quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bolo de doce de leite

Há um tempo atrás, lancei uma questão aqui sobre o que fazer com doce de leite em barra. Recebi várias sugestões, uma delas, que eu achei bem interessante para o meu propósito, foi a de derreter a barra e fazer um bolo com o doce de leite cremoso. A sugestão era da Andréa Mota, a receita de um "petit gateau", que eu acabei modificando. Eu sou ruim para seguir receitas, na maioria das vezes eu pego somente a ideia e faço algo semelhante com o que eu tenho em casa e seguindo a minha inspiração.

Este bolo eu ofereço como presente de aniversário à minha querida Josy (hoje - quarta) e a minha querida Margarida (que fez aniversário segunda)!

Parabéns, Josy e Margarida! Muitas felicidades durante o ano inteiro!


A receita do petit gateau é na verdade a receita da Chef Carla Pernambuco, o petit gateau de doce de leite: consiste em derreter a manteiga e o doce de leite em banho-maria, retirar do fogo e incorporar as gemas e os ovos e bater bem. Incorporar  açúcar e a farinha peneirados à massa. Colocar o sal, a canela e a baunilha. Levar à geladeira em forminhas preenchidas até 3/4 por 30 minutos, antes de assar em forno preaquecido (160°C), durante 10 minutos.
400g de doce de leite
200g de manteiga
120g de açúcar
80g de farinha de trigo
4 gemas
4 ovos
uma pitada de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de canela.

Eu resolvi adaptar. Primeiro o meu doce de leite não era cremoso, e sim em barra. O que quer dizer que ele tinha mais açúcar, e eu simplesmente me recusei a juntar mais açúcar na receita, e também não juntei as 2 gemas extras. E eu só fiz o equivalente a metade da receita.

O que eu usei:
300g de doce de leite em barra
1 colher de sopa generosa de manteiga
2 ovos
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó

Derreti o doce de leite com um pouco de água em fogo baixo, mexendo sempre. Quando derreteu, juntei a manteiga até formar um creme. Incorporei os ovos, mexendo bem. Juntei a farinha de trigo e bati até ficar homogêneo. Juntei o fermento, misturando delicadamente e levei ao forno.

Como o doce de leite era bastante pesado, o bolo ficou mais pesado, não tão fofo quanto um bolo normal. Eu assei completamente, então o efeito "escorrendo" quando cortado, tipico do "petit gateau" não existiu. O bolo ficou bem úmido, macio, gostoso e perfeito para tomar com um café ou um chá.


27 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Bonitos bolos de doce de leite, perfeitos para acompanhar um café, é uma ideia muito interessante.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Oi! Que lindos que ficaram estes bolinhos! Eu também resisto a seguir receitas... leio-as, fico com uma ideia e depois ponho-as em prática de acordo com a inspiração do momento... ;)
    Bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Ficaram uns bolinhos com um aspecto bem delicioso, gostei mt!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Kati bom dia minha flor. Adoro doce de leite Katita, aliás gosto de doce de leite em tudo, gulosa que sou. Esse bolinho ficou com uma cor linda, tem como me mandar uns dois ous tres ou mesmo quatro pra tomar com meu café da manhã? kkkkk Adorei, muito obrigada pelo carinho e pelo bolinho. Bjocas um lindo dia pra vc

    ResponderExcluir
  5. Que bolinhos deliciosos Kati !
    Ficaram com um aspecto lindo,já comia um :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Kati, que maravilha!! Sou uma gulosa e adoro doce de leite... Devem ter ficado super deliciosos!!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  7. hummm este bolo esta divino ..ganmhei algumas bartras de doce de leite agora ja sei o que fazer ..parabens linda esta divino bjão grandes

    ResponderExcluir
  8. Parecem ser absolutamente deliciosos, com um aspecto super guloso... ai tenho de roubar 1!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kati, eu também tenho dificuldades em seguir receitas, somente algumas vezes sigo à risca.Quando vejo uma receita já fico imaginando como eu a faria.Ás vezes fico fazendo isso até com a receita que acabei de preparar, se torna um vicio né, rsrs.
    Mas é assim que surgem novas receitas, se não ariscarmos serão sempre os mesmos pratos a serem feitos.E minha querida que bela forma de inovar na cozinha, estes bolinhos ficaram dimais.A textura e a cor demonstra todo o seu sabor.Arrasou.
    Beijos querida, tenha um dia especial.

    ResponderExcluir
  10. Um bolinho bem molhadino como eu gosto e bem saboroso. Ficou de certeza muito bom!

    ResponderExcluir
  11. Katita que delicia de bolinho, adorei.
    Quanto ao tapas da próxima vez vou usar menos azeite tb e colocar uma pimentinha, é bom demais né?? some rapidinho... rsrsrs...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Kati que delícia..
    Que novidade gostosa menina..
    Estou aqui imaginando o sabor maravilhoso, já que doce de leite já é tudo de bom purinho, imagine sendo transformado em bolo..
    Eita.. eita..

    E que lindo o carinho com as meninas.. elas realmente merecem.
    São duas pessoas por demais especiais.. e que merecem muitos e muitos miminhos assim srrs

    Beijokas e um dia especial viu?

    ResponderExcluir
  13. Oi Kati, ficaram muito lindos, apetitosos e fofos esses bolinhos !!
    Nunca provei bolo de doce de leite, deve ser uma delícia !!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderExcluir
  14. Oi Kati!!!!

    Cheguei ao seu blog através do blog quitutes da Andrea e salivei com tanta coisa boa!!!

    Já estou seguindo!!!


    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selma,
      obrigada pela visita! Sinta-se em casa aqui no blog.
      =)
      Beijos

      Excluir
  15. Hummmmm muito bom mesmo! Como é que não engorda gente, vendo todos os dias tamanhas delícias? Tenho que fazer também... beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Que bolo bonito de se ver e imagine o sabor! Concordo com a Nina é difícil não engordar com tantas delicias!!
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Ai que delícia de bolo eu adoro doce de leite eu quero
    beijos

    ResponderExcluir
  18. hummm mas que maravilha!!! Um verdadeiro atentado à dieta ;)

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Kati, que dúvida cruel a do doce de leite! Rs. Ainda bem que você encontrou uma receita bem gostosa para usá-lo :) Deve ter ficado muito bom! Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Ficaram lindos,achei o interior uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Kati,
    A Josy vai ficar muito feliz com esse delicoso bolo.
    Nunca fiz bolo com doce de leite, mas não vou resistir, sua receita me conquistou.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  22. oi Kati,sugestão bem diferente essa com doce de leite em barra bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  23. Que lindos!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...