terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Manga - 18/01: BC Comer Bem para Viver Melhor

A fruta escolhida para o mês de janeiro da nossa BC Comer Bem para Viver Melhor é a manga.

Imagem daqui.

A manga é o fruto da mangueira (Mangifera indica L.), árvore frutífera da família Anacardiaceae, nativa do sul e do sudeste asiáticos desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. O nome da fruta vem da palavra malayalam manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos).

A manga é a fruta nacional da Índia, Filipinas e Paquistão. São encontradas menções a ela em canções do século IV em poemas escritos em sânscrito, por poetas como Kalidasa. Se acredita ter sido provada por Alexandre, o Grande (século 3 aC) e o peregrino chinês Hieun Tsang (7 º século dC). Mais tarde, no século 16, o imperador mogol, Akbar plantou 100.000 árvores de manga em Darbhanga, Bihar em um lugar agora conhecido como Lakhi Bagh.

A manga é uma fruta de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende do cultivo. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural. Acredita-se que a manga é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo. Foi introduzida na Califórnia (Santa Barbara) nos anos de 1880.

Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes, podendo conter vitamina A, B e C.

Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação. Pessoas que sofrem de câimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. Também há relatos de que as mangas suavizam os intestinos, tornando mais fácil a digestão. Na Índia, onde a manga é a fruta nacional, acredita-se que as mangas estancam hemorragias, fortalecem o coração e trazem benefícios ao cérebro. É também utilizada em afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosse), Gengivas inflamadas (gengivites, feridas na boca e no canto dos lábios). Úlceras de decúbito (escaras), úlceras varicosas.


A manga é o sexo fruto mais produzido do mundo (atrás da banana, da uva, da laranja, da maçã e da banana da terra). 80 países do mundo produzem manga.

A manga é consumida no mundo inteiro, mas ele só é realmente saborosa quando colhida madura, e portanto, consumida nas regiões próximas da sua produção. O sabor da manga depende da sua variedade e da sua maturidade. Podemos encontrar sabores de pêssego, de flores, de limão, de damasco, de banana, de hortelã, ou mesmo essência de terebentina!

A manga pode ser consumida crua, ou incorporada nas saladas de frutas, consumida com cereais ou em sorvetes. Ela pode ser transformada em calda ou em geleia. Ela é tradicionalmente usada em sua forma seca e moída em vários pratos de legumes da cozinha no norte da Índia para dar um pouco de acidez ao prato. Ela é deliciosa acompanhando carne de frango, peru, pato ou porco. Ela também pode ser consumida verde em um molho com especiarias que acompanha pratos com carne.

Os chutneys de manga verde são condimentos suaves compostos de manga e de especiarias variadas. Eles acompanham pratos ao curry, carnes frias e queijos. Existem inúmeras receitas de chutney de manga, desde a jamaicana até a indiana.

Você sabia que a gordura do caroço da manga pode ser incorporada a alguns alimentos, como o chocolate?

Fonte Wikipédia (pt) e Wikipédia (fr).

Estamos aguardando a sua participação no dia 18 de janeiro. Qualquer receita com manga, já publicada ou inédita pode participar.



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável. 

4 comentários:

  1. Oi amiga vou te contar viu? volto de férias, atrasada com as visitas, e pra piorar, cai temporais todos os dias e que me deixam sem internet, ai o que ja estava atrasado, atrasa mais hehe. Enfim, vim deixar um beijo e dizer que estou morrendo de saudades de todas e do blog. As férias foram boas, mas a vida continua hehe. Um feliz 2013 Katita. Bjocas e vamos que vamos no feijão e na deliciosa manga né?

    ResponderExcluir
  2. Manga?? Contem comigo! É dos meus frutos favoritos. Adorei conhecê-lo um pouco melhor.
    beijinhos

    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ter companhia!!! =D
      Obrigada pela atenção!

      Excluir
  3. É dos meus frutos preferidos em Angola tinhamos uma Mangueira no fundo do quintal.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...