sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Bolo frangipane ou bolo de amêndoas e limão, sem farinha e sem fermento

Este bolo nasceu de uma preguiça horrenda de ir ao supermercado comprar fermento. Eu queria fazer um bolo, já tinha quase tudo em casa, inclusive limão siciliano e farinha de amêndoas que eu queria usar. Menos o fermento.

Então, como com internet tudo é possível, achei esta receita de bolo sem farinha de trigo (ou seja, sem glúten), e sem fermento. Ainda tem mais. Ela pode ser considerada sem lactose, apesar de levar manteiga. A composição da manteiga é basicamente gordura e sal, sem carboidrato (ou seja lactose). O teor de lactose é praticamente zero. Mais detalhes, no site Sem Glúten Sem Lactose.

Ele fica macio, úmido, pedindo para ser devorado. A receita veio daqui, o bolo de amêndoas, também é conhecido por "moelleux aux amandes", ou Namandier, como eu aprendi com a Sílvia do blog Pratos y Panelas. Ele também pode ser chamado de bolo de frangipane. Sabe aquele creme de amêndoas que é usado em recheio de tortas? Fiz uma com peras aqui. Pois ele também pode virar bolo.


A receita é estupidamente fácil e incrivelmente deliciosa. O bolo fica macio, úmido, derrete na boca e deixa um gosto de quero mais. Esta receita merece ser testada com todas as variações possíveis! Chocolate, frutas, passas... Vocês verão outros desses bolinhos por aqui!


Ingredientes:
100g de manteiga derretida
200g de açúcar (usei 150g)
200g de farinha de amêndoas
4 ovos
2 colheres de sopa de rum ou de kirsch (opcional, eu não usei)
raspas de 2 limões (acrescentei por conta própria)

Misturar tudo com bastante vontade, mas nem precisa ser na batedeira. Depois despejar numa forma (usei forminhas de silicone), e levar ao forno por 20 minutos a 200°.



Fácil, né? Agora é só ser feliz, comedo um pedaço com um chá ou um café. Servidos?

Este bolo eu ofereço à  Catarina, do blog A cozinha das Kinhas, para o seu aniversário que está chegando, dia 04 de fevereiro. Parabéns, Catarina, muitas felicidades.

32 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Muito interessante esta receita para os intolerantes à lactose e os que a podem consumir, sem dúvida o bolo de amêndoa é delicioso, gostei muito.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Kati, adorei esta receita! Os bolinhos ficaram super húmidos e fofos, que delícia!!

    Beijos e bom fim-de-semana*

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Ficaram lindos!
    Adorei!
    beijinhos
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Ficaram lindos,ainda bem que também vou a essa festa pois estes não me escapam...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olha que delicia de bolinhos pois claro que os vou experimentar! Que aspeto guloso

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  6. Kati q delicia! Parece muito macio! Receita anotada!
    Bjs e bom final de semana!
    Mel

    ResponderExcluir
  7. Humm...muito bom Kati, esta combinação de amêndoas e limão deve ficar uma delicia!
    Beijos e ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderExcluir
  8. Kati,

    A internet é Mestra ! :)
    Os seus bolinhos estão com uma cor fantástica e uma textura deliciosamente húmida, adorei esta receita ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  9. Kati,
    gostei muito dessa receita, seus bolinhos ficaram
    fofinhos e lindos!

    Bom fim de semana!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Kati,
    Não conhecia essa receita, mas pela sua descrição já fiquei curiosa para provar. Deve ser realmente muito gostoso.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  11. Oi Kati, deve ser realmente delicioso.Como é bom improvisar pela falta de ingredientes né, olha só onde você foi parar com este problema de falta de fermento.Arrasou.Fiquei com vontade de provar unzinho.Beijos querida, tenha um dia maravilhoso.

    ResponderExcluir
  12. Deve ficar uma delicia limão com amendoa, ficaram bem bonitos!

