terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Maçã - 18/02: BC Comer Bem para Viver Melhor

A fruta escolhida para o mês de janeiro da nossa BC Comer Bem para Viver Melhor é a maçã.

Imagem retirada daqui.

A maçã é o fruto pomáceo da macieira. As maçãs crescem em pequenas árvores que florescem na Primavera e produzem fruto no Outono. A árvore é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem ainda é encontrado atualmente. As maçãs têm sido cultivadas há milhares de anos na Ásia e Europa, tendo sido trazidas para a América do Norte pelos colonizadores europeus. As maçãs têm estado presentes na mitologia e religiões de muitas culturas, incluindo as tradições nórdica, grega e cristã.

A maçã sempre foi uma importante fonte alimentícia em regiões de clima frio. É a espécie de fruta, à exceção dos cítricos, que pode ser conservada durante mais tempo, conservando boa parte de seu valor nutritivo. As maçãs de inverno, colhidas no final do outono e guardadas em câmaras ou armazéns acima do ponto de congelamento, têm sido um alimento destacado durante milênios na Ásia e na Europa e, desde 1800, nos Estados Unidos.

O ditado "Uma maçã por dia mantém o médico longe", mostra os efeitos da maçã na saúde, a citação foi criada no século XIX no País de Gales. Uma pesquisa revelou que as maçãs podem reduzir o risco de câncer de cólon, câncer de próstata e câncer de pulmão. Em comparação com muitas outras frutas e vegetais, a maçã contêm quantidades relativamente baixas de vitamina C, mas são uma fonte rica de outros antioxidantes compostos. O teor de fibra, embora menos que na maioria dos outros frutos, ajuda a regular os movimentos intestinais e pode assim, reduzir o risco de câncer de cólon. Eles também podem ajudar com doenças cardíacas, a perda de peso, e ajudam a controlar o colesterol. A fibra contida nas maçãs reduz o colesterol, evitando a reabsorção, e (como a maioria das frutas e vegetais) são volumosos para o seu conteúdo calórico.

A maçã contém as seguintes vitaminas: B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro. O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.

Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.

Também apresenta propriedades medicinais, e produz efeitos benéficos sobre o coração, tanto pelo elevado teor de potássio, quanto pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo, consequentemente, o trabalho cardíaco e prolongando a vida útil do coração.

Fermentada, é utilizada na elaboração de bebidas alcoólicas como a sidra asturiana, o Calvados francês e a sagardua basca.

É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.

Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

Na hora de comprar, escolha as de casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, pesadas, sem partes moles, furos ou rachaduras. Nessas condições ela se conserva até um mês no frigorífico.

Fonte: Wikipédia.

Estamos aguardando a sua participação no dia 18 de fevereiro . Qualquer receita com maçã pode participar.

Para servir de inspiração, algumas receitas que já passaram por aqui:

Saladas
Sobremesas


 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável. 

10 comentários:

  1. Gostei de conhecer um pouco mais sobre a maça Kati
    beijos

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  2. Oi Kati, maçã é tudo de bom mesmo, eu adoro !! Aqui na Alemanha se bebe muito suco de maçã, a cidade onde eu moro é uma grande produtora de maçãs, quando vou andar de bicicleta (no verão, pq com esse frio não dá…rsrs) passo pelas plantações e é um lindo cenário!! Ótima iniciativa, maçã é muito saudável !!

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  3. Excelente as informacoes sobre a maca!! So falta a canela!! Eheheh

    Beijocas

    Margarida

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  4. Uso mais a maça em sobremesa raramente como, só se for a granny smith por ser acida.
    bjs

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  5. Olá Kati, obrigada pelas informações sobre a maçã, é uma fruta que eu gosto muito, principalmente em sobremesas.
    Beijos, Oslaine

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  6. Maça é meu lanche da tarde diário aqui no trabalho.

    Bjos

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  7. É raro comer maças, prefiro usa-las em bolos ou tartes :) obrigada pela partilha da informação.
    Conheço um provérbio inglês que diz: An apple a day keeps the doctor away.

    beijos!

    P.S.: Grelos é um legume, se você conhecer o legume Nabo, grelos é a ramagem que ele traz. Espero ter conseguido explicar.

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  8. Oi Kati. Ótima escolha de vocês, maçã é deliciosa e combina com tudo!!

    Abraços, Fabiana.

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  9. Kati adorei o post, aprendi bastante! Adoro tambem receitas com maças!
    Bjs
    Mel

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