terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Kasba - arroz de carne

Na BC Sabores de A ao Z da minha querida Sheila, apesar das letras estarem um pouco confusas agora no final do alfabeto, viajei com ela para o Yêmen.
A minha receita de hoje é um prato comum em vários países da região, "Al kabsa", que é um arroz temperado com o caldo de cozimento de uma carne (carneiro, boi ou frango), com direito a algumas especiarias, como canela, cravo, cardamomo.


Eu simplifiquei um pouco a receita que eu achei aqui.

Usei:
2 cebolas cortadas em meia-lua
150g de carne de boi cortada em cubos
150g de carne de porco cortada em cubos (espero que os muçulmanos não levem a mal a minha versão com porco)
70 de molho concentrado de tomate
1 pau de canela, 3 cravos, 3 vagens de cardamomo abertas
1 colher de chá de tempero Garam Masala (uma mistura de especiarias, que pode ser feita com pimenta do reino, cominho, canela, cravo, noz moscada e sementes de coentro. Colocar numa panela para aquecer os ingredientes, sem torrá-los. Depois passar no moinho ou no processador, até reduzir a um pó)
sal
óleo
200g de arroz
1/2 xícara de chá de passas
água

Começar dourando as cebolas no óleo, junto com os cravos, o pau de canela e as vagens de cardamomo. Deixar caramelizar e reservar. Deixar na panela os temperos, e colocar a carne para dourar. Quando estiver dourada, juntar as cebolas, colocar passas, o arroz, o extrato de tomate e um pouco de água para cozinhar a carne. Baixar o fogo, tampar a panela e deixar por 10 minutos.
Apos este tempo, retirar a carne, deixando o molho, colocar o arroz para cozinhar no molho. Colocar o dobro do volume de arroz de água fervente e as passas, e deixar cozinhar. Quando o arroz estiver quase cozido, ainda com um pouquinho de água no fundo da panela, juntar a carne reservada e misturar tudo. Desligar o fogo e servir quente.

 

Eu gostei. Não ficou tão gostoso com quanto este arroz marroquino, que mistura carne moída com frango desfiado e especiarias mas ficou bom.

Esta receita participada BC Sabores de A ao Z.

Blogagem coletiva

2 comentários:

  1. Hummmmmmm eu demorei mas enfim cheguei rsrs
    Amiga que coisa mais linda.
    Olha devo confessar que depois que comecei com a BC eu descobri sabores por demais maravilhosos, um deles foi usar a canela nos pratos salgados, coisa que eu nunca na minha vidinha imaginei.. srrs
    Esse arroz está divino.. eita lelê que eu aceitaria de bom grado esse pratinho.. agora mesmo..
    Obrigada minha linda pelo carinho lindo que sempre tem comigo viu?
    No dia 22/01 farei um post especial para agradecer a participação de todos no final da BC e anunciarei uma novidade linda e espero que vocês gostem rs
    Beijinhos viu?

    ResponderExcluir
  2. Katy, que delícia de dar água na boca (só com a foto, imagina o cheiro, o gosto... hummm)!
    Aliás, você anda uma chef de primeira, viu?
    Parabéns pelas receitas maravilhosas!
    Beijo grande e muito mais inspirações em 2013!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...