quarta-feira, 27 de março de 2013

Sopa de lentilha vermelha com especiarias e camarão salteado

Mais uma receita de sopa que aparece por aqui. Sei que muitas pessoas nem olham, mas para quem aprecia, acho que é sempre bom compartilhar dicas. Eu gosto muito de sopa, e com o inverno daqui que dura quase 6 meses (apesar de ser oficialmente primavera, as temperaturas continuam próximas de zero graus), não consigo passar sem elas. Elas alimentam, aquecem, são leves, de fácil digestão e muito nutritivas.

Mas como eu sempre faço sopa no jantar, procuro variar para não cair na mesmice. Sopa de legumes variados, cremosas, com pedaços, com leguminosas, com carne, frango, peixe, com massa, aparece de tudo aqui na minha cozinha.

E como eu comprei lentilhas vermelhas recentemente, queria testá-las na sopa. Achei muitas receitas de inspiração indiana com o uso de especiarias como cúrcuma, cominho e gengibre (ou curry para substituir todas as outras), que me deram água na boca, como esta aqui, esta aqui, esta outra aqui, ou ainda esta aqui. E como elas levavam camarão, que eu adoro, não perdi tempo para fazer em casa.

A sopa leva também leite de coco, o que a deixa cremosa e aveludada. Já fiz uma sopa de lentilhas com leite de coco aqui no blog, e ficou gostosa. Mas esta com especiarias ganhou meu coração. E olhe que eu nem estou falando dos camarões para acompanhar, que eu achei bom, mas não essenciais.



Ingredientes:
200g de lentilhas vermelhas (ou outra, da cor que você tiver em casa)
200g de cenoura picada (usei 1 cenoura enorme)
1 cebola picada (usei cebola roxa)
especiarias: alho, gengibre (usei esta pasta de alho e gengibre), cúrcuma e cominho em grãos (pode ser substituído por um curry/caril já pronto, se você não tiver os ingredientes separados, mas não terá o mesmo sabor)
1L de caldo de legumes ou de frango (caldo caseiro, ver como fazer aqui, ou 1 tablete dissolvido em água fervente)
200mL de leite de coco
coentro picado
óleo

Aquecer uma panela grande e refogar rapidamente a pasta de alho e gengibre. Juntar a cebola picada, e as outras especiarias (cúrcuma e grãos de cominho). Deixar murchar um pouco a cebola e juntar a cenoura em rodelas e as lentilhas. Jogar o caldo fervente até cobrir as lentilhas e deixar cozinhar em panela tampada até que a cenoura fique bem macia. Deixar esfriar um pouco e passar tudo no liquidificador. Voltar para a panela, juntar o leite de coco e o coentro picado e aquecer até ferver. Desligar o fogo.


Enquanto isso, saltear os camarões em uma panelinha com um fio de azeite. Servir a sopa com os camarões salteados (opcional e não essencial). A sopa sozinha já é muito saborosa e rica em proteínas. Perfeita para fazer uma boa refeição leve e muito saborosa. Esta foi uma das sopas mais saborosas que eu já fiz.


13 comentários:

  1. Bom dia Kati,

    As sopas quentinhas continuam a ser muito bem vindas.Este tempinho frio teima em ficar grs grs
    Ando num onda de fazer sopas diferentes, já levo a tua sugestão

    beijocas
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Deve de ter ficado mesmo uma delicia... aromática e reconfortante!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia minha querida amiga

    Antes de mais vou ficar esperando a sua visita a minha casa, pois sem duvida que terei o maior prazer em recebe-la e te-la aqui comigo, será um gosto do tamanho do universo... está tb prometida minha visita aí a França pois faz muito tempo que eu estou querendo voltar aí ate pq meus filhos andam "doidinhos" para andar de aviao ehehehehh!!!

    Quanto a esa tua sopinha... pois que apesar de no calendario falar que estamos na primavera, o certo é que o frio ainda se faz sentir e as sopas continuam a ser uma constante... Adorei esta tua sugestao!!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  4. Bom dia querida, é verdade com esse inverno prolongado uma sopa quentinha é sempre uma boa sugestão, delícia essa sopa, vou experimentá-la.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Kati,
    Uma sopinha vai sempre bem, alimenta o corpo e a alma e sendo assim saborosa e perfumada ainda melhor.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  6. Hum.....tá supimpa mesmo esta sopa! Amiga, eu pensei que estava dimau comigo (dedinhos cruzados)!!! Até tava com medo de voltar aquí.....graças a Deus que não! Beijinhos carinhosos e saudosos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Nina! De forma alguma!
      Meu problema é falta de tempo mesmo, já tinha comentado isso aqui no blog. Tive que dar uma pausa forçada nas visitas, o trabalho me chama! Estes últimos tempos foram bem difíceis. Mas de vez em quando eu tento me liberar para dar uma espiada no que está acontecendo nas cozinhas vizinhas.
      Não me abandone, não! =)
      Beijos

      Excluir
  7. Que sopa linda, eu só comecei a comer lentilhas há pouco tempo e adoro!

    ResponderExcluir
  8. Uma sopinha sabe sempre bem e com um friozinho ainda sabe melhor rsrsr
    Gostei muito da sugestão.
    Bjs e uma Páscoa Feliz

    ResponderExcluir
  9. Bela combinação!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Adoro uma sopinha Kati, mas essa é A SOPA hem que delicia menina! Super rica em ingredientes e com ingredientes que adoro. Ficou linda, cremosa e suculenta. Adorei Bjocas

    ResponderExcluir
  11. Suas sopas me encantam amiga.. sempre tão convidativas..
    Hummmmmmm
    Beijokas

    ResponderExcluir
  12. Querida Kati,
    Preso a minha homenagem a esta sopa tão rica, perfumada e que se adivinha muito, muito saborosa!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...