quinta-feira, 11 de abril de 2013

Legumes salteados à moda oriental

Para a BC deste mês, com os nossos legumes escolhidos brócolis ou couve-flor,  resolvi cozinhar um prato sem carne.

Como eu já tinha feito estes legumes salteados no wok com tofu, e gostei muito, resolvi repetir a dose. Sendo que mudei os legumes. E o prato ficou parecido com estes legumes ao molho de ostras que a Irene mostrou no blog dela.

Para acompanhar, fiz uma omelete bem simples, sem recheio.



Ingredientes:
2 cenouras em rodelas finas
1 maço de brócolis, as flores cortados em pequenos buquês (eu congelo os talos já cozidos para usar nas sopas)
200g de cogumelos frescos fatiados (ou em conserva)
1 cebola fatiadas (usei cebola roxa)
1 pimentão vermelho cortado em tiras
óleo
molho de ostras (se tiver) e molho de soja
sal e pimenta do reino (eu não usei sal, o molho de soja já é salgado o bastante para o meu gosto)
1 fio de óleo de gergelim e sementes de gergelim para finalizar o prato

Aquecer o óleo num wok (ou em uma frigideira de bordas altas). Juntar a pasta de alho e gergelim e a cebola fatiada, até murchar a cebola. Juntar os legumes (cenoura, brócolis, pimentão e cogumelos). Refogar um pouco, juntar o molho de ostras. Misturar tudo delicadamente, sem mexer muito. Tampar a panela e baixar o fogo. Deixar cozinhar por uns 5 minutos. Verificar o cozimento da cenoura, se estiver macia (o ideal é a cenoura ainda firme, meio crocante), desligar o fogo.


Regar com um fio de óleo de gergelim e salpicar sementes de gergelim por cima dos legumes.

Servir com a carne de sua preferência, ou com omelete (como eu).




 

Organização da BC  Comer bem para viver melhor: eu mesma Kati, a Josy, a Ana Cláudia e a Margarida, em campanha para uma alimentação mais saudável. 



16 comentários:

  1. Oi flor!

    Esses legumes com o gergelim deve ser muito gostoso!

    Beijos!

    Selma

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida, hummm esses legumes estão com aspecto super delicioso, adorei o colorido do prato, excelente sugestão, bjs !!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Kati,
    Uma refeição prática, muito saudável, nutritiva e deliciosa, ótima sugestão.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Kati querida, eu amo legumes, e sua receita me agradou muitissimo.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  5. Hummmm, parece bem gostoso além de muito saudável!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  6. Muito apetitosos esses legumes!!!
    É mto saudável e é mto bom :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Apetitoso demais esse salteado! Acho que me servir de um pratinho....beijinhos doces.

    ResponderExcluir
  8. Uau, que colorido mais convidativo esse Kati!!!Combinacao perfeita de legumes e omolete, me deu vontade de sair correndo para cozinhar e fazer essa delícia de prato!!!Parabéns!!!!!Bjos

    ResponderExcluir
  9. Hummm que lugumes apetitosos,,,, esse finde vou preparar minhas receitas, pois estou bfazendo tanta coisa ao meso tempo que acabo perdendo algo!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  10. Katita adorei esses legumes salteados, estão deliciosos, coloridos e bem convidativos. Amei beijocas

    ResponderExcluir
  11. Bem ao meu agrado, o aspecto esta super delicioso.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Desculpe amiga, mas eu tenho que falar..
    Isso é pura maldade!!
    Menina.. você simplesmente arrasa na cozinha..
    Seus pratos são lindos.. ricos... coloridos..
    Enfim... dignos de comer com os olhos..
    Eu sempre fico maravilhada com o que vejo..

    Esses legumes estão lindos..
    Esse eu vou testar..

    Beijinhos viu?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...