quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sopa de batata e brócolis

Mais uma sopa que apareceu aqui em casa. Ultimamente, tenho variado a sopa em creme com pedaços de legumes, o que a deixa mais atrativa aos olhos. Desta vez, me inspirei nesta receita da Cláudia Lima, do blog Magia na Cozinha. Ela colocou pedaços de brócolis na sopa, cozidos à parte, e me deixou com água na boca.



No entanto, fiz uma sopa com menos legumes, de forma mais simples. Eu só tinha batata e brócolis, além de aromáticos como cebola, alho e ervas. Um dia desses, a Marisa Vlasic do blog Terapia do Sabor publicou uma sopa bem parecida com esta, vale a pena conferir o blog dela.

Ingredientes:
600g de batatas
500g de brócolis
(pode juntar cenoura, nabo, abóbora, os legumes que desejar)
1 cebola grande
3 dentes de alho
1L caldo de frango caseiro (ver receita aqui) ou 1 cubo dissolvido em 1L de água fervente
ervas (usei cebolinha, salsa e orégano frescos da minha horta)
azeite
sal, pimenta do reino

Separar todas as flores do brócolis dos talos e das folhas verdes bonitas (eu descarto o mínimo indispensável, e uso folhas e talos na sopas). Cozinhar as flores no vapor por 10 minutos.
Enquanto isso, cortar os talos do brócolis e as batatas em cubos. Refogar a cebola e o alho em um fio de azeite. Juntar os talos de brócolis e as batatas, juntar o caldo de frango e deixar cozinhar por 30 minutos. Passar a sopa no mixer (ou no liquidificador). Juntar as flores de brócolis cozidas e servir quente.


Esta receita participa da Blogagem Coletiva Comer Bem para Viver Melhor. Legume da semana: batata.


Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.


8 comentários:

  1. Hummmm que visão maravilhosa...
    Menina.. como sempre uma receitinha de encher os olhos.
    Eita que eu queria viu?
    Ficou tão linda.. e com certeza com um sabor pra lá de bom..
    Estou matutando minha receitinha..
    Hummmm vou colocar no sábado srs

    Beijokas e um dia mais que especial viu?

    ResponderExcluir
  2. que delicia
    super prática

    adorei!

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Kati, esta sopa ficou com uma cara ótima.Parece deliciosa, bem saborosa.Ideal para aquecer em dias mais frios.Adorei.Beijos querida, tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito desta sopa com os pedaços grandes de brócolos.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Kati,
    uma sopinha é sempre bem vinda e nutritiva assim melhor ainda!
    Adorei os ingredientes!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Amiga...aqui não perdemos uma oportunidade de preparar uma sopinha...faça sol, chuva, frio ou calor, sempre são muito bem vindas...rs!
    A sua ficou com um aspecto divino!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  7. Katita que linda ficou sua sopa, adoro brocólis, e fico aqui imaginando a delicia que ficou. Tão cremosa como gosto e o aroma e sabor com certeza ficou de babar. Levo a receita. Adorei. Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Amiga,

    A sopa está um convite ao aconchego !
    Adorei, vinha mesmo a calhar, quentinha, nestes dias frios...

    A cor é linda e bem apropriada à BC na qual participas ! :)

    Beijinhos grandes

    Isabel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...