quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sopa de abóbora com gengibre

Para entrar em 2013 em forma, nada melhor do que uma sopa. Depois desta sopa de cenoura com gengibre, que me deixou feliz da vida, me deu vontade de fazer outra sopa, desta vez de abóbora, também com gengibre.

O resultado foi menos impressionante do que a sopa de cenoura, mas também ficou bem gostosa.



Sopas são muito apreciadas lá em casa. Elas são sempre boas opções para aquele jantar leve e saudável depois do almoço mais pesado do sábado ou domingo, uma refeição reconfortante depois de um dia de trabalho, ou ainda uma entrada quente para aqueles dias mais frios.

Esta aqui eu fiz usando:
1kg de abóbora sem casca e sem sementes, picada
1 cebola grande picadas
1 pedaço de gengibre picado
azeite
sal e pimenta do reino
ervas (usei alguns ramos de orégano fresco da minha horta, pode usar outras ervas secas ou frescas)
água fervente

Comecei refogando a cebola e o gengibre no azeite. Quando a cebola estava dourada, juntei os pedaços de abóbora. Juntei as ervas, cobri com água fervente e deixei cozinhar até ficar macia. Depois, passei no mixer (ou liquidificador), acertei o sal, juntei a pimenta do reino.


Servi quentinha com pedacinhos de queijo brie.

20 comentários:

  1. Bom dia Kati

    Um bom ano 2013, cheio de momentos bons :)

    Cá em casa a sopa está sempre presente ao jantar. Gostei muito da tua sugestão, ficou certamente com uma textura aveludada e saborosa

    Até breve
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula,
      aqui também, a sopa é algo que não pode faltar.
      Beijos

      Excluir
  2. Bom dia minha linda... adoro essas suas dicas para as sopas..
    Ainda não experimentei com gengibre.. Mas deve ficar muito saborosa..
    Hummmm

    Beijinhos viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, o gengibre dá um Q a mais! Vale a pena provar, viu?
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Kati,

    A sua sopa tem uma cor fantástica, adoro uma sopinha assim, cremosa e super apetitosa...

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel,
      seja bem-vinda ao blog, sinta-se em casa!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Kati,
    a tua sopa ficou linda e deve ser muito boa:)
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =)
      ficou boa, e com o tempo frio, melhor ainda!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Kati, tudo bem?
    Estou mesmo precisando recompor minhas energias foram dias de
    muitas comidas pesadas, rsrs.
    Esta sopa tá boa demais, bela receita!

    Feliz 2013!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, querida!
      Feliz ano novo!
      =)
      Sopinha é bom para começar o ano bem, né?
      Beijo

      Excluir
  6. O lá Kati!
    Eu sou a tia Amélia e tenho uma cozinha bem simples se e quando poderes faz uma visita pois fico muito feliz. Um beijo da Tia.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada querida Kati!
    A sua visita me deixou muito feliz e vou voltar mais vezes ao seu cantinho que tem receitas maravilhosas. Um beijo da Tia...eu já tinha tido uma cozinha mas depois fui trabalhar e feita maluca apaguei a cozinha agora tive que fazer com outro nome a outra era a cozinha da tia Amélia e agora é a Tia Amélia na cozinha. Um beijo da TIA.

    ResponderExcluir
  8. Kati,

    Eu também sou fã de sopas e você tem publicado umas bem saborosas, ô tentação, rsrs. Esta mesma deve ter ficado divina, adorei o acréscimo do brie.

    Um beijo e votos de que o seu 2013 seja excelente!

    ResponderExcluir
  9. Parece muito boa! Sabe que eu não sei usar gengibre na cozinha, preciso aprender!


    * Divulgando: blog Mãe Noob *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amy,
      fique à vontade aqui no blog, a casa é sua!
      Tem várias receitas por aqui com gengibre, doces e salgadas, pode bisbilhotar.
      Beijos

      Excluir
  10. Olá Kati: já há muito tempo que ando para lhe vir fazer uma visita e hoje calhou. Ainda bem,porque esta sopinha tem mesmo bom aspeto e com o gengibre deve aquecer a "alma". Muito boa!! Já sou sua seguidora e ficarei muito feliz com a sua visita,quando puder.
    Bjs e votos de um feliz 2013
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, obrigada pela visita.
      Sinta-se em casa.
      Beijos e feliz 2013!

      Excluir
  11. Olá Kati: vim agradecer a sua visita. Gostei muito. Não quer ser minha seguidora também? Ia ficar muito feliz.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  12. Kati, que sopa mais gostosa é essa? Bem quentinha... Aqui em São Paulo o calor deu uma trégua. Está friozinho mesmo! Uma sopinha assim cai muito bem! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Deve ficar uma delicia, confesso que nunca experimentei combinar abobora com gengibre, mas gosto da ideia

    Beijinhos,
    Marisa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...