quarta-feira, 17 de abril de 2013

Filé do porco ao molho de queijo Maroilles e purê de batatas

Eu fui convidada pela minha querida Margarida do blog Tachos vs Panelas para fazer um prato na cozinha dela, vejam só que honra!

Ela aproveitou e, enquanto eu cozinhava, fez algumas perguntas sobre mim. Se quiserem ver, podem dar uma passadinha lá no blog Tachos vs Panelas e serão muito bem recebidos. O prato que eu preparei para ela foi  este filé de porco ao molho de queijo Maroilles.

O Maroilles é um queijo de muita "personalidade", de sabor e cheiro fortes, tipico do Norte da França, fronteira com a Bélgica. Ele pode ser consumido puro, mas o mais comum é de usá-lo em receitas, onde ele é entra em molhos (como o prato que eu apresento), ou gratinado ao forno.

A receita é clássica, encontramos em todos os restaurantes típicos de Lille e do Norte da França, tanto com carne de porco, quanto com carne bovina ou mesmo frango. Todas as carnes ficam muito bem com este molho. O melhor é que ela é fácil de preparar, e impressiona todos pelo sabor.


Ingredientes:
1 peça de 500g (entre 400 e 600g) de filé mignon de porco (pode outro corte macio de carne bovina, ou peito de frango)
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
200g de queijo Maroilles (pode trocar por um outro queijo forte, como o provolone, gorgonzola, um queijo de cabra afinado, ou outro de sua preferência)
200ml de creme de leite (eu usei um com menos gordura, uma versão light)
100mL de vinho branco seco (pode ser 100mL de cerveja, ou 50mL de um álcool mais forte como uísque, conhaque, ou até cachaça - foi o que eu usei)
azeite


Numa panela, dourar o alho no azeite. Juntar a cebola e refogar até dourar. Reservar. Na mesma panela, juntar mais um fio de azeite (se for necessário), e dispor o filé cortado em fatias. Dourar de um lado, depois do outro, para selar totalmente e manter a carne macia por dentro. Temperar com sal e pimenta do reino (cuidado, pois o queijo já é salgado). Se a panela não for grande o suficiente para todas as fatias de uma vez, dividir a carne em duas porções. Quando a carne toda estiver dourada dos dois lados, juntar na panela a cebola e o alho reservados e molhar com o vinho branco (ou outra bebida). Deixe em fogo alto para evaporar o álcool, até reduzir, por uns 5 minutos. Depois, tampar a panela, baixar o fogo e deixar cozinhar assim por mais 5 minutos.


No final, juntar o creme de leite e o queijo cortado em cubos e deixar em fogo baixo, mexendo de vez em quando até derreter completamente o queijo.


Servir com massa fresca, batatas cozidas no vapor, ou purê de batatas caseiro (foi a minha opção). Para o purê: cozinhar as batatas (do tipo que se desmancham) descascadas no vapor, passar por um espremedor de batatas. Juntar um pouco da água do cozimento das batatas (ou leite), um pouco de creme de leite, sal e noz moscada e misturar bem.


Ainda é tempo para participar da BC Comer Bem Para Viver Melhor deste mês. Os legumes escolhidos são: couve-flor e brócolis. Coloque aqui a sua receita:


17 comentários:

  1. Adorei esta sugestão, Kati! A carne ficou com um aspecto fantástico, um molho rico em queijo bem ao meu gosto :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Hummm já tinha me deliciado com esse prato lá na cozinha da Margarida e me delicio aqui hoje também, adorei a sugestão querida, bjs !!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro molho com queijo e acho que acompanah super bem carnes de porco. O seu prato está sensacional, receita maravilhosa!!!!!!!Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Não conheço esse queijo, mas deve ficar delicioso

    ResponderExcluir
  5. Olá Kati! Vim agradecer a visita e o comentário! Gostei muito da receita que escolheste! Aliás, gostei muito de todos os posts que espreitei! Boa continuação!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Uma bela apresentação e com um aspeto bem cremoso e delicioso, kiss

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderExcluir
  7. Que delicia de filé e com esse molho fica perfeito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Katita querida, fiquei com água na boca desde que vi sua entrevista lá na Margarida, agora me deu vontade de novo, amei essa receita e está na minha lista por fazer. Deliciosa. Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Uiiiiii olha so que honra eu hoje aqui hem? :)

    Eu ja tinha babado quando mandou para mim e agora... ohhhhh delicia! Em agosto vou tomar um cafezinho com vc a França e com a Sol

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!

    Amei a receita !

    Achei o molho bem diferente e deve ser bem saboroso.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  11. Olá Kati.
    Que filé e molho apetitosos, o aroma de preparo e o sabor deviam ser divinos, muito boa receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  12. oi Kati carne suina aqui em casa está sempre presente,pena não conhecer esse queijo gostaria muito de provar esse molho que deve ser delicioso bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  13. Parece muito saboroso Kati!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  14. oi! Não conheço este queijo... fiquei curiosa! Que bom aspecto
    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga, fazia tempo que eu não visitava as amigas!!! Que lindo ficou seu prato, e esse queijo realmente é muito bom, combinação perfeita!!!! Hummmm fiquei com água na boca!!!! Tenha uma ótima quinta-feira!!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Kati eu adoro filé mignon suíno.Não conheço este queijo mas me parece uma combinação mais que perfeita.Ficou muito apetitoso.Arrasou realmente.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  17. Babar aqui é regra amiga..
    Adoro suas fotos.. suas receitas..
    É de dar água na boca..

    Imagino que essa combinação da carne de porco e o purê foram perfeitas..
    Nossa como eu queria..

    Um beijo minha linda.. e uma quinta-feira especial viu?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...