quarta-feira, 6 de março de 2013

Cogumelos salteados com pimentão

Faz algum tempo que eu vi esta receita de cogumelos salteados com pimentos no blog Rapa Tachos da São. O post é antigo, mas eu a anotei na minha lista de receitas para fazer em breve (mesmo que demore um tempo, eu faço!). E finalmente, encontrei a ocasião!  A minha inspiração foi a receita da São, que eu adaptei à minha maneira.

Este prato foi para um jantar lá em casa, em uns dias em que eu recebi um amigo que é louco por pimentão. E como ele tem doença celíaca, ou seja, não pode consumir glúten, eu tive um cuidado extra nas refeições.

Neste dia, fiz para o jantar uma carne de porco ao forno com presunto cru, mostarda e ervas e regado com vinho branco (mostrei esta receita parecida aqui, só fiz besuntar a carne (usei lombo, cortado ao meio no sentido do comprimento, para ficar mais fino e assar mais rápido) com mostarda e ervas secas misturadas, enrolei com presunto cru ao invés do bacon e reguei com vinho branco antes de ir ao forno).

Como acompanhamento, fiz batatas assadas com alecrim (receita aqui: cortei as batatas com casca em fatias, reguei com um fio de azeite, salpiquei por cima sal e alecrim) e estes cogumelos com pimentão. Como eu já mostrei aqui no blog as receitas da carne e das batatas, mostro agora somente a última.



Ingredientes:
250g de cogumelos frescos (ou de conserva) cortados
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão amarelo picado
100g de bacon picado
1/2 talo de alho-poró (parte branca) em rodelas (ou uma cebola pequena)
50mL de vinho branco

Dourar o bacon numa frigideira sem gordura. Juntar o alho-poró em rodelas e os pés do cogumelos picados. Quando o alho-poró murchar, juntar os chapéus dos cogumelos e os pimentões picados. Refogar alguns minutos em fogo alto, juntar o vinho branco e deixar evaporar. Baixar o fogo, tampar a panela e deixar cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando.

Se quiser, salpicar salsa fresca picada por cima (eu não tinha).


Meu amigo ficou feliz! Um prato gostoso, com ares de festa, sem glúten e com pimentão, como ele adora.

11 comentários:

  1. Que aspecto fantástico, tão colorido no prato....bjokitas

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati,
    Refeição muito colorida, nutritiva, saudável, deliciosa, gostei muito.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Com ares de festa sim senhora! não só para os olhos mas também para o paladar!
    Adorei o aspecto :)
    Beijinho doce!

    ResponderExcluir
  4. Realmente já era bem antiga essa receita mas sabe sempre bem repetir.
    Gostei muito desse prato ,ficou lindo e cheio de coisas.
    Adorei a batata o meu filho ia gostar.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Kati,

    Ficou lindo e alegre o seu prato, a São tem receitas óptimas de facto e deve ter ficado uma delicia, pois o aspecto é excelente ! :)

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderExcluir
  6. Kati, eu adoro cogumelos e adorei o aspecto dos seus! A São tem imensas receitas fantásticas, tenho a certeza que ficaram uma delícia!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  7. Bom dia minha linda, realmente a São tem receitas maravilhosas, já provei o seu bolo cremoso de maçã e foi um sucesso aqui em casa, gosto muito da apresentação e dos sabores do seu prato, delicioso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que delícia Kati, eu adoro pimentões e deve ficar muito saboroso! Vou anotar e fazer!
    Beijos e te desejo um dia de paz e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  9. Que delicia Kati... ficou uma refeiçao excelente...adorei

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  10. Ficou com um aspecto maravilhoso querida :)
    Um grande beijinho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...