quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Risoto de cogumelos

Quem não gosta de um prato de risoto quentinho depois de um dia cansativo e sem comer direito? Eu sou a primeira!

Voltando de um dia cansativo de mais de 8 horas de viagem, resolvi fazer este carinho para o estômago. E fiquei bem feliz. Adoro o sabor dos cogumelos, para mim nem precisa de carne nesta receita. Quem quiser pode acompanhar com um pedaço de carne, frango, peixe, ou o que quiser.


Usei:
250g de arroz arbóreo
250g de cogumelos frescos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
azeite
100mL de vinho branco seco
1 cubo de caldo de frango (ou caldo caseiro, veja receita aqui)
água o suficiente (o arroz deve cozinhar em 3 vezes o seu volume de água, contando com o vinho)
1 colher de sopa de manteiga
sal, pimenta do reino
ervas de Provença (opcional)
queijo parmesão

Comecei refogando a cebola picada e os pés do cogumelos picados no azeite. Juntei o arroz, deixei os grão ficarem translúcidos. Juntei os chapéus dos cogumelos fatiados e as ervas de Provença. Molhei com o vinho, mexendo bem. Depois fui juntando o caldo de frango aos poucos, mexendo sempre, até o arroz ficar macio.
No final, coloquei a manteiga e um punhado de queijo ralado, desliguei o fogo e fui mexendo levemente até que tudo ficasse bem misturado.

Servi com um punhado de queijo parmesão por cima. Não é uma delícia?

32 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Este risoto de cogumelos é leve, simples de preparar, pouco trabalhoso e delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Um risotto é sempre um prato reconfortante e delicioso! Muito bom ao fim de um dia cansativo! ;)
    Bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Adoro, adoro risotto de cogumelos!!! Ficou com um aspecto fantástico!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  4. Adoro e para mim esta perfeito não preciso de mais nada para ficar satisfeita.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro risotto, é um prato reconfortante e cheio de sabor.
    Risotto de cogumelos é dos meus favoritos, adoro a sugestão!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bé,
      seja bem-vinda ao blog, sinta-se em casa!
      Beijos

      Excluir
  6. Com este frio, só apetece mesmo uma receita destas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati, o risoto está perfeito e com um aspecto delicioso!!
    Realmente não precisa de mais nada para ser saboreado com muito prazer depois de um dia cansativo!!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderExcluir
  8. Um risoto bem ao meu gosto, ficou mt apetitoso!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Dois ingredientes excelentes para um risoto.
    Que delicia :)

    ResponderExcluir
  10. Hmm , eu amo risoto.. nunca experimentei de cogumelos, parece bem gostoso! :9
    Um beijo, e uma ótima quinta ;*

    ResponderExcluir
  11. Risoto é sempre muito bom né? Não conheço alguém que não goste.
    Meu marido ama cogumelos!
    Parabéns pela receita!
    Bjinhu!

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Adoro risotto de cogumelos :) tanto uso frescos como secos, sai sempre bem e é uma delicia!

    Beijinhs

    ResponderExcluir
  13. Que risoto mais apetitoso!! sou uma fã incondicional deste prato.

    Beijinhos

    Bom Ano e obrigada pela dica ;)

    ResponderExcluir
  14. Querida Kati,
    risoto pe um prato único e o melhor agrada a muitos
    paladares, a sua receita é maravilhosa, belo prato!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá Kati

    Que delícia!!!!
    Visitando blogs amigos encontrei o seu, gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kinha!
      Obrigada pela visita.
      Sinta-se em casa aqui no blog.
      Beijos

      Excluir
  16. Olá Kati. Eu ainda não fiz risotto, acredita? Com este seu fiquei com uma vontade enorme. Seu pratinho ficou lindo e saboroso, muito bom mesmo para agraciar o estômago depois de tantas horas de viagem!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, é tão fácil fazer risoto. Vale a pena testar!
      Beijos

      Excluir
  17. Eu!!! Eu adoro !!!
    Ficou com um aspecto maravilhoso!
    Beijinho doce :)

    ResponderExcluir
  18. Amiga de Deus que coisa mais linda..
    Eu sou louca por risoto, mas não sei fazer.. uma vez tentei mas ficou horrível.. kkkk
    O seu está lindo.. e com certeza delicioso..
    Um beijo mais que carinhoso e uma tarde especial viu?

    ResponderExcluir
  19. Olá Kati!
    O seu risoto ficou maravilhoso, que delicia!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
  20. Que delícia eu queria esse prato de risoto agora
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Ficou de dar água na boca. Eu amo.
    bjo

    ResponderExcluir
  22. Katita querida, que delicia de risoto, acho q hoje a noite periga sair algo parecido..rsrs...
    Quanto ao tapas como sei que vc gosta de aperitivos, creio que vai amar... uma amiga brigou comigo que queria q colocasse manjericão que ficaria mais perfeita ainda, rsrs... mas como eu queria a reprodução da receita espanhola não coloquei, ficaria com um que de italiano...rsrs.. mas da próxima vez devo colocar para experimentar...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, eu gostei mesmo, e vou fazer em casa. O meu manjericão morreu com a chegada do inverno. Vou faze como o seu, sem ele, deve ficar gostoso o bastante para mim. Gostei da dica do processador para ralar os tomates. ;)
      Beijos

      Excluir
  23. Hunmmmmmmmmmm que delicia... hoje estamos em sintonia, tb postei risotto ehehehhehe

    Aspeto delicioso amiga!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  24. Adoro risotto de cogumelos!! O seu ficou tentador!

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Que delícia só de olhar, Katy!
    Adoro os dois: risoto e cogumelo!
    Espero ainda conseguir fazer direito, ao menos, 5% das suas receitas cada vez mais maravilhosas e caprichadas!
    Aliás, queria ter tamanhas inspirações depois de um dia cansativo (no máximo eu abro a geladeira, tiro o leite, coloco-o na tigela cheia de sucrilhos e vou apreciar minha receita deliciosa ouvindo música no Youtube).
    =D
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Endie, querida,
      a fome é a maior inspiração! E depois de comer um sanduíche frio de almoço dentro do carro, eu queria comer um bom prato de comida de verdade, de preferência algo quente para lutar contra o frio.
      Se você se aventurar na cozinha, me conta! Vou adorar saber.
      Beijos

      Excluir
  26. que delícia!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...