quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Salada de grão de bico e atum (ou de feijão branco com atum)

Mais uma receita que foi o meu almoço no trabalho. Quem faz marmita para comer fora sabe o quanto é importante ter receitas práticas, que não se desmanchem muito, que sejam saudáveis e gostosas. E sobretudo que possam variar conforme o conteúdo da nossa geladeira para sempre ter coisas diferentes e variadas para comer.

Para tornar a salada ainda mais nutritiva, usei grão de bico. A ideia era usar feijão branco, como eu vi na receita original. Eu já tinha usado o mesmo feijão para duas receitas anteriores, a garbure (sopa de feijão, pato e legumes) e o cassoulet. O feijão que sobrou delas, e que eu tinha guardado na geladeira para esta salada, estragou. Uma pena. Mas essas coisas acontecem na vida de qualquer dona de casa. Se você quiser algumas dicas para evitar o desperdício de alimentos na cozinha, leia este post da Vânia, do blog Guloso e Saudável.

Para consertar a minha salada, abri um vidro de grão de bico cozido. Como eu disse, pode-se usar feijão. Tanto feijão branco quanto o verde (ou de corda), como qualquer outro, desde que cozido ao ponto, ainda firme e com pouco caldo. O que colocamos na salada varia de acordo com o que temos em casa, pode ser frango desfiado, presunto picado, atum, salmão, restos de carne, somente ovo, queijo em cubos, enfim, o que a gente quiser.


Eu me inspirei em uma salada da minha querida Andréa, do blog  Quitutes da Andréa, assim:

Ingredientes para 3 porções:
400g de feijão branco (ou de outra cor, eu usei grão de bico)
2 latas de atum (2 x 190g)
3 ovos cozidos
1 pimentão vermelho grande picado (assado no forno e retirar pele para ajudar na digestão)
1 cenoura ralada
azeitonas fatiadas
tomates cereja picados
folhas verdes

Misturei tudo, reguei com um molho vinagrete feito com:
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de vinagre de maçã (ou de cidra)
sal, pimenta do reino

Esta salada é uma boa opção para quem começou dieta em 2013, ou simplesmente quer dar uma pausa nas comidas gordurosas do final do ano.
O pimentão vermelho assado dá um sabor diferente à salada, vale a pena testar.

Esta receita não tem feijão, mas vocês podem continuar participando da Blogagem Coletiva Comer Bem para Viver Melhor. Legume da semana: feijão.


Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.



25 comentários:

  1. Hummmmmmmmmmmmmmm que delicia a tua salada Kati, uma sugestao deliciosa!!!

    Ja deixei mais um linck com feijao ehehehe!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  2. Uma saladinha mt bem composta, ficou mt apetitosa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Kati: adorei a tua visita ao meu blog e adorei esta deliciosa sugestão para levar na marmita. Prática e deliciosa, como se quer.
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Kati,
    Aqui em casa somos quase movidos a salada... rsrs, amei esta, sendo inspirada na feita pela Andréa e feita por si é sem dúvida deliciosa.
    Obrigada por levantar a bandeira contra o desperdício.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Oi Kati, adoro essas receitas em que podemos variar os ingredientes.
    A salada ficou bem colorida e apetitosa!!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderExcluir
  6. Gostei dessa salada só trocava o grão de bico por feijão branco ou preto,de resto esta perfeita.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Katita, amo de paixão grão de bico, em salada, em sopa de todas as formas... essa sua salada está colorida e saudável...
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  8. Kati minha linda que delícia..
    Essa salada está um arraso menina...
    Eu comi grão de bico uma única vez na minha vida.. e amei..
    Essa saladinha faria a festa da turminha lá em casa..
    Um beijo mais que carinhoso e um dia especial viu?

    ResponderExcluir
  9. Essa salada é perfeita para a minha marmita. Levo a ideia comigo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. minha linda esta receita esta divina aqui em casa eu sempre faço ameiiii bjão doces

    ResponderExcluir
  11. Essa eu posso dizer com prazer que é
    uma salada divina, o sabor é maravilhoso
    vc está de parabéns em deixar aqui pra
    gente saborear mesmo de longe
    Abraços com carinho
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Kati. Marmitinha super saudável para levar ao trabalho, parece que ficou bem gostosa.

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  13. Que salada linda e deve ser muito saborosa
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Kati, ficou linda sua salada.Faço sempre salada de grão de bico.Beijos querida, tenha um excelente dia.

    ResponderExcluir
  15. Kati,
    eu não gostava de grão de bico e nem de lentilha, hoje eu amo, esses
    grãos não fico sem eles.
    Sua salada ficou rica, linda e saborosa!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  16. Kati, que bela sugestão. Adorei. Deve ter ficado uma delícia esta saladinha de grão de bico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica!
      Obrigada pela visita. Sinta-se em casa aqui no blog.
      Beijos

      Excluir
  17. Oi, Kati! Gostei muito desta sugestão! Deliciosa e colorida!
    beijinhos
    Paula

    ResponderExcluir
  18. Olá Kati,
    acho esta ideia da blogagem colectiva com receitas saudáveis muito boa.
    com receitas deliciosas como esta só pode correr bem.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Para mim de feijao, pois nao aprecio grão.
    Ficou maravilhosa.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá querida!
    A sua salada ficou linda, colorida e muito nutritiva!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
  21. Super receita! Que delicia!!!

    adoro saladas coloridas assim! Parabens.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Olá Kati!

    Colorida, aspeto apelativo e bem saudável, já registei :)

    Até breve
    Paula

    ResponderExcluir
  23. Que saladinha tão colorida Kati, cheia de ingredientes saudáveis e nutritivos ! :)

    Ficou linda ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...