terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Cogumelos recheados com charque e ricota

Feliz Ano Novo! Que vocês aceitam todos os meu votos de felicidade para este ano de 2013! Que o ano seja cheio de oportunidades para todas as suas realizações. Saúde, paz, amor, compreensão e paciência é o que eu desejo a todos.

E agora, vamos ao que interessa.

Depois que eu descobri os cogumelos recheados, de vez em quando eles aparecem lá em casa. Primeiro pelo sabor incomparável dos cogumelos assados no forno. Depois porque eu também descobri a delícia de usar ricota (ou creme de ricota) no recheio, acompanhada de um refogado de carne, ou somente vegetais picados.

Eu já mostrei estes cogumelos recheados com carne moída e ricota aqui, e desta vez eu usei um pouquinho de charque (carne seca) já cozida, desfiada e refogada com cebola, (que sobrou deste escondidinho de macaxeira com charque) e um pedaço de pimentão vermelho picadinho. E claro, com ricota, que deixou o recheio aveludado, cremoso e delicioso.

Primeiro, destacar os pés do cogumelos dos seus chapéus. Com os pés, cortar e descartar a parte suja de terra; picar o restante. Com os chapéus, retirar a pele e arrumá-los num prato que possa ir ao forno.
Refogar os pés do cogumelos com um pouco de azeite. Juntar o pimentão em cubinhos. Juntar a charque com a cebola e deixar aquecer. Desligar o fogo, juntar a ricota até formar uma pasta. Temperar com sal e pimenta do reino. Rechear os cogumelos com esta mistura. Levar ao forno preaquecido por uns 20 minutos, até dourar a superfície.

Estes cogumelos ficam muito bem de entrada na ceia de Natal ou de Ano Novo, ou num jantar com amigos, acompanhados de uma boa taça de vinho.


Se não tiver cogumelos, pode fazer com abobrinha, berinjela, tomate ou pimentão. Quer ver outros legumes recheados? Olha aqui:

2 comentários:

  1. Bom dia minha linda..
    Como sempre uma receita maravilhosa..
    Nada como começar o dia com uma dica maravilhosa assim.
    Um beijo mais que carinhoso e um dia especial viu?

    ResponderExcluir
  2. Adoro cogumelos recheados e esses ficaram excelentes.
    Boas Festas.
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...