias cachaças aromatizadas com frutas e ervas, feitas pela própria Tia Dica. Pode-se ficar nas mesas da parte interna, climatizada, ou na rua, nas mesinhas postas na calçada.

Quem nos recebeu foi a própria tia Dica, dona do Cafofo, que fica cuidando de todos com um olho nas panelas e outro nos clientes. Ela mesma comanda a cozinha, e nos dá aquela sensação gostosa de comida feita em casa. E na hora! Temos que esperar um bocadinho enquanto os ingredientes fresquinhos se aprontam para chegar à nossa mesa.

Pausa para explicar o arroz de cuxá: é um arroz feito com um refogado de cuxá, erva também conhecida por vinagreira (um tipo de azedinha), camarão seco, pimenta de cheiro e farinha de mandioca. Ele é tão bom que a gente come puro! Mas tradicionalmente ele acompanha pratos com peixes e frutos do mar.


No primeiro dia, comemos o prato mais famoso da casa (que eu não lembro mais do nome), mas é uma chapa quente com um pedação de filé de peixe e uns camarões bem graúdos grelhados e bem saborosos. Acompanha arroz de cuxá, bobó de camarão e uma saladinha. Ainda tem um molho de pimenta de cheiro que é de comer rezando! Maranhense sabe comer bem, viu? O arroz de cuxá é uma delícia, e bem acompanhado como ele estava, foi um regalo!

 

O prato serviu bem 2 pessoas, o preço era razoável (em torno de 50 reais) e eles ainda faziam uma caipirinha deliciosa.

No segundo dia, depois de olhar quase todos os cardápios dos restaurantes da cidade, nenhum nos agradou tanto quanto o Cafofo da Tia Dica. Resolvemos voltar, felizes da vida, para provar outras delícias.

Neste segundo dia, pedimos uma caldeirada de camarão. Até então eu só conhecia a caldeirada de frutos do mar, com direito a bicharada toda dentro da panela. Esta era somente com camarão, mas eles eram bem graúdos. E veio fazendo um show, borbulhante, numa bela panela de barro, com ovo cozido e batata cozida, e ficou de estrela no centro na mesa. Fiz até um video de tão feliz que eu fiquei (não posto aqui porque acho que a foto já é o suficiente). Acompanhava arroz branco e pirão. Mais uma vez o tal molho de pimenta de cheiro arrasando. Comemos muito bem, e ainda provamos a cachaça aromatizada que ficou nos tentando na entrada.


Para quem quiser passar por lá (recomendo fortemente!!!), o Cafofinho fica no Centro Histórico (no Reviver), na Travessa Marcelino de Almeida, também conhecido como o "Beco da Faustina", que é uma rua ao lado da Praça Nauro Machado.

Mais uma vez eu digo, eu estou mostrando aqui este restaurante porque gostei do lugar, e acho que vocês também adoraria comer lá. Não ganho nada com este post, e eles nem sabem que eu estou falando deles.

Gente, eu procurei em outras cidades e não encontrei o tal molho de pimenta de cheiro. Ele é um molho de cor amarela, super perfumado, e não arde muito. Eu pensei que fosse da Maratá, mas não achei no site deles. Achei um na internet da marca Kodilar, mas é com gergelim, e eu não sei se é o mesmo. Alguém aí conhece esse molho, em que cidade podemos encontrá-lo?

A viagem conitnua aqui:
Notícias
Comidas de viagem - sorvetes Frutos do Cerrado - Brasília

Praia dos Carneiros - Pernambuco

Alcântara - Maranhão e comidas de viagem
Chapada dos Veadeiros - Goiás  
Comidas de viagem - Restaurante Maria Maria - Recife - Pernambuco

32 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Fiquei desejosa de ir a São Luís para saborear principalmente o arroz de cuxá, pois peco por não conhecer.
    Ótimo texto gostei muito desta viagem virtual pela gastronomia do MA.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, não sei se em outra cidade a gente encontra arroz de cuxá. Se tiver a ocasião, prove mesmo, é bem gostoso!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Kati!

