terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sopa de cenoura com gengibre

Depois que eu vi esta sopa de cenoura com gengibre no blog da Marta, o Charla na Cozinha, não sosseguei! Eu adoro gengibre, adoro sopas, e como o legume do mês é a cenoura, tudo conspirava a favor dela.

Resolvi fazer. Sendo que no momento eu estava sem internet, e não pude olhar a receita direito. Mas o importante foi que saiu uma bela sopa de cenoura com gengibre, e ainda teve um toque de laranja, dado pelo azeite aromatizado com laranja (que eu mostrei aqui), que caiu como uma luva! A inspiração para usar a laranja veio desta receita aqui.


Usei:
500g de cenoura picadas
200g de batata picadas
1 colher de sopa de purê de pimentão (pode-se trocar por 1/2 pimentão vermelho, ou omitir)
2 cebolas picadas
1 pedaço de gengibre
1 colher de sopa rasa de azeite aromatizado com laranja (ver receita aqui, ou trocar por igual quantidade de raspas de laranja e azeite)

Refogar a cebola e o gengibre no azeite com laranja. Quando dourar, juntar o resto dos legumes, o purê de pimentão, cobrir com 1L de água fervente e deixar cozinhar até que os legumes fiquem macios. Bater no liquidificador, ou no mixer, e servir quente.

A Marta serviu com pedacinhos de maçã, mas como eu não tinha, coloquei um pouquinho de queijo ralado. Nada a ver, né? Mas era o que eu tinha.

Gente, eu amei esta sopa! O toque quente do gengibre aquece perfeitamente as noites mais frias! E por aqui a temperatura está perto de zero.


Ficou excelente! Depois que eu comecei a usar gengibre nos pratos, descobri que ele combina com muitas coisas, realçando o sabor dos alimentos e dando um toque quente ao paladar. Um tesouro!

Esta receita participa da Blogagem Coletiva Comer Bem para Viver Melhor. Legume da semana: cenoura.


Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.



24 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    A sopa de cenoura e gengibre é certamente uma receita a experimentar pela deliciosa combinação de ingredientes, linda cor e praticidade.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      principalmente pelo sabor. Eu fiquei maravilhada!
      Beijos

      Excluir
  2. Gostei muito do aspecto com esse queijo ralado por cima, o sabor esse deve ser uma delicia com essa combinação de sabores.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o queijinho derretendo no calor da sopa... =)
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa, que delícia de sopa!!!!!!Com o frio que está fazendo aqui na Alemanha, essa sua sopa é uma boa pedida mesmo, ela deve ser muito gostosa!!!!!!!
    Estou levando sua receita comigo,tá?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosângela, o frio chegou na Europa toda! Por aqui, as sopas estão roubando a cena!
      Beijos

      Excluir
  4. Bom dia minha linda..
    Ai que eu adorei essa delícia..
    E vou te confessar que essa combinação com queijo muito me agrada..
    Lá em casa as meninas adoram colocar queijo quando faço caldos.. Elas comem que repetem kkkk
    Nunca experimentei sopa somente com cenoura assim.
    Sabe o que eu acho legal? A textura das suas sopinhas, elas ficam com uma apresentação muito bonita..
    Eu comprei as beterrabas de novo e vou tentar seguir o seu passo-a-passo pra ver como me sairei dessa vez kkkkk
    Eu sou meia desastrosa para sopas rsrsr

    Essa BC é maravilhosa..
    Minha participação eu vou colocar no sábado dia 15 tá?
    Um beijo mais que estalado no seu coração viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, a ideia do queijo veio do meu namorado. Eu cheguei na mesa com a sopa, ele jogou o queijo por cima. Eu adorei!
      Sobre a textura, eu gosto de sopa grossinha, bem aveludada. Misturo os legumes, cozinho tudo, depois bato no mixer ou no liquidificador, boto ricota, creme de leite, o que precisar pra ficar gostosa. Tem segredo não!
      Aguardo a tua receita com cenoura! =)
      Beijão e tenha um bom dia!

      Excluir
  5. Adorei, Kati! Não sabia da blogagem (desligada que sou), e coincidentemente acabei postando a receita! Que legal! Muita honra em participar! Vou editar o post, falando também da blogagem! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,
      obrigada pela participação. Que bela coincidência, não é?
      Beijos

      Excluir
  6. Gostei muito!!! O queijo ralado por cima dá um toque muito bom!

    Não conhecia o blog mas já estou a seguir! :)

    Beijos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vida ao blog! Sinta-se em casa!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá
    Nunca experimentei colocar gengibre na sopa, mas deve ficar fantástico!

    Beijinhos,
    Marisa
    https://www.facebook.com/marisa.valadas85/posts/406508226085534

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa, fica bom sim. O gengibre dá um toque quente, um tempero diferente, um leve ardor. Eu adoro.
      Beijos

      Excluir
  8. Kati,
    aqui estava fazendo muito calor eu amo sopas, ainda bem que o tempo
    refrescou e a chuva chegou, vou fazer esta delícia, ficou linda e
    apetitosa o gengibre deixa um sabor maravilhoso, amooooo!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa,
      eu tomo sopa também em tempos de calor, mas é sempre melhor com o frio.
      Beijos

      Excluir
  9. oi Kati,estou levando a receita (não para agora pois o calor aqui está insuportável)achei bastante interessante o sabor bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  10. Kati falei pra Aninha agora, vc acredita que esqueci que a blogagem começava hoje? Mas até sexta feira eu publico a minha, nao sei onde ando com a cabeça rsrs
    Também gosto muito de gengibre Kati, não usava, mas depois que comecei a usar, adorei, ele realmente realça os pratos e dá um toque especial. Essa sua sopa ficou magnifica, com uma cor linda e certemente deliciosa. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk
      Josy, tem problema não. Temos 1 semana para isso.
      A minha experiência agora é testar os legumes com gengibre para ver como ficam. Com cenoura ficou excelente.
      Beijos

      Excluir
  11. parece muito boa... nunca experimentei gengibre em sopa mas parece uma combinação muito boa... beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Susana,
      eu gosto muito de gengibre nos pratos, principalmente em molhos ou sopas. Depois me conta como foi a sua experiência, se vier a testar.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Kati o arroz ficou fantastico e essa sopinha parece tão cremosa.Idal para aquecer em dias frios.Adorei, o gengibre deve realmente dar um toque todo especial.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia, é uma boa sopa, leve e gostosa. O gengibre dá um gosto delicioso.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...