quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cassoulet, a feijoada francesa

O cassoulet é a feijoada francesa. A diferença é que, aqui, ele tem menos molho e ninguém o come com arroz, mas sozinho, em prato único. O feijão branco é tradicionalmente servido com linguiças, carne de porco e/ou de pato (confit de canard).



Assim como a Garbure, que eu mostrei aqui, este prato é típico do sudoeste da França, grande região produtora e consumidora de carne de pato.

A receita tradicional veio daqui, e eu mostro para vocês esta delícia, que nos lembra tanto a nossa feijoada.

Usei:
500g de feijão branco
500g de linguiça de porco fresca (e não defumada)
500g de costela de porco
200g de bacon (não defumado) (não usei)
4 coxas de pato ou de ganso (confit de canard ou d'oie)
1 alho-poró
1 talo de salsão
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
1 colher de chá de tomilho desidratado
1 folha de louro
sal, pimenta do reino

Na véspera, deixar o feijão de molho (ou por pelo menos 12h).
Cortar a costela em pedaços grandes, temperar com sal e pimenta do reino. Dourar numa frigideira com um pouco da gordura do pato.
Refogar os legumes, menos o feijão, picados, com alho, tomilho e louro. Cobrir com água e deixar cozinhar por 1h30 (eu usei o caldo que sobrou da Garbure).
Escorrer o feijão, colocar no caldo e deixar cozinhar tranquilamente por 1h. Cobrir com caldo somente até a altura do feijão. Juntar a carne de costela.


Numa frigideira, assar as linguiças com um pouco de óleo (ou gordura do pato).


Retirar o confit de canard da sua gordura (aquecer no forno ou na panela durante alguns minutos). Arrumar o feijão com os legumes e o caldo numa travessa que possa ir ao forno, dispor as carnes por cima (costela, linguiças e pato) e levar ao forno para terminar de cozinhar por mais uns 30 minutos, ou até que o caldo tenha sido absorvido. Se quiser, polvilhar com farinha de rosca.



O cassoulet também é melhor requentado. Servir com um vinho tinto bem encorpado.

Esta receita participa da Blogagem Coletiva Comer Bem para Viver Melhor. Legume da semana: feijão.


Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.




33 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Embora que diferente da brasileira é sem dúvida muito saborosa, ótima seleção de ingredientes e com carnes mais magras, impossível não gostar.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati... Por acaso aqui em Portugal a feijoada tb é servida com arroz branco a acompanhar raramente se faz simples... e sempre com feijao manteiga (vermelho!!!
    Adorei esta cassoulet

    Breve breve vou aí á Euro disney com os meus filhos ja sei o que vou experimentar comer!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  3. Adoro cassoulet, é um prato a que não resisto!! Ficou com óptimo aspecto!!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  4. Un petit plat parfait pour moi, j'adore, très belle réalisation!

    Bisous

    ResponderExcluir
  5. Nunca provei, mas ficou super apetitoso!!!
    Comia um pratinho desses :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Venho agradecer a visita e o comentário no meu blog e desejar-te as maiores felicidades aqui para o teu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luísa Alexandra,
      obrigada pela visita e pela atenção.
      Sinta-se em casa aqui no blog.
      Beijos

      Excluir
  7. Se colocares uma caixa de seguidores do Google Friend Connect é mais fácil seguir as tuas actualizações :)

    ResponderExcluir
  8. Kati,
    essa feijoada é de enlouquecer as lombrigas, gostei muito
    do passa a passo, receita nota 10, adorei!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Kati eu adoro feijão por mim comia todos os dias, mas marido e filha não curtem muito.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  10. Há claro esqueci de comentar que feijoada diferente, feijão branco!! hum parece muito bom.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  11. Kati
    Que refeição maravilhosa !
    Não precisa de arroz,está 5*
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Kati. Que prato diferente, acho que iria gostar de provar :). Desculpe não indicar blogs para o desafio literário, mas deixei um recadinho lá para quem quiser participar também :)

