terça-feira, 12 de março de 2013

Quiche de espinafre e presunto

Eu sou fã de quiches, ou tortas salgadas. Acho que elas fazem uma refeição rápida, gostosa e prática. Sem contar que podemos preparar na véspera e assar no dia. Depois, basta servir com uma saladinha de folhas e pronto. O jantar está servido.

Esta quiche nasceu de um momento de pressa, em que eu queria deixar algo pronto para o jantar do dia seguinte, pois eu ia passar o dia inteiro trabalhando em casa (reforma na cozinha, depois eu mostro o resultado aqui). Não pensei duas vezes na hora de preparar esta torta salgada, ou quiche.

Usei espinafre fresco, que é muito mais saboroso e tem melhor aparência que o congelado. Eu uso o congelado de vez em quando, mas não se compara ao fresco. Ultimamente tenho preferido os produtos não transformados para usar na minha cozinha. E como espinafre e queijo de cabra casam muito bem (tanto que eu fiz uma quiche de espinafre com queijo de cabra aqui), terminei com umas rodelas deste queijo por cima.

No recheio, usei a ideia da quiche de ricota com alho-poró, que já foi sugestão da Josy aqui, da Vânia aqui e aqui, do blog Pitadinha, e da Camila aqui. Cada uma fez à sua maneira. Eu juntei o espinafre e presunto picadinho. E o resultado foi esta delícia.


Ingredientes:
1 disco de massa folhada (ou massa para tortas, como a que eu fiz aqui)
250g de ricota
3 ovos
1 alho-poró (parte branca) em rodelas
100g de espinafre (somente as folhas)
150g de presunto picado
rodelas de queijo de cabra para gratinar (pode ser o queijo de sua preferência)
sal, pimenta do reino, noz-moscada
azeite

Refogar o alho-poró no azeite, até que ele murche. Juntar o espinafre e esperar murchar, em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Juntar o presunto picado. Retirar a panela do fogo e deixar esfriar um pouco. Na mesma panela, juntar a ricota, os ovos, temperar com sal, pimenta do reino e uma pitada de noz-moscada. Abrir a massa numa forma para torta, deitar o recheio e arrumar as fatias de queijo de cabra por cima. Levar ao forno preaquecido até dourar e até que o recheio fique firme (fazer o teste do palito).


No recheio, usei somente ovos, ricota e alho-poró. Não usei nem creme de leite e nem leite, como de costume. O resultado foi um recheio mais firme e mais saboroso. A combinação de ricota com alho-poró foi um sucesso.


Servidos?



 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável. 




18 comentários:

  1. Bom dia Kati

    que delicia, eu tal como vc tb adoro quiches e tortas salgadas!!!

    Ficou com aspeto delicioso!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati,
    Linda e deliciosa quiche, ficou com uma aparência irresistível.
    Obrigada por me mencionar e pelo link.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Kati, esta quiche não podia ter ficado com melhor aspecto, comeria com muito gosto uma grande fatia :)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. minha querida mas que quiche divina esta de parabens bjão amei

    ResponderExcluir
  5. Ficou com um aspecto delicioso, adorei as rodelas de queijo por cima

    ResponderExcluir
  6. Katita, sua quiche arrasou... que delicia hein? amei.
    Super suculenta...
    Beijinhos, boa semana

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa só eu é que gosto.
    Essa ficou com um aspecto delicioso.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Menina que ficou linda essa quiche!!!

    Amei a receita!!!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  9. Oi KAti, sua quiche ficou um arraso !! Adoro todos os ingredientes que você colocou e a combinação ficou demais !!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderExcluir
  10. Que quichê saborosa Kati!!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  11. Katita quanta gente que fez quiche de alho poró né? Eu amo quiches, sou louca por alho poró, o sabor dele é inconfundível, e a sua ficou linda com espinafre, presunto e esse queijo de cabra hummmm....que delicia amiga, me deu água na boca. Ficou com um aspecto bom demais da conta. Amei. Obrigada por mencionar meu cantinho, vc é uma querida. Bjocas, ótima semana

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei esta quiche ficou bem ao meu gosto. bjo

    ResponderExcluir
  13. Que bela quiche,super deliciosa!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Menina que delicia esse prato, e
    ainda tem espinafre que adoro, poxa
    ficou lindo e deve ter um gosto muito bom
    Deixo um abraço com carinho
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá kati,
    adorei este quiche! está recheada de ingrediente de que gosto, alho francês, espinafre...hum esse queijo de cabra e o presunto... perfeito!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Kati vasculhei tua cozinha, confesso que não sei nem qual comentar, tudo muito apetitoso. adorei!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...