terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Fondue chinesa ou Hot Pot

Com algumas colegas de trabalho, cada uma de um lugar diferente (Brasil, França, China e Camarões), tentamos nos organizar para fazer uma comidinha uma vez por semana. Semana passada, fiz um prato brasileiro, o cuscuz nordestino, que fez sucesso entre elas. Desta vez foi a chinesa que nos fez um prato típico, a fondue chinesa (Hot Pot ou ainda fondue chinoise). Ela me deu algumas dicas, que eu compartilho com vocês.

A origem do nome em chinês, Huo Guo (火 锅 ), e é a sequência dos caracteres fogo (火 Huo) e panela (锅 Guo). Nada mais lógico para descrever o prato. Fonte.

Esta fondue consiste em fazer uma fondue de carnes e legumes cozidos num caldo de carne. Como de praxe, a panela com o caldo fica no centro da mesa, em cima de uma placa elétrica ou de um fogareiro, algo que mantenha o caldo aquecido.

As carnes e os legumes ficam à disposição de todos. Ao invés de cada um ter um garfo longo, como na fondue tradicional, a gente comeu de pauzinhos. Claro que com um garfo do lado, porque tinham coisas mais ...digamos...difíceis de comer, bem escorregadias. Cada um tem um pratinho e uma tigelinha para o molho. Uma escumadeira na panela ajuda todos a se servirem.


Para quem quiser, depois de comer as carnes e os legumes, pode-se tomar o caldo feito sopa, pois a esta altura ele ganhou o sabor dos alimentos que foram cozidos nele. Dizem também que a sopa no final da refeição ajuda na digestão. No final, já estávamos satisfeitas e não tomamos sopa, então guardei os restos e fiz uma bela sopa no dia seguinte.

Para as carnes, tudo é válido. Carne de boi, porco, cordeiro, ave, peixe, camarão, lulas, kani kama ou delícias do mar (tirar o plástico na hora de colocar na panela). As carnes são cortadas em fatias bem finas. O segredo é fatiar a  carne quando ela ainda está um pouco congelada (eu descongelei somente alguns minutos no micro-ondas, na função própria para descongelar, potência bem baixa).

Quem quiser, pode colocar também ovo para ser cozido, tradicionalmente "poché". Mas o melhor é cozinhar com casca por 5 minutinhos antes da refeição e colocar na mesa já descascados, para não fazer bagunça no caldo.

Coloca-se também uma variedade de verduras (brócolis, cenoura, alho-poró, batatas cortadas em lâminas, etc.). Alguns serão cozidos no caldo, outros serão consumidos crus. Algumas folhas de alface servem para fazer rolinhos com a carne, passando sempre no molho.

O molho usado é a base de amendoim e não se consome em nenhum outro prato chinês, somente na fondue. Nada mais simples. Basta diluir um colher de manteiga de amendoim com um fio de óleo de gergelim em duas colheres ou mais do caldo já quente.

Usei:
carne de boi (usar uma carne macia e em fatias finas para que não precise de muito cozimento)
carne de porco (usar sobrepaleta, ou copa, o equivalente ao acém do boi, uma carne mais gorda e saborosa)
camarão (comprei limpo, já sem cabeça e sem casca)
kani kama ou delícias do mar (sem o plástico)
alho-poró (cortei um pedaço da parte branca no sentido do comprimento e abri as folhas)
alface

alguns produtos encontrados em lojas chinesas:
1 embalagem de caldo para fondue chinesa (cuidado pois alguns sabores são bem picantes)
tofu (usar o seco e fresco, desde que firme o suficiente para pegar com o garfo)
cogumelos negros
bolinhas de carne e de peixe (tipo almôndegas)
alga verde em tirinhas
macarrão chinês transparente
quadradinhos de massa de arroz
pão de arroz (espécie de pão esponjoso, frito, que absorve o caldo da fondue até ficar quase submerso)
folhas de soja (não as folhas da planta, mas algo que parece uma folha de papel, feito de soja)

Os produtos tradicionais chineses eram bons, na sua maioria. Gostei muito do macarrão transparente, das algas, e da folha feita de soja, além do meus queridos cogumelos negros. Mas os bolinhos de carne e de peixe, os quadradinhos de arroz e o pãozinho esponjoso não me conquistaram. Se eu for fazer uma fondue desta sozinha, acho que não usarei nenhum destes últimos produtos.

O funcionamento é o seguinte: colocar o macarrão, as algas e a folha de soja dentro de uma tigela com água fria para hidratá-los. Colocar o caldo para fondue chinesa na água fria (cerca de 2 litros). Levar ao fogo até ferver e o caldo dissolver completamente.


