terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Peixe com crosta aromática

Esta ideia é simples e serve para variar a maneira de preparar o peixe. Eu achei esta receita no blog da Ana, Lady ao fogão.

Ela usou bacalhau sem ser salgado, fresco. Eu usei o mesmo peixe, sendo congelado. Não sou fã do bacalhau salgado, mas o peixe fresco (cod fish) eu aprecio muito. Esta receita pode ser feita com bacalhau (salgado), ou qualquer outro filé de peixe fresco (filé de merluza, tilápia ou surubim, por exemplo).



Basta misturar numa tigelinha farinha de rosca (eu triturei pão integral - deixei o pão no forno alguns minutos até ficar torrado, depois passei no liquidificador), misturar com ervas secas e temperos à gosto (eu usei ervas de Provença e queijo parmesão ralado).
Arrumar o peixe (eu usei congelado, descongelado parcialmente, deixei alguns minutos no micro-ondas em potência mínima) numa folha de papel alumínio e temperar dos dois lados com sal, pimenta do reino e gotas de suco de limão.
Besuntar a parte de cima do peixe com molho de tomate (eu usei um molho de tomate ao mascarpone, delicioso, mas pode ser qualquer molho pronto). Esta parte não consta na receita original, mas eu juntei o molho para deixar o peixe mais saboroso e mais macio. E como ele era congelado, eu quis dar um pouco mais de sabor.


Colocar uma colher de sopa da farinha de rosca temperada por cima, apertar com a colher para que ela cole bem ao peixe. Depois, é só fechar o papel alumínio, como um papelote, e levar ao forno por 20 minutos até assar. Depois, abrir o papelote e deixar no grill mais 5 minutos para a crosta ficar bem crocante.


Eu servi com arroz branco misturado com arroz vermelho (integral), diretamente na minha marmita para levar para o trabalho.

25 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Gosto muito de peixe no papelote e com crosta fica delicioso, o bacalhau ficou certamente divino, ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Hummmm Kati, que maravilha minha amiga esse peixinho está bem ao meu gosto, e é tao simples de fazer, adorei a ideia!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  3. Este peixe ficou fantástico, Kati!! Que verdadeira delícia :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  4. Oi Kati. Que peixinho caprichado! Ficou com uma cor linda!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse peixe com a crosta ficou uma delicia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Kati teu peixinho ficou muito apetitoso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. oi minha linda este peixe esta maravilhosamente divino parabens amei mesmo ..esta maravilhoso bjão grandes

    ResponderExcluir
  8. Deve ser uma delicia e gostei muito da apresentação

    ResponderExcluir
  9. Oi Kati, adoro peixes e faço grelhado ou ao forno, ainda não fiz assim, preciso experimentar.Adorei, parece delicioso.Beijos querida, tenha um dia cheio de boas noticias.

    ResponderExcluir
  10. Katita, esse peixe deve ser muito bom, gostei demais...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Que sugestão maravilhosa!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Adorei este peixe, deve ficar super saboroso:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana,
      obrigada pela participação aqui no blog. Seja muito bem-vinda e sinta-se em casa.
      Beijos

      Excluir
  13. Oi, Kati!

    Huumm, peixe "empanadinho" com ervas de Provence não pode ficar ruim e
    este ficou com aspecto crocante e delicioso. Aqui, até pouco tempo atrás, era muito difícil encontrar o bacalhau fresco, por isso é que existe a tradição de empregar o peixe salgado, rsrs. E o meu microondas deve ser jurássico, pois a gente não pode colocar nada metalizado dentro dele (nem papel alumínio), pois corre o risco de incendiar o forno, rsrs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, ficou muito bom, sim. Mas eu usei o forno normal para assar, e descongelei o peixe no micro-ondas, mas usando num prato normal, sem o papel alumínio. O meu micro-ondas também faz um barulho horrível quando eu, por engano, deixo algo metálico dentro.
      Beijos

      Excluir
  14. Ficou maravilhoso, Kati! Que boa proposta!
    beijinhos
    Paula

    ResponderExcluir
  15. Maravilhosa esta receita , estou levando comigo Kati.
    bjo

    ResponderExcluir
  16. Tem mesmo óptimo aspecto! E como eu adoro peixe assim levo a ideia :)

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Kati q ótima receita, deve ter ficado muito saboroso! Receita anotada!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  18. Olá Kati que bonito este peixe e fiquei curiosa com este molho de tomate ao mascarpone, será que existe no Brasil?
    bjsss

    ResponderExcluir
  19. oi Kati,sou suspeita para falar de peixe pois adoro,esse ficou muito apetitoso bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  20. Hummmm...super diferente...nunca provei...deve ser magnifico

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...