segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Legumes assados

Eu sempre procuro variar o cardápio lá de casa, usando legumes da época, quando possível, e variando a maneira de prepará-los. Uma forma que sempre me agrada é de fazer os legumes assados. E colocando um tempero por cima, eles ficam saborosos e não ficam secos.

Já fiz com batata, com cebola, com berinjela, cenoura, pimentão... dessa vez resolvi fazer com o que eu encontrei no mercado: abóbora, brócolis e cenoura. Assim varia da tradicional batata e dá um colorido diferente ao prato.


Só tem vantagens: o gosto é muito bom, a refeição fica equilibrada, cheia de vitaminas e ainda mais leve.

Fiz assim: cortei a abóbora em tiras, como para batata frita, sendo mais grossas. Cortei as flores do brócolis (aproveitei os talos em outra receita, numa sopa de feijão branco que eu publico amanhã), e cenoura em rodelas (se preferir, cozinhe por alguns minutos no vapor ou em água para que elas fiquem mais macias). Depois, arrumei todos os legumes em uma assadeira.


Numa tigelinha, fiz um molho com azeite, páprica doce, ervas de Provença, pimenta calabresa, sal e pimenta do reino. Misturei bem e joguei a metade por cima dos legumes.


Levei os legumes para assar no forno preaquecido. Depois de 30 minutos, retirei do forno, misturei tudo e reguei com o resto do molho. Deixei mais 30 minutos assando e pronto.

O tempo de forno é indicativo, depende de cada um. Retirar do forno quando os legumes estiverem totalmente assados e macios.


Depois foi só servir, os legumes já temperados e saborosos. A cenoura, como é mais dura, ficou um pouco crocante. Eu gostei. Mas quem quiser a cenoura mais macia, é só cozinhar um pouco antes de assar.

11 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Gosto muito da cenoura crocante, na verdade gosto de qualquer forma, amei a associação de ingredientes sem dúvida ficou uma colorida e saborosa refeição.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati, que delícia, me encheu os olhos, adoro todos os ingredientes e todos juntos é tudo de bom.
    Boa semana para você querida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta sugestão! Os legumes ficaram com um aspecto fantástico e gostei muito do tempero de azeite!!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderExcluir
  4. Oi Kati, excelente sugestão, adorei a combinação de ingredientes, o resultado foi um prato bem colorido e saudável !!
    Beijinhos e uma ótima semana
    Marisa

    ResponderExcluir
  5. Esses legumes ficaram com um aspecto delicioso

    ResponderExcluir
  6. oi Kati,excelente sugestão para servir os legumes bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  7. Que refeição saudável Kati, gostei muito do temperinho deve ser especial!
    bjss

    ResponderExcluir
  8. Katita querida, 3 legumes que adoro, e esse molhinho com certeza deixou esse prato especial. Adorei, pra mim, que amo legumes é uma receita aprovadissima. Beijinhos, ótima semana miga

    ResponderExcluir
  9. É mesmo deste tipo de refeições que eu estou a precisar,saudável,saborosa e com poucas calorias!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Kati querida, eu sou apaixonada por legumes.Sejam cozidos, assados, grelhados do jeito que vier eu aodor.Esse molhinho ficou especialmente gostoso.Adorei sua receita.Beijos querida.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...