terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Gratin Dauphinois ou batata gratinada

Gente, eu estou muito feliz com esta BC deste mês. As receitas que apareceram por aqui até agora foram deliciosas, e eu certamente vou reproduzir algumas. Pena que a BC caiu bem no carnaval, e tenho certeza que muitas pessoas estão ausentes, seja na folia, seja descansando em algum lugar tranquilo. Agora eu apresento a vocês a minha segunda receita.

O gratin dauphinois (lê-se "gratã dofinoá") é a batata gratinada francesa, feito com batatas e creme de leite. Na versão mais moderna e melhorada, as batatas são cobertas com queijo antes de serem levadas ao forno para gratinar.

Na França, o gratin dauphinois também é chamado de Crédit Lyonnais ou ainda de pommes de terre à la dauphinoise. Ele foi mencionado oficialmente na história em 1788 num jantar oferecido pelo duque de Clermont-Tonnerre, que era o tenente general da região do Dauphiné (cujo brasão apresenta um golfinho = dauphin, em francês).

Este prato é conhecido em inglês como gratin style potatoes. A minha receita veio deste site de culinária tradicional francesa.


Ingredientes:
1kg de batatas descascadas e cortadas em rodelas não muito finas (não lavar as batatas depois de descascadas)
500mL de leite
sal, noz moscada
1 dente de alho
manteiga
200mL de creme de leite fresco
queijo para gratinar

Descascar as batatas e cortá-las em rodelas. Cozinhá-las durante 15 minutos em fogo baixo numa panela com leite, sal e noz moscada. Cortar um dente de alho ao meio, esfregar as paredes de uma travessa com o lado cortado. Untar a travessa com manteiga. Escorrer as batatas do leite. Arrumar metade das batatas na travessa, regar com creme de leite, colocar a metade do queijo. Dispor o resto das batatas, regar com creme de leite e colocar o resto do queijo. Levar ao forno para dourar.


O meu gratin dauphinois foi devorado antes que eu pudesse tirar uma foto. Mas fica aqui registrada a minha receita.

Esta receita participa da Blogagem Coletiva Comer Bem para Viver Melhor. Legume da semana: batata.


Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.



20 comentários:

  1. Adoro este acompanhamento!! É tao bom!

    Beijos e bom Carnaval

    ResponderExcluir
  2. Que batatas fantásticas!! Já vi estas batatas em alguns blogs e programas de culinária e adorei! São uma delícia, não são?

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. Excelente esta participaçao Katia, essas batatinhas acabaram de me piscar o olho... que delicia... Eu hoje fiz pausa para postar um bolo de carnaval, mas amanha retorno e depois faço pausa na quinta BC do dia dos namorados e depois coloco as restantes receitas!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  4. Adoro, tudo aqui tem um nome tão chique né rsrs
    Boa semana linda
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nunca cozinhei assim as batatas ,mas achei o aspecto uma delicia,
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Kati,
    Excelente sugestão, participação com a pommes de terre à la dauphinoise, é uma deliciosa receita, tem uma linda aparência.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  7. Kati, as batatas cozidas em leite devem ter ficado muito macias e gratin deve ter ficado tão bom, que não me admira que não tenhas a foto final, eu tb não esperava pela foto.
    bjs

    Mariana

    gostopelossabores.blogspot

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Ficaram perfeitas! Vou, sem dúvida reproduzir!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderExcluir
  9. Oi Kati, adoro batatas, de qualquer forma:
    . cozida e com requeijão ou manteiga
    . pure
    . salada de batata com ovo - comi ontém à noite
    . batata frita

    Vc. cozinha bem p/ car...aramba né???, que maravilha!!!

    Sempre que quiser se sentir no Brasil, venha visitar a DONA MOCINHA DO BRASIL.

    Aqui nosso carnaval está acabando, apesar de não pular, de não viajar pq. estou trabalhando na loja, gosto de carnaval, de ver pela tv as escolas de samba, fico com pena de acabar tão rápido, deveria ser uma semana inteira rsrsrs


    Beijos e ótima semana p/ vc.


    Audeni

    ResponderExcluir
  10. oi Kati,essas batatas são maravilhosas,acompanhamento perfeito bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  11. Oi Kati.Esta bc vai me matar.Eu amo batatas.Seja cozida, salada, assada, gratinada, de todas as formas e em cada participação que eu passo eu babo.Costumo fazer muito essas batatas gratinadas, mas eu adoro fazer o creme com creme de cebolas, fica muito saborosa.Me deu vontade de ir para cozinhar fazer para o almoço.Deliciosa, arrasou.Beijos querida, eu estava descansando fora, mas cheguei e vi todas as delicias qe você postou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum...Léia, com creme de cebola deve ficar muito bom!!! Vou testar depois te conto.
      Beijo

      Excluir
  12. Que deliciosas que devem ter ficado!
    Adorei a receita Kati :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Que belas batatinhas :)
    Kiss, Susy

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  14. Outra receitqa de batatas deliciosa Katita, não me canso de comer receitas com batatas, sempre ficam deliciosas, essa ficou mais que especial e parece bem levinha e delicada. Gostei demais. Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito de gratinados e estas batatas ficaram perfeitas.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. adoro gratinados, e estas batatas devem ser deliciosas :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...