    ResponderExcluir
  13. Nossa que delicia
    qto tempo q n passo por aqui
    saudades
    bjs

    Hj temos um sorteio LINDO la no blog
    Participa
    Bjs
    www.fazergourmet.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que maravilha de receita e deve ser delicioso
    Bom final de semana
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Kati, que receita incrível, os bolinhos ficaram com uma cor tão linda e tão fofinhos, que delícia !!
    Hummm..fiquei super curiosa para experimentar !!

    Beijinhos e um ótimo fim de semana
    Marisa

    ResponderExcluir
  16. Bolos fofinhos e que se derretem na boca é a sensação que tenho a olhar para eles :)

    ResponderExcluir
  17. Também quero um desses,um ou 2!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. ficaram tão bonitos e a parte de não levarem farinha ou fermente parece-me óptima!

    ResponderExcluir
  19. Sem farinha nem fermento, e está com aspeto tão fofo, obrigada pela partilha sempre boas sugestões
    Bom fim de semana
    Paula

    ResponderExcluir
  20. Kati parece maravilhoso mesmo, tenho que achar farinha de amêndoas agora rsrs.

    Viu pode deixar que vou colocar mais dicas de congelamento de alimentos.

    Um ótimo final de semana, aqui a chiva ja mostrou sua cara rsrs.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  21. Nunca fiz bolos sem farinha de trigo e fermento Katita, achei incrivel como ficam bonitos e cresceram. E o sabor deve ter ficado muito leve, adoro amêndoas e tudo que leva esse fruto seco. Adorei a receita e achei uma graça sua forma com as forminhas quadradinhas. Gostei muito. Beijinhos miga, bom final de semana

    ResponderExcluir
  22. Santa internet, né!!
    Já postei um bolo que fiz, sem farinha e sem fermento, mas não ficou tão lindo e fofinho como o seu. Salivei aqui!
    Um ótimo fim de semana!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  23. Ficaram bem fofinhos!
    Levo dois para mim! ;)

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
  24. Oi Kati, amei esses seus bolinhos!! E amei mesmo de verdade pois tenho a meu cargo dois irmãos que são celíacos e essa receita é perfeita para eles. Obrigada por participar :)) a mesa está ficando composta!

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi minha linda..
    Eita saudade!!
    Não faz ideia de como senti saudade de chegar aqui nessa cozinha e sentir esses cheirinhos maravilhosos..

    Hummmm essa receitinha está tudo de linda em?
    com certeza terá um cantinho todo especial na mesa da Catarina..
    Como sempre arrasa né amiga?

    Um beijo mais que carinhoso e um super beijo viu?

    Amanhã eu vou postar a receitinha do cassoulet

    ResponderExcluir
  26. É sempre bom ter estas receitas, para quando não temos algum ingrediente!Ficou muito apetitoso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Eu estou sim minha amiga, passa um desses pra cá, que eu tenho certeza que ficou divino!

    Agradeço seu carinho e deixo meu abraço,

    ResponderExcluir
  28. Olá Kati essa receita é perfeita para fazer para meu irmão que não pode comer glúten e para todos que possuem essa restrição, sem falar que deve ser uma delícia!
    bjsss

    ResponderExcluir
  29. Kati, essa receita, se bem me lembro - sou horrível para lembrar receitas de cabeça, rs -, parece com a de petit fours de amêndoas. Esses bolinhos em miniporções para acompanhar o cafezinho ficam divinos! Muito apetitosos seus bolinhos :) Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Kati, eu já tinha visto este seu bolo antes de fazer o meu. Fiquei intrigada com o que vc disse do creme, era dessa receita que vc falou? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabíola, é esta receita, sim. Usei o creme para frangipane em forminhas de muffins, diminuindo a quantidade de manteiga e de açúcar, pois a receita original do creme pede a mesma quantidade de ingredientes (manteiga, farinha de amêndoas, ovos e açúcar).
      O creme em si é delicioso, em forma de bolinhos fica divino!
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...