segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Feijão - 11/01 ao 17/01: BC Comer Bem para Viver Melhor

Este mês de janeiro, a nossa BC Comer Bem para Viver Melhor escolheu o feijão, em todas as suas formas.


Esta planta originária da América Central e do Sul (Andes) tem um papel importante na alimentação humana, sendo fonte de carboidratos e de proteínas. O feijão constitui um alimento de base para certas populações de países em desenvolvimento, principalmente na América Latina e na Africa do leste. Como todas as leguminosas, ele é nutritivo, energético (rico em carboidratos, mas pobres em gordura) e constitui um ingrediente barato em inúmeras receitas tradicionais.

Ele pode se conservar durante muito tempo sob a forma de grãos secos, mas apresenta o inconveniente de precisar ficar de molho e cozinhar durante bastante tempo.

O feijão é um dos legumes mais consumidos do mundo. Entres as leguminosas, ele fica em primeiro, seguido das ervilhas, o grão de bico. Entre os legumes em geral (sem contar a soja), ele fica na décima posição, atrás da batata, da mandioca, do tomate, do repolho, da cebola, do inhame, do pepino, da banana da terra e da berinjela.

Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família 'Fabaceae'. Proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. A combinação de arroz com feijão é típica da culinária do Brasil. Geralmente, tal combinação acompanha carnes, verduras e tubérculos. O feijão também é a base de um dos principais pratos da culinária típica brasileira e portuguesa, a feijoada.

Em Portugal, o feijão-comum (Phaseolus vulgaris) é a base de várias sopas e da feijoada, misturado com arroz ou como elemento de acompanhamento obrigatório das tripas à moda do Porto e, ainda em alguma doçaria (por exemplo, o pastel de feijão). As vagens verdes (feijão verde) podem acompanhar, cozidas, qualquer prato de peixe cozido, e, cortadas às tiras, em sopa (sopa de feijão carrapato). No caso do feijão frade, é frequentemente servido com cebola e salsa picadas, a acompanhar atum.

O consumo em quantidades de média a alta de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias. Acredita-se que esse efeito benéfico do consumo do feijão é devido à presença de metabólitos secundários nessa leguminosa, os fitoquímicos, sendo os que presentes em maiores concentrações os compostos fenólicos e os flavonoides.

Uma curiosidade de ordem cultural, é a preferência de certas espécies de feijão em função da sua cor.
Na Europa, particularmente na França, a preferência é pelos grãos brancos ou claros. Esta preferência é baseada na crença, não fundamentada, de uma toxicidade ligada à cor da pele do feijão, ou pela cor considerada "pouco apetitosa" do caldo do feijão escuro.
Na América, os ameríndios nunca selecionaram as plantas em função da sua cor, e por isso sempre consumiram feijões mais escuros.
Os feijões de cor escura são também os preferidos na Africa. Em função do pais, a preferência é pelos feijões pretos (Brasil, Guatemala, Venezuela), pelos vermelhos (Colômbia, Honduras) e pelos marrons (Peru).

Fontes: Wikipédia (pt) e Wikipédia (fr).

Estamos aguardando a sua participação do 11 ao 17 de janeiro. Qualquer receita com feijão preto, branco ou de qualquer outra cor, ou vagem (feijão verde em Portugal).

Para servir de inspiração, algumas receitas que já passaram por aqui:



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável. 

9 comentários:

  1. No mês passado não consegui participar... Espero conseguir este !
    Beijinho doce :)

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  2. Olá.
    Gostei muito de tudo que vi por aqui, adorei seu blog,parabéns.
    Até mais

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  3. Olá Kati,
    Ótimo texto, muito didático.
    Beijo,
    Vânia

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  4. Katita querida, texto perfeito... bom demais...
    Enfim estou de volta as visitas... Beijos querida... boa semana

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  5. Kati adorei ler o texto, tentarei postar uma receita também pois quem não gosta de um bom feijãozinho!
    bjs

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  6. Olá!!!
    Não conhecia o blogue, mas tive a cuscar e gostei imenso! já adicionei aos meus favoritos :)
    Deixo também aqui um convite, em forma de pedido, para fazer uma visita no meu. Se gostar, não deixe de adicionar!!!
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    Beijinhos

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    1. Oi Susana,
      sinta-se em casa aqui no blog, e volta sempre!
      Depois vou te visitar.
      Beijos

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  7. Bom dia Kati.. devo confessar que os ingredientes de janeiro me deixaram por demais feliz.
    Eu adorei as escolhas.. Hummmmm
    Adoro feijão... adoro manga..
    Com certeza colocarei a cachola pra funcionar por aqui..
    Um beijo daqueles estalados no coração viu?

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