segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Tofu e legumes salteados no wok

Para BC da Sheila, Sabores de A ao Z, do mesmo jeito que a letra X de Xina que eu mostrei neste Arroz Cantonês, resolvi inventar um país com a letra W, o Wietnã, que representa simplesmente o Vietnã.

A receita veio deste site, receita vietnamita da vovó, coisa que a gente não encontra nos restaurantes, mas sim na casa das pessoas, um tofu frito com cebolinha. Eu acompanhei de legumes salteados no wok.



Usei:
200g de tofu em pedaços (usei seco, mas pode ser fresco, desde bem drenado, usar um papel toalha para retirar o excesso de água)
molho de soja, ervas e temperos para marinar o tofu (é isso que vai dar mais sabor, eu usei ervas de provença e páprica doce)
cebolinha picada
óleo + óleo de gergelim (só uma gotinha deste último para perfumar o prato)
cenoura cortada em lascas
alho-poró cortado em pedaços
cogumelos em pedaços (usei shitake seco, hidratado em água fervente)

Na véspera, marinar o tofu no molho de soja com as ervas e temperos que quiser.

No dia, hidratar os cogumelos shitake e preparar os legumes. Retirar o tofu da marinada, colocar numa peneira, mas guardar o molho que sobrar para depois.


Aquecer uma panela tipo wok, colocar o óleo e o óleo de gergelim, fritar os pedaços de tofu com cuidado para não quebrarem, sem mexer muito na panela.
Na mesma panela, colocar o alho-poró, os cogumelos e a cenoura. Deixar refogar um pouco em fogo alto. Juntar o molho da marinada do tofu, um pouco de molho de ostra, e mais molho de soja, se precisar. Tampar e baixar o fogo, deixando cozinhar por alguns minutos, até que a cenoura fique cozida, mas ainda crocante (al dente).


Servir o tofu com os legumes e arroz. Eu fiz um mix de arroz integral, vermelho e selvagem. E cebolinha por cima (coloquei depois da foto).


Esta receita participa da Blogagem Coletiva Comer Bem para Viver Melhor. Legume da semana: cenoura.


Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.


10 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Muito boa a sugestão, interessante receita anotei-a para experimentar, gostei muito é um prato leve, repleto de sabores e nutritivo.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

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  2. Olá
    Confesso que nunca experimentei tofu, mas gostei desta sugestão, ficou com óptimo aspecto

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

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  3. Que prato tão saudável!!! Não tenho o hábito de utilizar tofu, mas acho que tenho experimentar, porque este prato ficou com óptimo aspecto!

    Beijos*

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  4. Olá Kati,
    seu prato ficou lindo, saudável e irresistível!

    Beijos, ótima semana!

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  5. Oi Kati, muito legal essa sugestão, saudável, saborosa e colorida !!

    Beijinhos e uma ótima semana
    Marisa

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  6. Muito interessante,

    Não costumo comer tofu, mas com a sua receita tão apetitosa fiquei com vontade de experimentar,

    Grande abraço,

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  7. Kati essa receita parece deliciosa, gosto muito de tofu!
    Bjs
    Mel

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  8. Que delícia de prato eu adoro tofu
    beijos

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  9. Bom dia minha linda..
    Gente que prato lindo.. E que fofo o seu país "Amei!" rsr
    Eu nunca comi Tofu acredita? Esses que você fez me parecem tão apetitosos.. e que carinho na preparação amiga..
    Eu achei o máximo..
    Esse arroz está lindo.. e com certeza o sabor tenha ficado tudo de delícia..
    Eita.. eita.. que eu queria ser sua vizinha viu? rsrs
    Ia querer uma xícara de açúcar emprestada todos os dias rssr

    Um beijo mais que carinhoso viu?
    E mais uma vez obrigada por esse carinho super fofo que tem com a BC..

    Aproveitando queria mais uma vez desejar milhões de felicidades..
    Parabéns minha linda e que hoje seu dia seja repleto de mimos viu?
    Feliz aniversário!!

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  10. Muita gente não sabe como aproveitar o tofu né... Ô coisa boa! Seu prato ficou MEGA apetitoso! Adorei a receita!
    bjinhus

    Ana Paula
    www.menucriativo.blogspot.com

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