quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Verrine de salmão defumado, abacate e ricota

Acho que este prato delicioso, chique e muito prático para ser servido no Natal. Pode-se preparar com antecedência e deixar na geladeira até o momento de servir.


Eu resolvi fazer dentro de copos do tamanho normal (300mL), para servir de entrada, ao invés de verrines como petisco, que são muito pequenas. Mas cada um pode fazer ao seu gosto.


Usei:
1 fatia de salmão defumado
1/2 abacate
2 colheres de sopa de ricota
100mL de iogurte natural
sal, pimenta do reino
azeite aromatizado com laranja (ver receita aqui)
óleo de gergelim
vinagre de framboesa (ou suco de limão)
cebolinha

Fiz uma primeira camada de abacate sem casca picadinho, temperado com um pouco de vinagre de framboesa (eu queria usar suco de limão, mas não tinha), sal, um fiozinho de óleo de gergelim (quando você provar este sabor, não vai querer substitui por mais nada, mas se não tiver, use um azeite de boa qualidade).

A segunda camada foi um creme feito com iogurte natural e ricota (ou creme de ricota), temperado com sal, pimenta do reino e um pouquinho de óleo aromatizado com laranja (ver aqui a receita).

Por cima, terminei com lascas de salmão defumado. E para enfeitar, um pedacinho de cebolinha.


Ficou uma entrada chique, fácil de fazer, refrescante. Acho que é uma boa dica para a ceia de Natal, Ano Novo ou festa em casa.

Outras receitas com salmão defumado aqui:

13 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Sem dúvida é uma requintada, linda, saudável e deliciosa entrada, com a vantagem de ser muito prática, ótima sugestão.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Kati, tens toda a razão!!! É uma entrada muito apelativa e saudável! Ficaram lindas :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. KATI DESEJO A VOCE UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO COM MUITA SAUDE E QUE DEUS SEMPRE TE ILUMINE A VOCÊ E A TODOS SEUS FAMILIARES , PARABÉNS PELA PAGINA ADORA VER DA ATE FOME ..RISOS

    BEIJOS

    MARCIA REGINA - BRECHO DO SUL

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Simples e com uma apresentação linda, deve ser uma delicia

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Kati minha querida,
    uma ótima sugestão, além de prática, fica chique e
    deliciosa!

    Amanhã será a minha ultima postagem de 2012,
    quero agradecer a vc por todos os seus cometários no
    meu blog, por sua amizade mesmo sendo virtual, aprendi muito
    com vc, muito obrigada por tudo!

    TENHA UM FELIZ NATAL E UM FELIZ 2013, JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BJS,
    ANDRÉA

    ResponderExcluir
  6. Que delícia e ficou linda adorei
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a receita, vou fazer isto muitas vezes ;))
    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Uma entrada linda e deliciosa,gostei muito.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que mistura inusitada. Eu nunca faria algo assim, de cabeça. Adorei!
    Pelo menso adoro abacate e salmão. Super chique mesmo, hein!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  10. Oi! Fica uma delicia! Já fiz parecido um dia destes e resultou muito bem!
    Bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  11. Menina que você arrasou!
    Gente que coisa mais chique...
    Eu adorei por demais, porque eu adoro abacate acho o sabor maravilhoso..
    Hummmmmmmmmm
    Bom demais da conta..

    Um beijo minha linda e uma tarde especial viu?

    ResponderExcluir
  12. Que bela entrada Kati, requintada e super caprichosa. Gostei muito, estou adorando as sugestões que tenho visto por ai para enfeitarmos nossas mesas de Natal. A sua além de linda é bem saborosa e ficou bem ao meu gosto. Adorei.
    Katinha muito obrigada pelas palavras carinhosas deixadas lá no meu cantinho. Sua amizade e afeto são muito importantes pra mim tbém, a tenho como uma grande amiga. Obrigada viu? Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá Kati,

    Adorei, sucesso garantido - obrigada pela partilha

    até breve
    Paula

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...