quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Xinxim de galinha

A BC Sabores de A ao Z está acabando, e esta é a última letra, a letra Z. Os países com Z são Zimbábue e Zâmbia. No final das contas, são países vizinhos, com praticamente a mesma culinária. Usa-se muito milho e amendoim nos pratos.

Como não achei nenhuma receita interessante para os ingredientes que eu tinha em casa, aproveitei que faz tempo que eu estou com vontade de refazer este xinxim de galinha. Esta receita baiana me impressiona pela semelhança com a cozinha africana, o uso do dendê, do amendoim, do camarão seco...

Queria muito ter usado camarão seco, mas eu não tinha. Sei que tem nas lojas de produtos chineses (eles também adoram o tal do camarão seco), quem sabe na minha próxima visita por lá eu compre. Tentei fazer uma vez com camarão fresco, mas francamente, achei que ele não acrescentou nada ao prato. Então desta vez eu fiz sem. Somente pelo prazer de comer o frango com o molho de amendoim, temperadinho com gengibre, dendê e leite de coco.

Para completar a refeição, fiz arroz com milho, homenageando mais uma vez os dois países africanos de uma só vez. E farofa de dendê, claro.

Então aqui vai o xinxim de galinha baiano mais africano que eu conheço. Usei esta receita aqui, modificando umas coisinhas.



Usei:
3 peitos de frango em cubos (pode ser coxa e sobrecoxa cortadas em pedaços)
suco de 1 limão
1 xícara de chá de amendoim (pode ser metade amendoim e metade castanha de caju)
1 cebola
1 lata de tomates pelados (juntei por minha conta para suavizar o molho)
200mL de leite de coco
sal, pimenta do reino
camarão seco (não tinha)
azeite de dendê
1 cubo de caldo de galinha

Passar no liquidificador o leite de coco, o extrato de tomate, a cebola, o amendoim (reservar alguns para enfeitar) e a pasta de alho e gengibre (e se tiver, a metade do camarão seco). Temperar o frango com sal e o suco de limão.
Dourar o frango no azeite de dendê. Juntar a mistura do liquidificador e o cubo de caldo de galinha. Quando ferver, baixar o fogo, mexendo de vez em quando, e deixar cozinhar por uns 15 minutos. Acertar o sal, a pimenta do reino (e juntar o restante do camarão seco, para quem tiver).

Servir com arroz 3 grãos (integral, selvagem e vermelho). E ainda incrementei o meu arroz, cozinhando junto com ele uma lata de milho verde.

Ficou uma delícia! Mas o molho de tomate deixou um gosto mais suave, perdendo assim um pouco do gosto marcante do xinxim de galinha. Prefiro sem.


Esta receita participada BC Sabores de A ao Z.

Blogagem coletiva

9 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Certamente na Zâmbia esse xinxim de galinha também faria sucesso, pois pela combinação de ingredientes e apaência é delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. hummm que bela maneira de terminar essa Blogagen :) Que deliícia!
    Beijinho doce :)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Não conhecia este pratinho... ficou com bom aspecto!
    Beijinhos e boas festas!
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Apesar de nunca ter comido fiquei curiosa e adorava provar pois gostei do aspecto.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esta receita de frango, mas achei deliciosa!!! Gosto imenso de amendoim e deve dar um sabor fantástico!!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  6. Oi Kati, nunca provei xinxim.Passei para te desejar um ano novo cheio de paz, amor, amizades, saúde e prosperidade.Foi muito bom te-la conhecido.Desejo que no ano que vem seja melhor ainda.Beijos no seu coração querida.

    ResponderExcluir
  7. Kati apesar de sempre ouvir falar nunca comi, parece ser muito bom exprementaria com toda certeza.
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Hummmmm que tudo essa receita amiga..
    Ai que delícia!!
    Simplesmente arrasou na apresentação, como sempre!
    Hummmm que esse prato só de olhar enche os olhos... e fico aqui imaginando como ficou delícia..
    Ai Kati você na cozinha é tudo de bom.. menina que o amor deve amar os dengos que você prepara em?

    Queria agradecer carinhosamente suas participações sempre tão amáveis..
    Você abrilhantou esse BC me fazendo muito feliz.. a cada nova letra uma sensação de carinho tão gostosa..
    Eu só tenho mesmo que agradecer..

    Um beijo carinhoso e aguarde as novidades do fim da BC srrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...