segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Batata - 11/02 ao 17/02: BC Comer Bem para Viver Melhor

Este mês de fevereiro, a nossa BC Comer Bem para Viver Melhor escolheu a batata, em todas as suas formas.

Batata, batata-inglesa, batatinha, escorva, papa ou semilha (Solanum tuberosum) é uma planta que produz um tubérculo comestível rico em amido, um importante carboidrato.

 Imagem retirada daqui

A espécie teve origem nos Andes próximo ao Lago Titicaca e foi levada a outras regiões do mundo por colonizadores europeus. Atualmente são cultivadas milhares de variedades da espécie em todos os continentes e está inserida como um importante alimento na cultura mundial.

Atualmente, o tubérculo é o quarto alimento mais consumido do mundo, com milhares de variedades de diferentes cores, sabores e tamanhos que são utilizadas em receitas no mundo todo. O maior produtor mundial é a China, cuja produção em conjunto com a da Índia corresponde a mais de um terço da produção mundial.

A batata é um alimento versátil, rico em carboidratos e altamente popular em todo o mundo e é preparado e servido das mais diversas formas. Quando fresco, o tubérculo possui cerca de oitenta por cento de água e vinte por cento de matéria seca, da qual a maior parte é amido. A quantidade de proteínas da batata, quando desidratada, é comparável à dos cereais e é bem alta em relação a outros tubérculos e raízes. Além disso, a batata possui pouca gordura e é rica em vários micronutrientes, especialmente vitamina C (quando consumida com a pele, uma batata de cerca de 150 gramas fornece quase a metade da dose diária recomendada.). A batata é também uma fonte moderada de ferro, e a vitamina C promove a absorção do mineral. O tubérculo é, ainda, uma fonte importante das vitaminas B1, B3 e B6 e minerais como potássio, fósforo e magnésio, além de conter fibras dietéticas e antioxidantes, que previne as doenças relacionadas ao envelhecimento.

O valor nutritivo de uma refeição contendo batata depende dos outros componentes e do método de preparação. Por si só, a batata não engorda (e a sensação de saciedade que vem do consumo da batata pode ajudar a controlar o peso.). Uma vez que o amido no tubérculo cru não pode ser digerido pelos humanos, eles são preparados para o consumo através do cozimento (com ou sem pele), fervendo ou fritando. Cada método de preparação altera a composição de uma forma diferente, mas todas reduzem a quantidade de fibras e proteínas, devido à lixiviação durante o preparo da batata na água ou óleo, destruição pelo calor ou mudanças químicas como a oxidação. A fervura, que é o método mais comum de preparação por todo o mundo, causa uma perda significativa perda de vitamina C, principalmente se estiver descascada. Para a batata frita, fritar por um curto período de tempo em óleo quente resulta na alta absorção e reduz drasticamente a quantidade de minerais e de ácido ascórbico. Em geral a perda de vitaminas durante o cozimento é menor, a única exceção é a vitamina C, por causa das temperaturas mais altas.

A batata é o vegetal mais popular do mundo e o quarto mais consumido, sendo usado em receitas em todo o mundo. São utilizadas como massa na Itália, cozidas com bananas na Costa Rica, cozidas com arroz no Irã, recheadas com fígado na Bielorrússia, fritas com feijões verdes na Etiópia, dentre outras incontáveis receitas com o tubérculo. O segredo do grande sucesso da batata é sua grande diversidade, que proporcionam várias opções de cor e sabor. Algumas variedades dão às sopas uma textura cremosa e um gosto delicado que destaca os outros ingredientes. Outros tipos de batata são melhores cozidas, servidas como um simples lanche ou recheadas com diversos ingredientes.

Variedades com maior teor de amido (farinhentas) são melhores para o cozimento, para fritar e para amassar, enquanto outras com menos amido são melhores assadas e mais utilizadas em saladas. Alguns livros de culinária sugerem que o conteúdo de amido pode ser estimado fazendo-se testes simples: o da água salgada (batatas pobres em amido flutuam e as ricas em amido afundam) e o da observação (batatas ovais com pele espessa são melhores para o cozimento, enquanto as grandes e arredondadas servem para várias outras finalidades).

Mas, sem dúvida, um dos pratos mais conhecidos em todo mundo é a batata frita. O alimento apareceu pela primeira vez na década de 1840, e se tornou popular rapidamente em Paris e, posteriormente, a receita se espalhou pelo resto do mundo. A partir da Segunda Guerra Mundial, cerca de 75 por cento das batatas eram utilizadas em lanches rápidos. Atualmente a popularidade mundial da batata frita deve-se também às grandes empresas de lanches, como McDonalds e Burger King, onde o consumo com sanduíches simboliza uma dieta globalizada. Entretanto, o consumo generalizado da batata processada não é tão vantajoso quanto consumir a batata fresca porque, durante o beneficiamento, o produto perde cerca de 50 por cento de seus nutrientes, além de conter muito mais gordura, que aumenta a quantidade calórica da batata e, consequentemente, provoca obesidade.

Fonte: Wikipédia.

Estamos aguardando a sua participação do 11 ao 17 de fevereiro . Qualquer receita com batata, batata-doce, batata baroa pode participar.

Para servir de inspiração, algumas receitas que já passaram por aqui (e olhem que não foram poucas!):

Sopas com batata
Caldo de batata com frango
Sopa de alho-poró, abobrinha e batata com salmão
Sopa de beterraba e outros legumes


Batatas como acompanhamento
Batata gratinada
Batata gratinada com brócolis
Batata calabresa
Rapé de batatas
Batatas assadas com ervas
Batatas suecas (ou hasselback potatis versão com casca e versão sem casca)
Batatas sautées
Pyttipana (picadinho sueco de carne com batata)
Salada de camarão e abacate com batata


Batatas como prato principal
Batata gratinada com bacon e queijo
Gratinado de batata com salmão defumado
Escondidinho de frango com batata
Curry de porco com batatas e passas
Tartiflette

Petiscos com batata
Bolinhos iranianos de batata com carne
Coxinha de galinha com massa de batata



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável. 

8 comentários:

  1. Realmente as batatas são muito versáteis,com elas podemos fazer tudo e mais alguma coisa!
    Beijinhos

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  2. E vamos por toda a gente a falar e a comer batatas eheheh

    Excelente Kati

    Beijocas

    Margaridae

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  3. Oi Kati a BC da batata será ótima hein, receitas com batatas são sempre muito boas.
    Adoro tudo que leva batatas.Beijos querida, tenha uma excelente semana.

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  4. Kati, excelente Post. Bem esclarecedor. Amo batatas! Este ingrediente é super versátil e agrada a todos. bj.

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  5. Kati adorei o post
    boa semana
    beijos

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  6. Katita, ótimo post, adorei saber mais sobre as batatas. E vamos que vamos, receitas é o que não faltam para essas delicias que amo tanto. Bjocas amiga, uma linda semana

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  7. Oi Kati. Muito legal esta coletânea sua de receitas com batata!!

    Abraços, Fabiana.

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