quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sopa de abóbora ao vinho

Mais uma sopa daquelas que esquenta o corpo e faz bem pra saúde, bem colorida e cheia de vitaminas. E desta vez com um toque bem especial de uma carne ao molho de tomate e ao vinho.



Os legumes (abóbora, cenoura e alho-poró) vieram da feira, onde eu comprei direto dos produtores lá pra casa. Isso é garantia de produto fresco e da época, na sua melhor forma.

Ingredientes:
1kg de abóbora
300g de cenoura
1 alho-poró (parte branca)
6 tomates (reaproveitamento, eu usei somente as sementes, a polpa foi parar neste petisco Pan con Tomate)
caldo de carne (caseiro, ver receita aqui ou 1 cubo dissolvido em água fervente, o quanto baste)
azeite
sal, pimenta do reino

Refogar o alho-poró cortado em rodelas no azeite até murchar. Juntar os legumes cortados, o caldo de carne até cobrir os legumes e deixe cozinhar. Quando estiver macio, passar no mixer ou no liquidificador e voltar à panela.

Para incrementar esta sopa, eu juntei 300g desta carne desfiada ao molho de tomate e vinho. Acrescentei na sopa cremosa (já batida no liquidificador), e voltei ao fogo até ferver. E ele deu um gosto mais do que especial a esta sopa.


Este mesmo molho eu usei para acompanhar o meu nhoque de batata caseiro. Sobrou bastante molho (fiz em grande quantidade para sobrar mesmo), e agora estou usando o que sobrou (já disse, mas repito: ele ficou uma delícia!).

Temperei a sopa com sal e pimenta do reino e servi com um molho de pimenta (para quem gosta, claro).

20 comentários:

  1. Bom dia Kati que delicia essa sua sopa... ficou com uma cor linda e pelos ingredientes so pode mesmo ser uma verdadeira delicia!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  2. Kati, gostei imenso desta tua sopinha, difrente mas sem duvida bem saborosa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Kati,
    Que sopa nutritiva e que cor linda, sem dúvida também deliciosa, gostei muito.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. gosto muito deste género de sopa e a tua ficou com uma cor linda e um aspecto maravilhoso.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Que sopa deliciosa! Ficou com uma cor fantástica e é uma sopa bem rica!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Kati
    que sopinha deliciosa, e com esse frio cai muito bem.
    Uma ótima quarta-feira para você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. minha querida esta divina e maravilhosa ..parabens ameiiii bjus

    ResponderExcluir
  8. Katita, estou anotando todas as receitinhas de sopas e cremes para o inverno... hehehe
    adoro...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ê delíciaaaaaaaaa! Com um pãozinho salgado é ouro! Amiga já estou com o Tag das perguntas quase pronrto no rascunho, logo vou postar viu? Beijokas....

    ResponderExcluir
  10. oi, Kati!
    Ficou uma sopa bem apetitosa, reconfortante e saudável!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Que delicia de sopinha!!!
    Que maravilha !
    Beijinho doce :)

    ResponderExcluir
  12. é mesmo deste tipo de comida que eu estou a precisar,mais vitaminas e menos calorias!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. oi Kati,que delicia de sopa vou guardar a receita para quando o inverno chegar,pois o calor aqui está demais bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  14. Oi Kati, adoro sopas de abóbora, mas nunca preparei em casa, geralmente como em restaurantes quando viajo.Adorei sua receita, ja sei onde procurar quando resolver fazer em casa.Deliciosa.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  15. Adoro sopa de abóbora Katita, com esse toque de carne desfiada ao molho de tomate e vinho acredito sim que ficou deliciosa. Adorei Kati, excelente. Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Katia, eu to num vicio de tomar sopa a noite, mesmo estando calor e uma das preferidas é de abobora com alho poró, a diferença é que eu jogo o alho refogado na sopa já batida, gosto de mastiga-lo rsrs.
    Aproveitando tudo quanto pode dos alimentos muito bom! um exemplo!


    bjs

    Gélia Carvalho

    ResponderExcluir
  17. Oi flor!!!

    Agradecida demais pela receita. Amo sopas!
    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...