segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Tartare de salmão marinado

Em outubro deste ano, quando eu estava participando de um congresso em Nice, no sul da França, tive a oportunidade de jantar num restaurante muito chique. Dos pratos que foram servidos, um deles me chamou a atenção, um tartare de salmão marinado com hortelã.

Para exercitar a minha memoria e desfrutar de um prato delicioso, resolvi tentar refazer em casa.

Antes de começar, quero dizer que o paladar da gente evolui. E não é porque eu detestava cebola quando era criança, que continuo detestando hoje. Pelo contrário. Hoje eu aprendi a usar e a gostar.

O mesmo aconteceu com peixe cru. Antes comer peixe cru não podia passar pela minha cabeça. Há algum tempo, comecei a comer peixe defumado. E de lá para comer peixe cru foi um pulo! Ainda estou na fase "salmão". Outros peixes ainda não passarem pela minha aprovação.

E, imaginem só, esta semana eu resolvi fazer peixe cru em casa! Fica muito bem para um jantar mais chique, ou uma ceia de Natal ou de Ano Novo.

O tartare é uma forma de comer carne de boi ou de peixe crua, cortada em pedacinhos, e bem temperada. Geralmente com torradas. O contraste (crocante x macio) das texturas é bem interessante.



Para este prato usei:
1 filé de salmão, retirei a pele e cortei em pedaços bem pequenos
1 echalota cortada em pedaços minúsculos (se não tiver, 1 dente de alho amassado ou picado serve)
algumas folhas de hortelã cortadas em pedaços bem finos
2 colheres de sopa de óleo de gergelim (não consigo imaginar um substituto, talvez um bom azeite, ou óleo de nozes, avelãs, algo assim)
gengibre em pó
sal (usei sal grosso moído na hora, pode ser flor de sal)
pimenta do reino

Misturei tudo e deixei marinando uma noite na geladeira.


Servi bem fresco, com torradas, por cima de um abacate cortado ao meio (salpiquei um pouco de sal por cima). Cortei só um pedacinho na base para que ele não ficasse caindo. Se eu tivesse, teria colocado algumas gotas de limão, mas somente na hora de servir.

Prato aprovadíssimo lá em casa! Da próxima vez, testo com o limão também.

Outras receitas com salmão aqui:

2 comentários:

  1. Nunca comi mas gostei muito do aspecto.
    Desejo-te um FELIZ 2013.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Querida Kati,
    Que neste novo ano caminhemos juntos na construção de um Ano Novo e um Mundo Melhor cheio de felicidade, amor, esperança, fé, paz e prosperidade.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...