quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Tajine de frango com abóbora e ameixa

Este prato é bem a cara do outono. Um prato preparado vagarosa e preguiçosamente ao forno para ganhar em sabores num dia em que temos vontade de ficar debaixo das cobertas, ou do lado do forno.

A abóbora, que é o fruto símbolo do outono, associa-se às ameixas secas para deixar o molho do frango mais encorpado e adocicado. Um toque de canela e outras especiarias e o forno permite o cozimento lento do prato, espalhando os aromas pela casa inteira. A inspiração veio daqui, embora eu tenho feito do meu jeito.



Os ingredientes:
3 coxas e sobrecoxas de frango (usei com pele, só retiro no prato)
500g de abóbora em cubos
1 cebolas cortadas em pétalas
ameixas secas
especiarias (canela em pau, cravos, cúrcuma e cominho)
alho e gengibre frescos (usei a minha pasta de alho e gengibre)
o quanto baste de caldo de frango (usar um caseiro - receita aqui - ou 1 cubo dissolvido em água fervente)
1 colher de sopa de mel
azeite
sal e pimenta do reino

Colocar as ameixas para hidratar em um pouco de água fervente com os cravos e um pau de canela.
Numa panela, aquecer o azeite e dourar bem o frango. Reservar. Na mesma panela, dourar a cebola, a pasta de alho e gengibre e juntar as especiarias. Colocar na panela as ameixas e a água com a canela e os cravos, juntar o cubo de caldo de frango e o mel e deixar ferver.
Arrumar o frango numa travessa que possa ir ao forno (usei um prato de cerâmica), colocar os cubos de abóbora, temperar com sal e pimenta do reino. Pode-se aquecer previamente o recipiente, enchendo-o com água fervente por alguns minutos. Retirar a água e colocar o frango.


Por cima do frango e da abóbora, colocar o caldo de frango com as ameixas. Se precisar, colocar um pouco mais de água fervente para que o caldo na travessa seja suficiente para cozinhar o frango. Cobrir a travessa totalmente com papel alumínio (parte brilhosa para dentro) e levar ao forno preaquecido (180°C). Deixar cozinhar durante 1h, ou até que o frango fique macio e a abóbora cozida.


Este prato pode ser feito somente na panela, em fogo bem baixinho. Mas sendo feito no forno, ele fica mais saboroso.
Servir com sêmola de trigo (couscous) hidratada em igual volume de água fervente, temperada com sal e pimenta do reino. Na hora de servir, salpicar umas amêndoas tostadas por cima.


27 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Pelas fotos, receita e ingredientes este tajine de frango com abóbora e ameixa é sem dúvida delicioso, apropriado para saborearmos em qualquer época do ano.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      aqui, a época das abóboras é agora no outono. Encontramos vários tipos e formas! Mas no Brasil, como a temos o ano inteiro, ele é apropriado para todas as estações.
      Beijos

      Excluir
  2. Esse frango deve ficar uma verdadeira delicia , abobora não aprecio muito mas adorei as ameixas junto com o frango
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São, a abobora pode ser trocada por batata ou ainda batata doce, se você gostar.
      Beijo

      Excluir
  3. Olá Kati,

    Gosto muito do agridoce, pena cá em casa não acompanharem-em ;(

    A combinação de ingredientes é bem do meu agrado,

    bjs e fica bem
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, eu também adoro agridoce! Acho que pode-se perceber pelas receitas.
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos

      Excluir
  4. Bom dia Kati, ai como gosto desses cozidos que ficam prontos com calma, devagarinho, que vão invadindo aromas deliciosos pela cozinha, a carne fica macia, os ingredientes se unem e se misturam dando um sabor único ao prato. Adoro tudo que leva essa receita, as ameixas ficaram divinas nele. Adorei, e imagino a delicia que ficou. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, é bom, né? Aquele prato bem temperado no forno, enquanto a conversa toma todo o espaço... As ameixas ficam molinhas, se desmanchando, se misturam ao molho... =)
      Beijos, querida!

      Excluir
  5. Olá Kati!
    Eu gosto muito da combinação de carne com abóbora, o seu prato ficou com um visual delicioso!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oslaine, o prato já foi ao forno com seu acompanhamento. Mas eu juntei outro, a sêmola, pois tanto a abobora quanto a ameixa ficam molinhos quase desmanchando, se juntando ao molho.
      Beijos

      Excluir
  6. Hum, hummmm, hummmmmmmm!!!!Combinaçã nota milllll!!!Esse seus frango deve ter ficado super suculento, sugestão anotadíssima!!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosângela, ficou suculento, com aquele molho consistente e saboroso, sabe? Combina bem com o outono ou inverno!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá
    Deve ter ficado delicioso! Só agora descobri este blog e já vi que existem receitas fantásticas por aqui!

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa!
      Obrigada pela sua visita.
      Volte quando quiser!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi! Adoro tagines! É mesmo ao meu gosto! Convido para uma visitinha o meu blog!
    Eu já sei que vou voltar!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula,
      obrigada pela visita, sinta-se em casa!
      Beijos

      Excluir
  9. Deve ser um prato delicioso eu adoro abóbora
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Hummm... Un aspect delicieux sa me donne fain
    Bisous

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salut Beth,
      ça fait beau sur la table, non?
      Bisous

      Excluir
  11. Minha linda que delícia..
    Eu nunca imaginei esse prato, mas estou aqui agora viajando na sua receitinha..
    Hummmm olha que delícia.. frango que já é bom por demais.. abóbora que é uma delícia e ameixas secas.. Ai que tudo..
    Gente!! É delícia demais..
    Amei amiga..
    Um beijo mais que carinhoso e uma noite especial viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, foi uma combinação feliz! =)
      Imagina o cheio desse prato saindo do forno...
      Beijo e tenha um bom dia!

      Excluir
  12. Hummmm parece-me bem apetitoso! Quero fazer também. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, ficou bem apetitoso, se fizer me avisa!
      Beijo

      Excluir
  13. Oi Kati, adoro essa mistura agridoce.Frango assado com legumes não resisto.Adorei.
    Beijos querida e uma linda quinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia, eu também gosto do doce com salgado. Acho que só valoriza o prato. E é bem prático, tudo junto no mesmo prato!
      Beijo

      Excluir
  14. wuau ela esta super bonita deve ser uma delicia adorei bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...