Preparar o molho: Pegar umas colheradas de caldo quente e usar para dissolver a manteiga de amendoim, junto com o óleo de gergelim. Cada pessoa tem uma tigelinha com molho para molhar a carne e os legumes.

Na primeira rodada, geralmente sem carne, juntar os legumes (alho-poró e cogumelos), o macarrão, as algas, a folha de soja, os quadradinhos de arroz e os pãezinhos na panela. Quando ferver (como a minha placa elétrica não era forte o suficiente, levei ao fogão até ferver, depois trouxe de volta para a mesa), é hora de comer. Cada um retira o que quiser comer da panela, usando a escumadeira, e coloca no seu prato. Com os pauzinhos ou com o garfo, molhar o legume no molho e comer. Fazer o mesmo com o macarrão e as algas, que ficam muito saborosos depois de terem sido cozidos no molho.

Na segunda rodada, juntar as carnes (boi, porco, camarões, kani, bolinhas, etc.) no caldo e deixar cozinhar por alguns minutos. Quando estiver cozido, enrolar o pedaço da carne escolhida na folha de alface (usando as mãos mesmo!) e comer, molhando o rolinho no molho de amendoim.

Para o resto da refeição, cada um coloca o que quer na panela do caldo, e se serve o quanto quiser. Se precisar, colocar mais água quente no caldo para manter o nível dentro da panela. E de vez em quando, transferir o macarrão, as algas e as folhas de soja da panela com água fria para o caldo.

Esta refeição pode durar horas! Enquanto isso, todos conversam em volta da mesa. Um prato muito convivial e uma boa sugestão para receber os amigos.

O molho de amendoim foi um sucesso à parte! Simples e delicioso.

Quem não achar o caldo para fondue nas lojas chineses, pode usar (não vai ser o mesmo gosto, mas acho que resolve) uns 2 ou 3 cubos de caldo de carne tradicional, ou caldo caseiro.

16 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Diferente mas muito interessante e facilmente adaptável às preferências, anotei o post para experimentar.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia minha linda..
    Gente que novidade gostosa..
    Eu adorei.. e o mais gostoso fora todos esses ingredientes maravilhosos, é a companhia dos amigos em volta da mesa né?
    Imagino que é uma farra rsrs
    Adorei..
    E gostei da sugestão para quem não achar esse caldo pronto..

    Um beijo mais que carinhoso e um dia especial viu?

    ResponderExcluir
  3. Oi Kati, que maravilha de "foundue"!! Novidade super interesante e apetitosa e você explicou e detalhou muito bem, legal demais!! Delícia de encontro. Adorei !!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderExcluir
  4. Gostei da ideia pois adorava experementar para mim essas comidas seriam uma novidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. oi linda adoro esta cmidinha vc fesz tudo perfeito ..parabens bjão gtrandes

    ResponderExcluir
  6. Kati que delícia bem diferente adorei quero fazer
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Kati,
    gostei muito da sua postagem muito bem explicada, fondue é tudo de bom!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  8. Bem diferente, nunca provei....bom aspeto, bjokitas

    ResponderExcluir
  9. Bommmmmmmmmmmmm dia Kati, minha amiga, aqui se fala que "a curiosidade matou o gato" mas eu fiquei super curiosa com esse seu fondue... Quando for na cidade (sim pq aqui onde eu moro nao tem produto chines) ver se encontro algumas coisas para experimentar!!!

    Muito bom!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida, no Brasil a gente também diz isso sobre a curiosidade. Acho que nem precisa de produtos chineses de verdade, se você não encontrar. Da para adaptar com caldo de carne, carnes e legumes e fica uma delicia!
      Beijo

      Excluir
  10. Que maravilha! Deve ser bem curioso, e saboroso! Uma mesa linda!*

    ResponderExcluir
  11. oi, Kati! Adorei conhecer esta tradição... deve ser bem gostosa e saudável!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderExcluir
  12. Que belo fondue. Eu gosto muito e é sempre um momento agradavel de convivio.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Kati,

    Gosto de todas as frutas, manga é uma das minhas preferidas!

    Uma partilha saboroso, adorei

    Até breve
    Paula

    ResponderExcluir
  14. Kati,

    Reunir-se com amigas (e eventualmente amigos), para colocar o papo em dia, comendo coisas gostosas é tudo de bom, né? rsrs. Esta fondue chinesa deve ser uma delícia, e as suas explicações foram muito claras, thanks! rsrs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Oi Kati, quantas delicias nesta mesa.Ando precisando arrumar umas amigas que façam ocasiões assim, geralmente sou eu quem proporciono mesa farta para os amigos, sinto falta de ser recebida assim também.Arrasou querida.Tudo delicioso e com muito capricho.Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...