terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cordeiro ao molho de alecrim, limão e vinho branco

Eu gosto muito de carne de cordeiro. Não para o almoço de todo dia, porque a carne tem um sabor bem forte e especial. Mas de vez em quando, numa data comemorativa, um jantar com os amigos, ou para a ceia de Natal ou do Ano Novo, eu gosto muito.

O sabor da carne é forte, e fica delicioso quando feito com especiarias e frutas secas, como este tajine de cordeiro aqui, que eu fiz para a ceia de Ano Novo do ano passado. Este ano, resolvi fazer com vinho branco, que eu acho que combina mais com a carne de cordeiro do que eu vinho tinto, e uns temperos mais leves, e não menos aromáticos, como alecrim e limão.



Usei:
2kg de cordeiro com osso (usei pernil cortado em fatias bem grossas)
4 dentes de alho
1 limão (raspas e suco, usei limão siciliano)
1 colher de chá de alecrim desidratado (pode ser um ramo de alecrim fresco)
500mL de vinho branco seco (usei Sauvingon)
1 folha de louro
sal, pimenta do reino
1 cebola picada
2 cenouras em rodelas
2 cubos de caldo de carne

Na véspera, fazer uns furos com a ponta da faca na carne do cordeiro e enfiar lascas de alho. Colocar o cordeiro com o alho num recipiente com vinho branco, louro e alecrim. Retirar a casca de um limão com o descascador de legumes, sem chegar na parte branca. Cortar as cascas em fatias bem finas, espremer o limão e colocar o suco e as raspas na marinada.
No dia, escorrer o cordeiro numa peneira, reservando a marinada. Selar o cordeiro em pedaços no óleo quente. Quando dourar, reservar. Colocar a cebola picada na panela, refogar um pouco até que fique transparente. Voltar o cordeiro à panela. Molhar com a marinada (completar com água até a altura, se necessário), colocar os cubos de caldo de carne, juntar a cenoura em rodelas e deixar cozinhar por 2 horas em fogo baixo. Quando o cordeiro estiver macio, se desmanchando, é hora de desligar.

*Neste ponto, eu deixei esfriar completamente e retirei toda a gordura que se juntou na superfície da panela.


Reservar os pedaços de cordeiro, retirando os ossos e a pele, com cuidado para não desmanchar a carne toda. Levar o caldo para reduzir pela metade em fogo alto. Voltar a carne de cordeiro para a panela e aquecer na hora de servir.


Eu servi este cordeiro com os rolinhos de vagem e presunto, o que deixou o jantar mais leve e balanceado. Mas o cordeiro pode ser acompanhado de batatas ou de sêmola de trio (couscous).

Este post é dedicado à talentosa Lenita do blog Tentações sobre a Mesa, para passatempo de aniversário do blog  - "Vinho meu, minha Tentação".

25 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Combinação perfeita de ingredientes o pernil de cordeiro devia estar muito saboroso, deliciosa refeição.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Kati, tenho que confessar que não sou a maior fã de cordeiro, mas tenho que reconhecer que este cordeiro ficou fantástico! A carne parece ter ficado macia e suculenta... Huuum :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. Nao gosto de cordeiro mas o aspecto està optimo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Partilho da tua opinião relativa ao cordeiro... de vez em quando e com uma excelente preparação como esta parece sewr :)
    Bjs
    paula

    ResponderExcluir
  5. Guria que delícia! Eu amo carne de cordeiro! E a sua combinação deve ter ficado ótima!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Kati,
    a carne de cordeiro tem um cheiro e sabor forte, pra ficar
    saborosa tem que ser bem feita do jeitinho que vc fez, chique
    demais, adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Kati,
    Fiquei muito feliz por teres participado no meu passatempo!
    Sabes acertaste mesmo com a receita... cordeiro é a minha carne favorita, logo seguida pelo pato.
    Apresentas uma receita fantástica, com alecrim que considero indispensável no tempero desta carne e o vinho, claro, tal como tu também prefiro o branco.
    Muito obrigada pela tua atenção e carinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Kati, que delicia amiga, amei... Ontem fiz o seu mil folhas de abobrinha, um pouco mais light pq usei creme de ricota light, divinos, os loucos por abobrinha em casa adoraram (eu e Juh...) kkkk...
    Ah, vc comentou a semana passada que qualquer hora vai tentar fazer foccacia, coloca aquele seu azeite do alho em conserva, coloquei metade do que vai na receita dele... vale a pena... ficou ainda mais gostosa... o saborzinho das ervas ficam na massa...
    divinooooo....
    Beijossss

    ResponderExcluir
  9. Querida Kati,
    Muito obrigada pela tua participação no meu passatempo, acredita que fiquei radiante.
    Acertaste mesmo em cheio, cordeiro é das minhas carnes favoritas, logo seguido pelo pato.
    Temperaste com alecrim, limão e vinho branco o qual também é a minha escolha.
    Comeria este cordeiro com muita satisfação.
    Mais uma vez obrigada pelo teu carinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Kati, acho que comi carne de cordeiro só uma vez.
    Realmente é forte, mas você a fez de um jeito que ficou uma tentação muito saborosa, gostei demais !!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderExcluir
  11. Kati,gosto muito de carne de cordeiro e esta está uma maravilha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. minha linda aqui consumimos muito cordeiro tambem é uma caren super saborosa e a sua esta divina parabens bjão gramndes boa terça feira

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Kati, já comi carne de cordeiro e realmente tem um sabor bem forte, a preparação deve ser como a sua para que tenha uma mescla de sabores. Arrebentou neste cordeiro!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Bom dia minha linda..
    Nossa que prato lindo.
    Eu nunca fiz carne de cordeiro, mas minhas formigas amam de paixão, sempre que vamos a um restaurante é uma das primeiras carnes que pegam..
    A sua ficou com uma carinha linda.. super convidativa e imagino eu que irresistível..
    Hummmmm delícia..

    Kati eu fiz o Cassoulet srrs
    Tá que não ficou tão lindo quanto o seu, mas ficou muito delícia..
    Também não posso chamar de verdadeiro Cassoulet, porque eu dei uma improvisada, mas mesmo assim o resultado foi divino..
    Menina o que é aquilo?
    Hummmm tudo de delícia..
    Assim que eu postar eu venho te avisar viu?
    Milhões de beijos..

    ResponderExcluir
  15. Oi Kati, só me lembro de ter comido cordeiro uma vez na minha vida, foi de uma patroa dona de uma loja que eu trabalhei.Achei uma delicia, desde então nunca mais vi ou comi.Sua receita ficou linda e parece deliciosa.Adorei e anotei.Beijos querida, tenha um dia cheio de bençãos.

    ResponderExcluir
  16. Kati que prato lindo que ficou e deve ter ficado muito saboroso
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Lurdes,
      seja bem vinda ao blog! Sinta-se em casa.
      Beijos

      Excluir
  18. Hmm e está com óptimo aspecto :) Alecrim e limão Hmmm que saborosa :)
    Um grande beijinho

    ResponderExcluir
  19. Esse cordeiro tem um aspecto super delicioso.
    O molho deve ser tão bom!!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito de pratos com alecrim e o teu deve estar delicioso.
    Kiss, Susy

    ResponderExcluir
  21. Hmmmmmm e a vontade de comer?

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...