    A comida regional do Brasil é mesmo marvilhosa, né? Eu amo! Os pratos maranheses não ficam atrás,são diferentes dos nordestinos, de modo geral, mas também saborosíssimos! Gostei da dica, na próxima vez que for ao Maranhão vou tentar ir neste cafofo, rsrs.

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly, tem coisas diferentes mesmo do resto do Nordeste, já meio puxado pro Norte. Eu adorei!
      Beijo

      Excluir
  3. Menina quanta coisa delíciosa!!!

    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tássia, tinha muita coisa boa mesmo. Pena que não tive tempo para provar o resto do cardápio.
      Beijo

      Excluir
  4. Amiga qtas delicias na viagem...
    Boa semana, beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, uma das melhores coisas de viajar é isso! =)
      Beijo

      Excluir
  5. Comida boa ,adorei o aspecto daquele arroz e aquele camarão uma delicia..
    boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, comidinha boa, com gosto de casa! =)
      Beijo

      Excluir
  6. Kati que maravilha de pratos deve ser delicioso
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa e a vontade de comer tudo isso, como fica?

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Kati. Pela descrição parece um lugar bem aconchegante, obrigada por compartilhar esta dica. Quanto ao molho eu não conheço.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi,
      obrigada por ter respondido... eu ainda vou encontrar este molho!
      Beijos

      Excluir
  9. Quanto coisa boa por aí para comer.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  10. Kati que viagem mais proveitosa minha amiga, além dos lindos lugares e praias magnificas que vc percorreu, a culinária é de babar. Que delicia esses pratos, ouvi falar já em arroz de cuxá, mas nunca provei, e pelas caracteristicas, deve ser delicioso.A culinaria nordestina me encanta. Adorei as fotos. Bjocas, uma linda semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, o prato é típico de lá, nunca vi em outro lugar. Vale a pena provar, viu? Eu também adoro a culinária regional, bem feita, pode ser do Norte, Nordeste, Sudeste, Sul, eu topo tudo! =)
      Beijo

      Excluir
  11. oi Kati que delicia de viagem,e os pratos servidos são maravilhosos bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosinha, foi tão bom que repetimos! =)
      Beijo

      Excluir
  12. Oi kati :)
    menina quanta comida deliciosa,eu não sei o q comia primeiro kkkk
    bjus

    Tenha uma linda semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi difícil de escolher. A vontade era de comer lá durante 2 semanas para provar todos os pratos.
      Beijo

      Excluir
  13. Eita Cristo.. srsr
    Amiga que coisa mais deliciosa...
    Eu adorei ver essas delícias, e imagino aqui o sabor "Hummmmm"
    Nossa!! Uma delícia atrás da outra, esses camarões, ai Jesus!
    Obrigada por dividir conosco essas delícias..
    Amei

    Beijokas no coração

    ResponderExcluir
  14. Oi minha amiga, adorei seu post!

    Não conheço o Maranhão, tampouco o arroz de cuchá, mas que bela surpresa, aposto que é muito bom mesmo!
    Pelas fotos dá vontade sair correndo daqui e ir lá no tal Cafofo, coisa tão boa!

    Obrigada por nos mostrar,
    Meu abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, obrigada, minha linda! Este arroz é de babar, de comer puro. O Brasil tem tanta coisa maravilhosa, a gente precisa compartilhar!
      Beijo

      Excluir
  15. Que maravilha Kati! Eu também adoro culinária regional/típica, é mesmo para comer de tudo. Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Nina! A cada viagem, uma descoberta! =)
      Beijo

      Excluir
  16. OI Kati, eu estive em São Luis e não conhci esse cafofo. Pena que você ainda não tinha postado sobre ele. Com certeza eu iria experimentar esse arroz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris... que pena! Mas fica pra próxima, quando você voltar lá!
      Beijo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...