segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pão branco simples e fácil e pão de chocolate

Depois de várias tentativas frustradas de fazer pão caseiro, resolvi recomeçar do zero. Tantas pessoas fazem pão em casa com tanta facilidade (e eu ficava sempre babando com as receitas deliciosas nos blogs vizinhos), que eu ficava triste cada vez que eu tentava e o pão não saia como eu queria.

Resolvi tentar a receita mais simples e fácil de pão, usando fermento seco, aquele granulado. Antes de meter a mão na massa, olhei algumas dicas para ativar o fermento e para melhor levedar a massa. Aprendi várias coisas, que eu compartilho com todos. Os que já fazem pão podem me dar outras dicas, aceito todas as sugestões.

1) Verificar se o fermento está dentro da validade. Parece óbvio, mas o fermento pode ter vida curta, principalmente se for fresco, em tabletes.
2) A água para dissolver o fermento seco deve ser ligeiramente morna, e não fervente. Tipo uns 40°, a temperatura agradável ao toque. Mais quente que isso, o fermento vai morrer cozido, mais fria o fermento corre o risco de não ser "ativado". Lembrando que micro-organismos preferem ambientes quentes e úmidos para se desenvolver.
3) Dissolver o fermento seco em um copo de água morna com açúcar, e não colocar a água em um copo com o fermento. Dessa forma, o fermento se dissolve melhor.
3) Se for usar batedeira (gancho para pão), melhor colocar os ingredientes na tigela na seguinte ordem: metade da água com o fermento e o açúcar, toda a farinha, o sal, o resto da água com fermento.
4) Deixar a massa levedar em um lugar quente e sem correntes de ar, ou seja, em uma tigela coberta com um papel filme. Pode ser dentro do forno desligado (melhor ainda se ele ainda estiver quentinho, depois de assar alguma coisa), ou perto do aquecedor, nos lugares frios.
5) Depois de dar a forma desejada ao pão, fazer cortes na superfície do pão ajuda-o a crescer.
6) Quando o pão estiver crescido e pronto para ir ao forno, molhá-lo ou borrifá-lo com água ajuda a criar uma casca crocante, mantendo o interior macio.



Desta vez, segui todas as dicas, e usei a receita de pão branco simples que eu tirei daqui. Como deu certo, testei um recheio de chocolate. Das próximas vezes, vou usar farinhas diferentes ou colocar outros recheios ou coberturas.

Ingredientes:
500g de farinha de trigo branca (especial para pão, e não a de bolo)
2 sachês de fermento biológico seco (2 x 5g)
300mL de água morna (e não quente)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sopa de óleo

Dissolver o açúcar na água morna. Jogar o fermento da água, dissolvê-lo usando uma colher. Na tigela da batedeira, colocar metade da água com fermento, toda a farinha, o sal, o resto da água com fermento e o óleo. Bater por 10-20 minutos, até formar uma bola (os ingredientes se desgrudam das parede da tigela). Cobrir com papel filme, deixar crescer em um lugar quente (dentro do forno ou perto do aquecedor), até dobrar de volume (seja paciente!).
Untar as mãos com óleo, retirar a massa da tigela, dispor sobre um plano (um pedaço de papel manteiga sobre a mesa, por exemplo), polvilhado com farinha de trigo. Abrir a massa com as mãos, trabalhar um pouco puxando as extremidades para o centro, e formar dois pães grandes ou vários pães pequenos. Fazer cortes na parte de cima do pão para facilitar o crescimento. Dispor numa assadeira coberta com papel manteiga. Deixar crescer novamente num lugar sem correntes de ar, e quente (dentro do forno, por exemplo).
Quando estiver com o dobro do volume, molhar a superfície com água e levar ao forno preaquecido a 180°C até assar.


Usei sementes de linhaça por cima do pão, mas elas caíram todas depois do pão assado. Da próxima vez vou misturá-las com a farinha.


Depois é só desfrutar do aroma de pão assando. E cuidado para não se queimar quando prová-lo com um pouco de manteiga quando ele tiver saído do forno.

Para o pão com chocolate, abri um pedaço da massa, coloquei quadrados de chocolate para sobremesa (usei 52% de cacau), enrolei como um rocambole. Depois, fiz como o resto dos pães (fiz uns cortes em cima, deixei crescer, molhei, assei).



Vi uma dica dizendo para colocar um potinho com água no forno, para que o pão ficasse com a casca dourada e crocante. Mas não funcionou.


O sabor do pão caseiro é muito melhor do que o pão comprado pronto! Agora que acertei a receita, vou fazer sempre! O melhor é que não é trabalhoso. O mais trabalhoso da receita é esperar que a massa cresça. Receita fantástica! Eu recomendo, principalmente para pessoas desastradas na cozinha, ou que querem fazer pão pela primeira  vez.

12 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Muito boas dicas, gostei muito e já as guardei, penso que pulverizar a água depois de colocar o pão para assar deve dar melhor resultado, é a operação que fazem nas padarias.
    Mas os seus pães ficaram lindos, deliciosos, parabéns pelo post.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, é mesmo. O pão fica crocante por fora e macio por dentro.
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei os dois pães, mas especialmente o de chocolate, porque sou uma gulosa! Ficou com um aspecto fantástico!

    Beijos e boa semana*

    ResponderExcluir
  3. Que pãezinhos lindos e apetitosos!
    Bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Kati bom dia minha querida os seus paes ficaram mesmo com aspeto delicioso! Esse de chocolate entao... oh tentacao!
    Kati eu costumo levedar o pao na estifa do fogao de lenha e enqianto coze borrifo 2x com agua! Eu costumo usar o fermento fresco e desfaco sempre em acucar!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida, borrifar com água funciona mesmo! O pão ficou com a casca crocante e bem macio por dentro. Eu gosto muito dele assim.
      Eu não usei fermento fresco porque não tinha, e o seco se conserva muito bem e eu tinha comprado faz tempo.
      De outra vez, vou testar com o fresco para ver o que eu prefiro.
      Beijos

      Excluir
  5. Kati é um enorme prazer fazer pão em casa! Além de ser sempre muito mais saboroso, espalha um aroma delicioso pela casa!
    Sua receita parece ótima e esse pão recheado com chocolate deve ter ficado divino!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  6. É tão bom fazer pão e saiste-te muito bem o teu pão ficou lindo.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati, que maravilha fazer pão em casa e saboreá-lo vendo um ótimo resultado não é.Adorei suas dicas sobre o fermento, quanto a dica do forno para o pão crescer é preciso ter algum cuidado, se o forno estiver quente dimais não ficará muito bom.Dei uma dica recentemente que vi em outro blog que funciona perfeitamente bem.Aquecer água e colocá-la dentro do forno junto com a massa, cria um vapor quente e a massa cresce rapidamente sem perder o ponto e nem começar a cozer, pois isso pode ocorrer se o forno estiver quente além do ponto.Adorei sua receita, fácil e muito saborosa, este com chocolate ficou de babar.Arrasou.Agora que começou será dificl parar, kkkk.
    Ficarei aguardando os outros pães que certamente virão.Parabéns querida,tenha uma linda e abençoada semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia,
      adorei a dica da água fervente. Eu nunca coloco o pão com o forno muito quente.
      Fiquei tão feliz quando o pão deu certo! Já fiz outro...vou postar semana que vem.
      Beijo

      Excluir
  8. Ah gente tá tão gostoso ao olhos.....a minha boca encheu d'água...beijokas.

    ResponderExcluir
  9. ta lindo esse seu paozinho...muito especial

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...