segunda-feira, 18 de março de 2013

Bolo de pera com chocolate

A nossa BC deste mês de março tem por tema a fruta Pera. E por ser uma das minhas frutas preferidas, eu fiquei muito feliz em preparar esta receita.

Primeiro, procurei várias receitas de bolo ou torta de pera com chocolate. Muitas delas eram boas, mas eu tive uma queda por esta aqui, da Carla Maicá do blog Cucina Artusiana, a torta de chocolate e peras.  O que me atraiu nesta torta foi o uso da farinha de amêndoas, que eu adoro. E como eu fiz este bolo de amêndoas, e esta variação com coco, eu tinha certeza que ia ficar bom. Não usei a massa, fiz somente o recheio com as peras. Alterei um pouquinho a receita. Quem quiser ver a original, pode ir conferir no blog dela.

Como eu já fiz uma torta de peras parecida (sem chocolate), e usei o mesmo recheio de creme de amêndoas para fazer estes bolos de amêndoa (ou bolo frangipane), decidi usar somente o recheio da torta de chocolate com pera. E ficou um bolo delicioso, úmido e fofinho.



Ingredientes para as peras cozidas:
4 peras
1L de água
1 pau de canela
2 vagens de cardamomo
3 cravos (ou outras especiarias ao seu gosto)

Cortar as peras ao meio, retirar as sementes e a casca.  Levar ao fogo uma panela com água, a canela, os cravos e as vagens de cardamomo abertas (cortar ao meio com uma faca). Quando ferver, mergulhar as peras e deixar cozinhar por 5 minutos, ou até que fiquem macias. Escorrer as peras, reservar a calda.

Ingredientes do bolo:
150g de manteiga amolecida
150g de açúcar
200g de farinha de amêndoa
4 ovos
100g de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento em pó 
50mL de calda de cozimento das peras
1 colher de sopa cheia de cacau em pó 
1 pitada de gengibre em pó
1 pitada de baunilha

Numa tigela, bater a manteiga com o açúcar até formar um creme. Acrescentar os ovos, 1 a 1, batendo bem a cada acréscimo. Juntar a farinha de amêndoas aos poucos, a farinha de trigo, e alternando com a calda do cozimento das peras. Juntar o chocolate, o gengibre e a baunilha e misturar tudo. Juntar o fermento e misturar delicadamente.

Deitar a massa numa forma untada e enfarinhada. Arrumar as metades de pera por cima e levar ao forno até assar completamente (teste do palito).


Este bolo é uma delícia tanto quente quanto frio. Eu aproveitei a calda usada para cozinhar as peras (a infusão de canela, cardamomo e cravo), e servi como chá quentinho e perfumado...



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável.

15 comentários:

  1. Kati vamos combinar né suas receitas são muito chiquetosas!!


    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  2. QUe delícia, adoro bolos com fruta! Estou salivando....beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Ficou com tão bom aspecto, que maravilha!

    ResponderExcluir
  4. Olá Kati,
    Sou fão de receitas com frutas e este bolo pela aparência e componente é divino, gostei muito da receita, já anotei.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Olha que ideia mais original...nunca comi dessa forma...adoro ver receitas diferentes...amei

    Beijocas

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. QQue aspecto delicioso, adorei a escolha deste bolo:) Agora comia uma fatia !

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde querida, fiquei com água na boca agora, amo essa combinação de chocolate com pera.
    Bom início de semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Kati.

    Está lindo!
    Parabéns,

    Um abraço, Fábio.

    ResponderExcluir
  9. Que bela junção de ingredientes para um bolo,delicioso!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Adoro bolos de chocolate e com a pêra acho que ficou perfeito.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Mt lindo este teu bolinho, ficou uma delicia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ah, que maravilha de torta!

    Adoro essa combinação, ficou divino!

    ResponderExcluir
  13. Oi Kati, que delicia de bolo.Arrasou.O perfume deve ser maravilhoso pela casa.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  14. Ficou um bolo mesmo lindo, adorei a apresentação.
    kiss, Susana

    ResponderExcluir
  15. Kati,

    A escolha não poderia ser melhor. Essa massa é deliciosa. Lembro que quando fiz fui tomada por uma vontade louca de comê-la inteira...rs.

    Gostei muito dessa versão que você fez. Tirar a massa amanteigada foi uma boa saída.

    obrigada por escolher uma receita dom Cucina como inspiração.

    Super beijo,
    Carla

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...