segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Purê rico ou falso suflê de batata

Quando eu era pequena (uns 6 anos) e estava na Alfabetização, o colégio organizou um presente de dia das mães que é lembrado até hoje lá em casa. Era um livro de receitas, com a capa feita pelos alunos (recortes e colagens). A minha mãe até hoje gosta deste livro de receitas, o qual foi muito usado para fazer delícias para toda a família. Mais de 20 anos depois, ele continua guardado com muito carinho.

Uma das receitas que (eu acho que) veio deste livro, é este purê rico. A minha memória nem alcança mais a data na qual eu o preparei pela primeira vez, ainda pequena, com a supervisão da minha mãe, é claro. A receita se repetiu lá em casa durante vários anos, até cair no esquecimento. Hoje eu fui resgatar a minha receita, e recebi os mesmos elogios que naquela época.

A receita original dizia para fazer um purê em duas camadas, a primeira com metade do purê, as gemas e o queijo, a segunda com a outra metade do purê, as claras em neve e creme de leite. Eu, que sou meio destrambelhada, acabei misturando as gemas e o queijo no purê todo, antes de dividi-lo em duas partes. Como a desgraça já estava feita, terminei misturando também o creme de leite e as claras, e ele ficou ainda melhor do que na minha lembrança. Ficou parecido com um suflê de batatas.



Ingredientes:
600g de batatas
1 colher de sopa de manteiga
sal, pimenta do reino, noz moscada
2 gemas
50g de queijo parmesão ralado
2 claras em neve
100mL de creme de leite
farinha de rosca para gratinar

Cozinhar as batatas já descascadas e cortada em pedaços (eu fiz no vapor). Amassá-las, juntar a manteiga, temperar com sal, pimenta do reino e noz moscada. Separar o purê em duas partes.
Na primeira parte, juntar as gemas e o queijo ralado. Na segunda parte, juntar o creme de leite e as claras em neve.


Untar uma travessa com manteiga, colocar a primeira camada de purê batatas+gemas+queijo, cobrir com a camada de purê batata+claras+creme de leite. Polvilhar farinha de rosca e levar ao forno por 30 minutos, até dourar por cima.
Variação: eu acabei misturando todos os ingredientes (deixei as claras por último), e o resultado foi maravilhoso!


Eu servi o purê com coxas de pato assadas no forno. Mas eu não passo a receita porque não gostei do resultado (a carne ficou dura). Quando eu fizer uma tentativa feliz, eu posto a receita aqui.


Esta receita participa da Blogagem Coletiva Comer Bem para Viver Melhor. Legume da semana: batata.


Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.


23 comentários:

  1. Bom dia, Kati!
    Deve mesmo ficar um puré maravilhoso!
    Beijinhos
    paula

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati... Excelente este teu falso soufle de batata, adorei a receita, vou ter que experimentar aqui em casa, com certeza!!! Que maravilha!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Kati,
    Certamente com todos esses saborosos ingredientes e sendo uma receita de família tem de ser deliciosa, vou ter de experimentar esta receita.
    Bom carnaval, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Este puré é fantástico, deve ser delicioso!! Não como puré há já algum tempo!! Em pequena a minha mãe fazia muitas vezes porque eu gostava muito :)

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderExcluir
  5. Bom dia minha amiga..
    Nossa!! Super diferente, mas me parece tão cremoso..
    Hummmmm
    Eu amo purê.. aliás amo de paixão..
    Acho que fica saboroso acompanhando todos os tipos de carne..
    O seu está lindo..
    Vou já pensar no que fazer para participar..


    Beijinhos e uma semana adorável viu?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia de segunda feira, vim deixar
    um abraço desejar uma bela semana
    E que seu feriado seja cheio de alegrias
    Agradeço sempre sua amizade que adoro
    Bjusss com carinho...Deliciaaaaaaaa
    Rita!!!!º° ✿彡

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati, muito obrigada por sua visita!

    Vc. perguntou se eu faço as peças, gosto muito de artesanato e sei fazer várias técnicas - mosaico, decoupage, pátina - mas não tenho tempo de colocar em prática, na verdade estou ensaiando fazer algumas peças, mas tenho pouquíssimo tempo, sou dona de casa, tenho muitos filhos de 4 patas, tenho a loja física, a loja virtual, agora estou sem ninguém na loja p/ me ajudar, ufa ... até me cansei rsrsrs

    Mas cada peça da loja sei a origem, a grande maioria fui até as cidades comprar direto dos artesãos - Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro - então é difícil ir comprar, vender, não sobra mais tempo p/ nada.

    Adoro o que faço!!!

    Agora falando da sua receita, sempre quis faze souflê, mas achava difícil, o teu me pareceu tão fácil, aliás foi isto que me chamou a atenção também no teu blog, receitas acessíveis p/ nós mortais que não temos muitos dotes culinários rsrsrs

    Novamente, muito obrigada por sua visita e espero vê-la - ler seus comentários rsrsrs - muitas outras vezes!


    Beijos e uma linda semana p/ vc.


    Audeni

    ResponderExcluir
  8. hummm minha amiga mas que delicia ..ameiiiii parabens bjão

    ResponderExcluir
  9. este puré vai para a minha lista de receita para fazer!
    deve ser muito bom :)
    boa semana

    ResponderExcluir
  10. Este puré parece bem delicioso e icou muito bonito.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  11. Katita, adoro purês de batata, porém esse seu tá prá lá de especial, rico em ingredientes e com certeza ficou cremoso e muito bom. Adorei, levo a receita, ficou lindo miga. Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Esse puré ficou fantástico :P
    Adorei o resultado :D
    Bjks

    ResponderExcluir
  13. Oi Kati!! Que delícia este seu prato! Purê ou suflé ficou bom demais!!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  14. nossa...ficou com uma cara otima....adorei o aspecto. delicia

    ResponderExcluir
  15. Oi Kati que bonito ficou este prato, pra mim é novidade usar a gema!!

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  16. Kati,
    amei a dica do livro de receita, com certeza sua mãe guardou com carinho.
    Uau.....receitinha super criativa e tem gostinho de quero mais, adorei!

    Beijinhos, ótima semana!

    ResponderExcluir
  17. Tem um aspecto delicioso!! E receita da Mãe é sempre óptima!

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Kati, sendo suflê ou purê ficou delicioso.Independente do nome o sabor está de se ver pela imagem.Arrasou.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  19. Que prato bonito e delicioso que eu acabei de ver:)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Oi Kati
    Minha primeira vez por aqui e já estou te seguindo! Que delícia de blog kkkkk. E que delícia de receita, e fácil de fazer, pelo jeito! Adorei!
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      Seja muito bem-vinda ao blog e sinta-se em casa.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...