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  13. Que delicia !!! Para mim está bem assim!
    Beijinho doce :)

    ResponderExcluir
  14. Olá kati!
    Ficou um prato muito apetitoso, com feijão branco que delicia!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
  15. hummm que delicia amei adoro feijão branco
    bjão grandes boa quarta feira

    ResponderExcluir
  16. Que delícia de prato Kati eu nunca experimentei cassoulet deve ser divino
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Katinha querida, adoro cassoulet, a primeira vez que experimentei foi em uma festa de bodas de prata, me apaixonei de imediato e as vezez faço em casa. Que delicia a sua receita, caprichosa, nunca provei pato sabia? O que eu comi era com frango, ao invés do pato. Dizem que é uma carne muito saborosa. Ficou lindo seu cassoulet. De dar verdadeira água na boca. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, nunca vi com frango, não. Por aqui, quando não leva pato, ela é feita somente com carne de porco.
      De qualquer jeito, fica uma delícia.
      Beijos

      Excluir
  18. Oi Kati eu adoro cassoulet e de vez em quando no frio faço aqui em casa, aquece bem o corpo e a alma, pois o sabor é maravilhoso.Costumo faze-lo com linguiça calabreza, ainda vou experimentar do seu modo, adorei.Beijos querida, tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  19. Minha linda eu sou louca pra comer Cassoulet, deve ser muito gostosa..
    Hummm pela carinha da sua ficou tudo de gostosa..
    Kati, será que se eu substituir o pato por frango fica legal?
    Já vi que a Josy experimentou rs Acho que vou tentar, porque me deu uma vontade rsrs
    Hummmmmmmm amei a dica..
    Um beijo mais que carinhoso e uma tarde linda viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila,
      eu nunca tentei substituir por frango. Por aqui, quando não leva pato, leva somente carne de porco e linguiça, e posso garantir que fica bom também.
      Se for fazer, faça como achar melhor, com ou sem frango. Confio na sua intuição.
      Beijão!

      Excluir
  20. Kati querida, que lindo cassoulet, adoro... Tente fazer a foccacia, não se arrependerá, a massa é deliciosa de mexer.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Cassoulet é uma delicia!

    Normalemente fazemos no inverno pois é um prato bem quente!

    Com um vinho sempre vai muito bem! rs

    Beijinhos
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      obrigada pela visita ao blog. Sinta-se em casa.
      Por aqui, com a neve que está caindo, é a receita perfeita!
      Beijos

      Excluir
  22. Nunca comi mas é daqueles pratos que sabem nestes dias tão frios.
    Seria um jantar perfeito.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá Kati tenho muita vontade provar cassoulet, quando estive na França provei algumas coisas deliciosas como o foie gras, confint de canard e até escargot que nunca me imaginei comendo, mas tudo era tão saboroso! Quando retornar quero provar este cassoulet e quem sabe você não prepara para mim... seus pratos também são feitos com muito amor, isso se percebe de longe!! Obrigada pelo convite para participar do desafio literário, tenho o hábito da leitura desde criança e sempre costumo ler muito, mas como em 2012 estava morando na Espanha dei preferência em fazer cursos para aprender bem o idioma e acabei lendo apenas um livro ficando mais com os livros de estudo. Que pena, mas vou adorar participar do próximo.
    Bjs e ótima noite

    ResponderExcluir
  24. Olá Kati !
    Adoro feijoadas e esta tua está uma delicia concerteza !!!
    Muitos beijinhos e obrigado por todo o carinho.
    Anabela Salema

    ResponderExcluir
  25. Mesmo sem arroz branco, deve ficar delicioso!!
    Adorei conhecer o cassoulet!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  26. Ficou malvado este feijão, e eu adoro essa malvadeza! Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Tomara que este ano aqui faça um inverno beeem frio para eu fazer esse prato. Deve ser delicioso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...