quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Creme de galinha ou frango ao molho de queijo com cuscuz nordestino

O prato que eu sempre fazia para o jantares de aniversário, ou quando eu convidava alguns amigos, era este creme de galinha. Foi um dos primeiros pratos que eu aprendi a cozinhar, e que já me rendeu muitos elogios.

Desta vez, mudei um pouco o creme, juntando requeijão, e posso chamar de frango ao molho de queijo. Como eu não tenho queijo catupiry por aqui, tenho que achar um que o substitua. Usei cream cheese. Não é a mesma coisa, mas ajuda bastante no sabor e na textura.



Usei:
2 peitos de frango desfiados (cozidos com ervas, cebola e cenoura, aproveitei para fazer um caldo de frango caseiro)
1 cebola picada
1 lata de tomates pelas com o suco (400g)
100mL de creme de leite
150g de queijo cremoso (usei cream cheese, pode ser requeijão ou queijo catupiry)
50g de azeitonas fatiadas
1 cubo de caldo de galinha
azeite
sal, pimenta do reino

Começar refogando a cebola no azeite, até dourar. Juntar o frango desfiado e deixar refogar um pouco. Juntar os tomates pelados com o suco da lata, esmagando os tomates até que eles desmanchem. Juntar as azeitonas picadas, o cubo de caldo de frango dissolvido em um pouquinho de água fervente, e deixar ferver, baixar o fogo e deixar apurar uns 5 minutos. Desligar o fogo, juntar o creme de leite e o queijo cremoso e misturar bem. Acertar o sal, juntar a pimenta do reino e servir.


Tradicionalmente, o creme de galinha é servido com arroz e batata palha.
Eu servi acompanhado de um cuscuz nordestino.
Pode-se juntar milho e ervilha ao creme. Eu preferi sem, visto que ele foi servido com cuscuz, que já é feito de milho.
E posso dizer que o frango bem molhadinho vai muito bem com o cuscuz nordestino.

Eu usei uma mini cuscuzeira, que é conhecida como "cuscuzeira peitinho" (repara na forma do cuscuz!). Comprei em Recife, naqueles vendedores da frente do Mercado de São José. A porção é perfeita para uma pessoa. Fiz o cuscuz simples, para ser servido com o creme de galinha, mas vou tentar de outras vezes fazê-lo recheado.



Imagina o cuscuz quentinho com manteiga derretendo por cima...

26 comentários:

  1. Bom dia alegria!!! Kati minha querida, ainda nao sao 8 da manha e eu ja estou aqui a babar a olhar para o seu frango ao molho de queijo, que maravilha... Vou experimentar, so nao posso fazer os couscous pq aqui em casa só eu é que gosto e nunca estou sozinha!! Maravilha!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati,
    Entende-se ter conseguido tantos elogios com o frango ao creme de queijo, tem uma linda apresentação, é muito nutritivo e delicioso, (gostei muito do mini cuscuz).
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Adoro esta prato, Kati!! O creme de galinha ficou um aspecto delicioso e ainda por cima com queijo deve ficar muito apetitoso, adorei!!!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Kati ficou simplesmente divina esta tua refeição ficou mt apetitosa!

    Bisous

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Kati,

    Consigo imaginar a manteiga a derreter e o cheirinho do creme - delícioso de certeza

    Até breve
    Paula

    ResponderExcluir
  6. Gostei imenso do aspecto, que maravilha!

    ResponderExcluir
  7. Kati esta refeição está com um aspecto de comer e chorar por mais!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Kati,
    esse creme além de fácil fica lindo, amei a
    receita, e com estes ingredientes só pode ter
    ficado uma delícia!
    Nunca fiz cuscuz, o seu ficou perfeito!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. minha linda eu amoo cuzcuz e tudo que vai com ele ..amei sua receita original e perfeita bjão grandes

    ResponderExcluir
  10. Oi Kati, não é a toa que recebestes tantos elogios, maravilhoso esse prato, amei !!
    O formato do cuscuz ficou uma graça e cuscuz é bom demais.
    Parabéns pelo prato tão saboroso, ficou perfeito!!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderExcluir
  11. Que bom aspecto! E ficou muito bonito esse pratinho

    ResponderExcluir
  12. Oi Kati este creme ficou divino, com cuzcuz ficou tudo de bom.Adorei sua cuzcuzeira peitinho, ficou um charme, rsrs.Beijos amada, tem razão de render-lhe muitos elogios.

    ResponderExcluir
  13. Kati ficou divino este creme de galinha, já estou levando a receita. bjo

    ResponderExcluir
  14. ummmmmmmmm que pinta ams rica¡¡¡, me encanta la receta, besos

    ResponderExcluir
  15. Ai que delícia,o prato ficou lindo
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Katita querida que delicia esse creme de galinha, ficou com uma textura bonita e bem cremosa como gosto. Juntio ao seu cuscuz nordestino, fez uma linda e harmoniosa parceria. Adorei amiga. Belo prato e sugestão. Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. oi Kati,sugestão perfeita esse creme com couscous bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kati,

    Combinação deliciosa e cheia de "sustança" esta, rsrs. Este prato também tem uma "índole" bem brasileira, né? gostei!

    Beijoca

    ResponderExcluir
  19. Flor, que maravilha!

    Como pernambucana e louca por cuscuz te digo que o prato ficou lindo e com carinha de " me coma" hahaha

    Amei!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  20. Um prato novo para mim e de aspecto muito convidativo!
    beijinhos
    Paula

    ResponderExcluir
  21. Kati amei sua receita lindo que ficou esse prato!! bejinhos tenha uma linda semana

    ResponderExcluir
  22. Kati,

    adorei adorei mesmo sua receita.

    um prato de diferente porém simples!
    genial!

    Beijinhos
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Kati minha querida, cheguei tarde???rs
    Hulalá o pecado da gula me toma pela boca, sensacional a receita!
    Salivei aqui.
    Bjinhos carinhosos. Re

    ResponderExcluir
  24. Nossa! Seu blog é tudo de bom!
    Vim te conhecer e já estou te seguindo. Se quiser pode me fazer uma visita para conhecer o meu cantinho.
    Bjs
    http://artinfelt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu sou nordestina...manda pra ca esse cuscuszinho....delicia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...