sexta-feira, 22 de março de 2013

Torta de ricota com goiabada

Quem não gosta da combinação queijo com goiabada? Eu adoro! O melhor é que o nosso querido "Romeu e Julieta" pode ser transformar no que a gente quiser: pastel, bolo, torta, pavê, pudim...

Quando eu vi esta torta de ricota com geleia de damasco da Marisa Vlasic, do blog Terapia do Sabor, eu sabia que aqui em casa ela teria uma outra cobertura, a de goiabada. Eu resolvi fazer tipo um cheesecake de goiabada, usando uma base de biscoito. Primeiro porque eu gosto do contraste de texturas: o crocante do biscoito e macio do creme de ricota. Depois, o contraste de sabores: o doce da goiabada com o salgadinho (nem tanto) do queijo. E finalmente, porque eu comprei uma forma com aro removível e eu queria testá-la!

Confesso que foi uma aventura, e o primeiro resultado não ficou tão bom quanto eu esperava. Mas depois de algumas modificações, a torta ficou perfeita!

Esta é a versão perfeita...



Esta foi a minha primeira tentativa.



Passo aqui a receita da Marisa:
500g de ricota (na primeira tentativa usei somente 250g, era o que eu tinha em casa, mas fica melhor com 500g)
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de leite condensado
1 medida lata de leite
3 gemas (claras separadas)

Para a base (por minha conta):
100g de biscoito (na primeira tentativa eu usei o resto de um pacote, mais do que 100g, e a base ficou grossa demais)
50g de manteiga
Triturar o biscoito até formar uma farofa. Misturar com a manteiga gelada em pedaços, até que a manteiga se misture com o biscoito. Usar esta massa para forrar uma forma com aro removível, apertando bem. Levar ao forno por 5 minutos, olhando de vez em quando e com cuidado para não queimar.

Bater os ingredientes no liquidificador ou com um fouet (usar somente as gemas nesta etapa). Bater as claras em neve, e misturar com o creme. Deitar o creme na forma e levar ao forno até assar totalmente (fazer o teste do palito).

Na minha primeira tentativa, na hora de colocar o creme na forma, descobri um problema. A forma tinha um minúsculo buraco (um defeito no encaixe do fundo com a lateral da forma), pelo qual o creme vazou. Felizmente eu coloquei a forma de aro removível sobre uma outra assadeira, senão teria sido um desastre na cozinha. Assei desta forma, esperando que o creme ficasse firme para que ele parasse de escorrer. O creme que vazou formou uma coroa em volta da assadeira que eu comi ainda quente, estava delicioso. Da segunda vez, eu forrei a forma com papel manteiga para não ter outras surpresas.



Quando a torta esfriou, cobri tudo com goiabada derretida (no micro-ondas, a goiabada cascão com um pouquinho de água, na potência média, 1 minutos de cada vez, mexendo a cada intervalo, até derreter completamente). E a torta voltou à geladeira até o momento de servir. A goiabada ficou cremosa, mas não escorreu quando a torta foi partida.


Achei a base muito grossa. Da segunda vez usei menos biscoitos e a ricota toda da receita, para ela ficar bem alta. Apesar dos pesares, a primeira receita fez sucesso. Meu namorado até pediu para que eu fizesse uma para levar para a casa de uma amiga dele, que nos convidou para almoçar.

**************************

Mostro aqui a segunda versão da torta, com as modificações acima: base de biscoitos mais fina, receita completa com 2 potes de ricota, e colocando papel manteiga na forma.

O resultado ficou perfeito e a torta, deliciosa!


A massa ficou gostosa, o recheio de ricota ficou bem aerado, não ficou enjoativo, e a goiabada por cima ficou uma delícia. 

16 comentários:

  1. Bom dia Kati,
    Linda apresentação da torta de ricota e muito didático o passo a passo, sem dúvida é uma delicia e com goiabada, humm. Parabéns para si e Marisa.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati... que delicia ... aí esta uma receita que eu vou querer mesmo testar, sem duvida alguma... gosto muito de goiabada!!!

    Ficou linda

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  3. gostei de ambas mas a segunda ficou perfeita.
    Eu ia adorar pois gosto muito de goiabada.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia querida, também adoro essa combinação de queijo com goiabada e essa torta está uma tentação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ficou delicioso, adorei a combinação de sabores

    ResponderExcluir
  6. Olá Kati, tudo bem?
    Eu fiz essa torta, é simplesmente uma delícia!
    A sua ficou maravilhosa, adorei!

    Beijos, bom fds!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kati,
    Realmente essa combinação é perfeita: goiabada e queijo.
    Ficou linda sua torta.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Hummm...voce me fez uma grande inveja agora por que aqui nem tem goiaba...kkkkkkkk.

    Beijinhos

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Kati esta foto foi covardia comigo... quase infartei ao ver, estou salivando até agora.
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Olá Kati realmente é a combinação perfeita, adorei.
    bjss

    ResponderExcluir
  11. Esta torta está com um visual expetacularrrrrrr!....vixe como fiquei babando! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Que torta linda Kati e deve ser deliciosa
    bom final de semana
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Kati querida, eu aceitaria uma fatia de qualquer uma das duas.Essa imagem da torta por dentro ficou tentadora.Fiquei babando.Beijos querida, tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kati, fiquei muito feliz por você ter testado e aprovado a torta, ela é maravilhosa mesmo !!
    Já fiz com goiabada também e fica bom demais!!
    Adorei as duas versões e a julgar pelas fotos, não há dúvida que as duas ficaram super deliciosas!!

    Beijão
    Marisa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...