sexta-feira, 8 de março de 2013

Bolo de amêndoas com coco sem glúten

O meu primeiro bolo de amêndoas, sem farinha de trigo (sem glúten) e sem fermento, me fez querer criar algumas variações. Ele ficou tão gostoso que eu não pude deixar de fazer quando um amigo veio lá pra casa.

O seu aniversário tinha sido alguns dias antes, fazia muito tempo que eu não o via, e era a primeira vez que ele vinha lá em casa (lembrando que o trajeto Brasil - França não se faz tão facilmente quando gostaríamos). Este meu amigo tem a doença celíaca, e não pode consumir glúten. De imediato pensei neste bolo para fazer pra ele.


Ingredientes:
100g de manteiga derretida
200g de açúcar (usei 150g)
200g de farinha de amêndoas
4 ovos
2 colheres de sopa de rum ou de kirsch (opcional, eu não usei)
30g de coco ralado desidratado

Misturar tudo com bastante vontade, mas nem precisa ser na batedeira. Depois despejar numa forma (usei forminhas de silicone), e levar ao forno por 20 minutos a 200°.


O coco deixou a massa ao mesmo tempo perfumada e saborosa. A textura ficou ligeiramente mais compacta do que o bolo sem coco. Fiz também um bolo sem coco e usando rum para aromatizar a massa. Os dois ficaram macios, dourados e fizeram o maior sucesso. Ele levou até a receita para fazer em casa (no caso a mãe dele).

Queria agradecer a todos os que continuam me visitando e e deixando comentários, apesar de eu estar um ausente do cantinho de vocês nesses últimos tempos.

Como alguns de vocês sabem, eu estou na reta final de um doutorado, com muito trabalho e muita coisa pra escrever. A maior parte do projeto consiste em trabalhar programando na frente do computador o dia inteiro. Nos finais de semana eu tento ficar longe do computador para poder relaxar, além de cozinhar, o que me faz um bem imenso. Por isso as receitas continuam a aparecer aqui no blog. Eu faço um esforço para tirar fotos e escrever as postagens com as receitas que deram certo e que ficaram boas, ou as que deram errado para que vocês não cometam o mesmo erro.

Mas como o tempo anda curto até para escrever os posts, as visitas estão escassas e os comentários mais ainda. Espero que entendam. Sempre que puder, vou deixar um "oi" nos blogs vizinhos e queridos.

Até mais!

20 comentários:

  1. Ficou lindo.
    Eu adoro bolos de amêndoa e combinado com o coco deve ter ficado uma maravilha.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati,
    O bolo ficou lindo, macio e sendo feito com farinha de amêndoa sem dúvida delicioso.
    Feliz dia das mulheres! Parabéns para todas nós!
    Beijos, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Kati,
    Terceira tentativa para postar o comentário...
    O bolo ficou lindo, macio e sendo preparado com farinha de amêndoa delicioso.
    Feliz dia das mulheres! Parabéns para todas nós!
    Beijos, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Kati, gostei muito desse bolo, douradinho como gosto, to levando essa também para experimentar, força na peruca que tudo vai dar certo no seu doutorado, boa sorte.
    Feliz dia das mulheres.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Parece delicioso esse bolo, que maravilha!

    ResponderExcluir
  6. Oi Kati, que fofinho e douradinho que ficou, uma maravilha!!

    Muito sucesso com o seu doutorado, um lindo fim de semana e parabéns pelo dia da mulher!!

    Beijinhos, Marisa

    ResponderExcluir
  7. Este teu bolinho ficou lindissimo amiga e com um aspecto bem delicioso!

    Bjs e feliz dia

    ResponderExcluir
  8. Oi Kati. Que bolo fofinho, seu visitante deve ter gostado muito. Reta final de doutorado é uma fase muito difícil mesmo, eu acompanhei o doutorado do meu marido e é bem desgastante mesmo. A dedicação tem que ser intensa. Sucesso à você!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  9. Ficou com um optimo aspecto, bem fofinho e eu adoro coco

    ResponderExcluir
  10. Ficou um bolo de aspecto muito tentador... e deve ser delicioso!
    Boa sorte para o seu doutoramento!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Kati, a massa desse bolo, só de amêndoas, deve ficar uma coisa maravilhosa! Fico com a versão com rum, pois adoro uma bebidinha no bolo :) Força na peruca no doutorado! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Kati, que belo gesto de amizade preparar este bolo tão delicioso ao seu amigo.
    Terminar o doutorado deve lhe tomar muito tempo mesmo, que corra tudo bem e você passe com louvor, sei que sua capacidade é imensa para isso.Quanto às visitas sei que havendo tempo fará e ficaremos esperando, mas tudo a seu tempo.Amei sua receita, deve ter ficado delicioso este bolo.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  13. Tem um aspecto delicioso,de certeza que ficou muito bom!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Amei!!!!!!!!!!!

    Adoro receitas como essa sua e com certeza vou guardar e provar.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  15. Que bolo tão fofinho e com uma textura de crescer água na boca, kiss
    Susana

    ResponderExcluir
  16. Será que posso substituir a manteiga por óleo de coco???? E o acucar por aquele adoçante de forno??? Nao posso com derivados de leite e acucar...

    ResponderExcluir
  17. Será que posso substituir a manteiga por óleo de coco e o acucar por aquele adoçante de forno???? Nao posso com derivados de leite e nem acucar...

    ResponderExcluir
  18. Será que posso substituir a manteiga por óleo de coco???? E o acucar por aquele adoçante de forno??? Nao posso com derivados de leite e acucar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taci!
      Nunca usei oleo de coco, não sei te dizer se funciona. Mas acho que vale a pena testar. Quanto ao adoçante de forno e fogão, eu jà usei em um bolo, o resultado não ficou tão bom quanto um bolo com açucar, mas se você està acostumada a usar, arrisca!
      Depois me conta se ficou bom ou não.
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...