terça-feira, 23 de abril de 2013

Arroz de pato

Eu gosto muito de carne de pato. Sempre compro coxas e sobrecoxas em forma de "confit", ou o peito (magret). Comprei coxas e sobrecoxas para cozinhar em casa somente uma vez. Tentei fazer no forno, mas a carne é mais dura do que carne de frango, e não cozinhou o suficiente. Eu não gostei do resultado. Quando eu fizer de novo e ficar gostoso, trago a receita para o blog.

Esta semana me deparei com estas belas coxas e sobrecoxas de pato no supermercado. Desta vez eu comprei já sabendo que ia cozinhá-las fazendo um caldo caseiro para preparar um belo arroz de pato, receita tradicional portuguesa. A receita que eu usei foi adaptada desta receita aqui, e eu peguei no blog da minha querida Beth (Os Sabores da Beth), que faz tantas coisas gostosas, entre pratos franceses e portugueses, sempre com as fotos do passo a passo, tudo bem explicadinho.



Matei o meu desejo de comer arroz de pato feito em casa! Obrigada, Beth, por compartilhar uma receita tão deliciosa!

Quem não tiver ou não gostar de carne de pato, pode fazer com galinha caipira. Ela geralmente é mais firme e deve ficar bem nesta receita.

Ingredientes para o caldo de pato:
2 coxas e sobrecoxas de pato*
óleo (ou gordura de pato)
1/2 talo de alho-poró  (parte branca) cortado em rodelas
3 cenouras em rodelas
1/2 pimentão vermelho picado
200mL de vinho branco seco
4L de água fervente
2 folhas de louro
alho-poró (parte verde - usar as folhas mais bonita, cortando a parte de cima)
ervas secas (usei tomilho e alecrim)
* quem quiser, pode fazer o mesmo caldo com com frango caipira ou peru

Dourar as coxas e sobrecoxas de pato no óleo (eu usei a sua própria gordura) de todos os lados. Se a panela não for grande o suficiente, dividir em duas partes. Quando o pato estiver bem dourado, juntar o alho-poró. Deixe refogar bem, até murchar. Juntar o pimentão, a cenoura picada e o vinho branco. Deixar evaporar o vinho, e juntar bastante água fervente (uns 4L ou mais). Juntar o alho-poró (parte verde), o tomilho, o louro e o alecrim. Tampar a panela e deixar cozinhar lentamente em fogo baixo, até que a carne fique bem macia, se desmanchando (lá em casa eu deixei umas 2h). Desligar o fogo e deixar esfriar.
Quando estiver frio, remover a gordura que se acumula na superfície do caldo. Retirar as coxas e sobrecoxas, desossar, retirar a pele e a gordura, e desfiar a carne. Filtrar o caldo e reservar (eu usei os legumes picados e o resto do caldo para fazer uma sopa).


Ingredientes para o arroz de pato:
2 xícaras de arroz cru
1 cebola picada
1/2 talo de alho-poró  (parte branca) cortado em rodelas
1 linguiça defumada (portuguesa, calabresa, ou chouriço) cortada em rodelas
carne de pato cozida (no caldo feito acima) e desfiada
4 xícaras de caldo de pato (feito acima)

Em outra panela, aquecer um pouco de óleo (ou gordura de pato) e dourar a cebola picada junto com
o alho-poró e a linguiça em rodelas. Quando a cebola dourar, juntar a carne do pato desfiada e o arroz. Misturar bem e cobrir com o caldo. Quando ferver, abaixar o fogo e deixar cozinhar mais 5 minutos.


Aquecer o forno. Dispor todo o conteúdo da panela num refratário (lembrando que o arroz ainda não está totalmente cozido) e levar ao forno até secar a água.


Servir bem quentinho, com um bom vinho tinto português.


15 comentários:

  1. oi Kati,está com uma carinha de quero mais,aqui e mais dificil a carne de pato,mas com certeza deve ficar ótimo com carne de frango bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  2. Kati,

    Arroz de pato é um dos pratos clássicos mais apreciados por aqui !
    Apesar do trabalho que dá, o resultado fical é excelente e muitissimo saboroso e o seu arroz está com uma aparência deliciosa e muito bem definido !
    Adorei a sua sugestão que já poderia ser o meu almoço ! :)

    Um beijinho*

    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro arroz de pato mas cá me casa ninguém aprecia.
    O teu ficou uma maravilha, acho que vou aparecer ai para o almoço....
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro arroz de pato, o teu tem um aspeto muito guloso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Kati sabe que no Brasil nunca havia comido carne de pato vim descobrir este sabor aqui e me apaixonei é realmente uma carene muito saborosa e esta sua sugestão está deliciosa, adorei, bjs !!!

    ResponderExcluir
  6. Quanto vi arroz de pato vim logo a correr, de lambona, so depois é que vi que te inspiraste de meu blog, fico mt feliz amiga, pois este teu arrozinho ficou maravilhoso jà comia bem um pratinho e segundava!

    bjs grandes e obrigado pelo carinho

    ResponderExcluir
  7. Salivei de vontade! Seu arroz está com cara ótima! Parabéns pela inspiração.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Kati, tudo bem?
    Carne de pato lembra a minha infância, meus pais criavam e sempre
    tinha pato assado em casa, rsrs.
    Belo arroz, pratinho bom demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nunca he probado la carne de pato,pero ese plato tiene muy buena pinta, seguro me gusta, besos

    ResponderExcluir
  10. Hummmmm Kati, acabei agora meso de tirar tb um patito da arca para fazer um arrozinho amanha pro jantar... que delicia eu adoro!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  11. Maravilha de arroz de pato, Kati! Um prato completo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  12. Seu arroz ficou com um aspecto prá lá de bom Kati, deu uma vontade enorme de experimentar pato, nunca provei. Ficou lindo seu arroz. Beijocas

    ResponderExcluir
  13. OI Kati!!

    Esse arroz de pato ficou lindo!!

    Estou levando essa receita para guardar e depois degustar!

    Beijinhos
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Kati,
    A carne de pato é muito saborosa, esta receita ficou muito apetitosa, irresistível, característica das vossas receitas suas e da Beth.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  15. Kati.. eu vou ganhar um pato, meu genrinho vai trazer lá da chácara dos pais dele hoje.. estou pensando em fazer no feriado agora quarta-feira.
    Eu nunca fiz amiga.. e vou fuçar aqui no seu blog pra ver se acho uma receitinha que eu consiga fazer..
    Estou ansiosa pra ver o resultado..
    Esse arroz está com uma cara linda..
    Eita que eu queria viu?

    Um super beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...